17 – UMA VISITA PELA CIDADE OLÍMPICA
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Sempre que estou no Rio, gosto de circular pela Cidade Olímpica. Aqui estive em 2016, dias inesquecíveis com um um grupo de familiares e amigos, assistindo às competições em algumas modalidades esportivas, e encerrando nosso cirquito, tomando cerveja, visitando a quadra da Estação Primeira de Mangueira que estava super lotada de turistas.
As olimpíadas trouxeram visibilidade ao nosso país, os olhares do mundo estiveram voltados para o Brasil. Dez anos depois, faço o seguinte registro:
MURO DOS CAMPEÕES: nele estão expostos os nomes dos 974 medalhistas olímpicos e de 1488 paralímpicos.
“Determinação, coragem, persistência e paixão elevam o ser humano, fazendo-o vencer seus próprios limites, ultrapassar os obstáculos e atingir o Olimpo. Poucos são os que chegam lá. Ao lado das inúmeras transformações que a XXXI Olimpíadas que trouxe para a cidade do Rio de Janeiro, ficarão eternizados no local que foi o coração dos Jogos Olímpicos de 2016, o nome dos medalhistas que marcaram com imagens de superação, sucesso e glória. Aos atletas, todo o reconhecimento e gratidão”.
Na ocasião das Olimpíadas, o brasileiro com complexo de “vira lata”, dizia que o país não tinha condição de realizar um evento daquela magnitude; que findada a competição, a Parque Olímpico ficaria abandonado e que o compléxo esportivo era dinheiro jogado fora.
Bem feito! Queimaram a língua. Como já disse, o evento foi um sucesso estrondoso, retumbante, o Brasil conquistou muitas medalhas, o brasileiro vibrou e mostrou para o mundo que sabemos sim, fazer festa, que somos um povo acolhedor, de uma alegria que contagia. Aliás, muitos dos gringos, atletas ou não, que entrevistados, falaram exatamente isso, o quanto o brasileiro é receptivo.
Como eu ia dizendo, passados dez anos, o Parque Olímpico ou Cidade Olímpica, estão bem cuidados, revitalizados, mantendo toda a estrutura com as diversas arenas bem conservadas, recebendo grandes eventos e foi criado também o Museu Olímpico que vem atraindo muitos visitantes.
UMA VEZ CIDADE OLÍMPICA, SEMPRE CIDADE OLÍMPICA
O encerramento das Olimpíadas ocorreu no Maracanã. E essa cerimônia não pode ser um adeus definitivo. O período dos Jogos termina, mas o seu legado segue vivo em expansão, estendendo-se como um espiral com impacto positivo e contínuo para o futuro. Com a esperança de sempre voltar a receber a maior festa do esporte mundial, o Rio de Janeiro deu um até logo para os Jogos em um Maracanã lotado e a Cidade Olímpica está cada vez mais linda.
Fernando Mauro Ribeiro





Comentários