top of page

09 - AMO CACHOEIRA. LOGO, AMO A VILA VARDIEROA VILA CRESCEU, MAS PERMANECE COMO UMA GRANDE FAMÍLIA

  • 9 de fev.
  • 2 min de leitura

Quem vem a Cachoeira Alegre utilizando a estrada de terra que tem acesso pelo bairro Santo Antônio em Muriaé, passa pela Comunidade da Vila Vardiero e, ao passar por aquele caminho se depara com a bela Igreja, de moderna arquitetura, com duas torres que lembra algum castelo.  Não dá para passar despercebido, tão arrojada é a construção que, se destaca em meio às casas populares e o comércio local que compõe a referida Vila.         

  O povoado que em outros tempos se chamava “Pitanga”, - em razão da árvore Pitangueira que era muito comum na região -, depois, seus moradores passaram a chamar de: Montanha em referência ao clube de futebol de mesmo nome.

Já, à cerca de algumas décadas, o nome de Vila Vardiero – em função do número elevado de pessoas com esse sobrenome e evidentemente numa homenagem ao senhor Vivaldi Vardiero, que tendo uma propriedade naquela comunidade, decidiu dividir grande parte em lotes e vende-los.

 Isso indubitavelmente transformou o pequeno povoado em uma vila promissora, atraindo pessoas da região que tendo comprado seu lote, construíram suas casas e lá residem ou optam por passar os finais de semana.

Hoje, há ruas (não havia antes, era apenas a estrada que liga Cachoeira Alegre a Muriaé) essas ruas receberam calçamento, iluminação, aumentou consideravelmente o número de casas, seus moradores têm água tratada da Copasa, a telefonia é outro benefício que receberam.

  A Vila tem, hoje uma moderna Unidade Básica de Saúde, o novo Posto da UBS, prestes a ser inaugurado, Posto de Correios, Quadra Esportiva e um pequeno comércio que atende as necessidades da população.

O Campo de Futebol mudou de local, foi ampliado nas medidas oficiais, sua sede é muito bem cuidada, possui um salão de festa e, o Montanha F. C., é um dos orgulhos da comunidade. Já conquistou títulos importantes como o Torneio Divisão, organizado por uma Liga independente, em Muriaé, que reúne os melhores times da região.

Seu estádio recebeu a visita de jogadores consagrados do futebol brasileiro, como: Túlio Maravilha, Donizete e Adílio em jogo festivo.

   Mas, se eles se orgulham do seu time de futebol, o que dizer então da belíssima Igreja consagrada a Nossa Senhora de Lourdes. Uma construção arrojada, uma conquista muito significativa para a Comunidade que, antes, se dirigia à vizinha Comunidade União, onde se reunia na Capela consagrada a Santa Bárbara, para as suas horas de prece, para participar da Santa Missa.

As histórias de ambas as construções são bastante curiosas e muito interessantes. São fruto da religiosidade de um povo, mas que teve sua origem em um caso específico, uma graça recebida, um pedido atendido pela Virgem de Lourdes ou a Santa Bárbara. Histórias incríveis, narradas pelos personagens que relatam de forma incontestável o fato ou os fatos, o ato de fé e fidelidade que, levaram essas pessoas a tais iniciativas. Essa história, vocês terão brevemente, no livro “Um grito no silêncio”, que contará a história de Cachoeira Alegre.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page