O Vice-Governador de Minas Gerais, Paulo Brant, estará em visita ao nosso município - Barão do Monte Alto - e outras cidades da região. Ele virá conhecer projetos, ações e ouvir reivindicações em seu encontro com a liderança política e conversar sobre 2022, um ano político ao extremo, - que já se desenha – com prováveis reeleições e mudanças de paradigmas. Brant foi superintendente executivo de Relações Internacionais da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), entre 2016 e 2018.
APROVADO SUBSÍDIO PARA TRANSPORTE PÚBLICO EM MURIAÉ
Em sessão extraordinária realizada na Câmara de Muriaé os vereadores aprovaram abertura de crédito adicional suplementar de R$ 600 mil para subsidiar o transporte público coletivo na cidade. Agora, após a aprovação da matéria, o Executivo tem a possibilidade de garantir a melhoria e continuidade da prestação do serviço.
QUATRO SUPER CONQUISTAS COM OS “AMIGOS DA AVENTURA”.
Nos últimos fins de semana, o grupo de aventureiros dos Amigos da Aventura continuaram conquistando várias montanhas. O grupo conquistou o Pico da Tijuca - RJ, Pedra do Pato – MG, e a Pedra da Gávea – RJ, sendo que nessa não conseguiram atingir o cume, devido às mudanças climáticas. Nesses locais, o tempo muda repentinamente, surpreende os montanhistas e muitas vezes os impede de atingirem seus objetivos que é chegar ao topo.
DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
Não raramente ficamos estarrecidos ao tomarmos conhecimento, - seja através da mídia, ou às vezes, muito perto de nós, na nossa cidade, na nossa rua, na nossa casa - de notícias de violência contra pessoas idosas, o dia 15 de junho é lembrado como “Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa”. Em Muriaé, no Mirante do Cristo, onde se recebe centenas de visitantes, para desfrutar de um local aprazível, contemplar a cidade do alto, admirar a belíssima estátua do Redentor, saborear os deliciosos petiscos do Bar do Cristo, se pode ver que a escultura está iluminada com a cor violeta. Esse contorno da estátua do Cristo, é para chamar a atenção para o fato.
Em 15 de junho de 2006, a Rede Internacional de Maus-tratos contra idosos em parceria com a Organização das Nações Unidas, declarou 15 de junho como o “Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa”. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Fernando Mauro Ribeiro
O QUE DIZ O ESTATUTO DO IDOSO
Artigo 3º, É obrigação da Família, da Comunidade, da sociedade e do Poder Público, assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito, à convivência familiar e comunitária.
Artigo 4º, Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
HÁ MUITAS FORMAS DE VIOLÊNCIA
A violência pode ser:
FÍSICA, SEXUAL, PSICOLÓGICA, ABANDONO, ECONÔMICA \ FINANCEIRA, NEGLIGÊNCIA, AUTONEGLIGÊNCIA. Em qualquer um desses casos, utilize os serviços do: DISQUE DIREITOS HUMANOS 100
COMO E ONDE DENUNCIAR
Pela ficha de notificação\investigação de violência doméstica, sexual e\ou outras violências. O estatuto do Idoso traz em seu Artigo 19, os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à Autoridade Sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:
I) Autoridade Policial
II) Ministério Público
III) Conselho Municipal do Idoso
IV) Conselho Estadual do Idoso
V) Conselho Nacional do Idoso
Ou ainda: Delegacia de Polícia – 190
Defensoria Pública: (32) 3722 3467
Disque Direitos Humanos: Ligue 100
Centro de referência Especializado de Assistência Social – CREAS (32) 3722 3659
Comments