top of page

23 – BOLSONARO CONVOCOU GOLPE, AFIRMA O MILITAR BATISTA JÚNIOR

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura

Militar dá detalhes de reunião para tramar golpe de Estado. Bolsonaro convocou golpe, afirma o militar batista júnior e ainda apontou outro militar.

O ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Batista Junior, prestou ontem depoimento mais contundente sobre o suposto golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Ao Supremo Tribunal Federal ele confirmou diversos pontos da investigação como a mobilização do próprio ex-presidente em reuniões com militares das Forças Armadas.

Batista Junior relatou que nessas ocasiões foram discutidas medidas para evitar a transição de poder. Ele também alegou que o ex-comandante do Exército Marco Antonio Freire Gomes chegou a ameaçar prender Bolsonaro caso o presidente insistisse em medidas de execução. O oficial também implicou o ex-comandante da Marinha Almir Garnier dos Santos, que teria colocado “14 mil fuzileiros”, à disposição, com o objetivo de auxiliar a trama golpista.

Em audiência, Batista não só confirmou os principais pontos de seu depoimento à Polícia Federal (PF) realizado no ano passado, como apresentou novos dados e mais detalhes. Ele foi ouvido como testemunha de acusação, indicado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), na ação penal que tem Bolsonaro, Garnier e outros seis réus – o “núcleo 1”, chamado de crucial pela suspeita de golpe.

O brigadeiro falou pela primeira vez, por exemplo que presenciou discussões sobre a prisão de autoridades como o ministro Alexandre de Moraes do STF. Uma das revelações feitas pelo militar foi que ocorreu um intenso debate de ideias.

- Eu lembro bem, houve a seguinte discussão: “vai prender o Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)? Vai. Amanhã o STF vai dar um habeas corpus para soltar. E aí, nós vamos fazer o quê? Vamos prender os outros 11”? Mas isso era um brainstorming (troca de ideias para resolver problemas), buscando uma solução que já estava no campo do desconforto.


DERROTADO NAS URNAS

Brigadeiro avisou ao então presidente que ele não teria novo mandato. O brigadeiro afirmou que disse a Bolsonaro que não havia prova de fraude nas urnas.

- Eu falei com Bolsonaro: aconteça o que tiver que acontecer no dia 1º de janeiro (de 2023) o senhor não está presidente. A defesa dos acusados, negam que eles tenham tentado dar golpe de Estado.

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page