Depois do Cristo Redentor de braços abertos no Corcovado, o Bondinho do Pão de Açúcar talvez seja o ponto turístico mais bonito do Rio. Há outros tantos encantos nessa cidade maravilhosa, tantos espaços de beleza contemplativa como o Aterro (Parque do Flamengo), a relevância de suas igrejas como a Da Candelária, a arquitetura da Catedral, na rua Chile... Falar do belo, seja ele em sua natureza ainda não tocada pelas mãos humanas, seja com a intervenção do homem, principalmente nessa cidade de “encantos mil” como é o Rio de Janeiro, é redundante.
Quando lá estive, a passeio, à pouco mais de um mês, eu circulava pelo Jardim Oceânico, o mirante da Ciclovia Tim Maia - local de uma paisagem indescritível – e vi um tanto perplexo, o descaso do poder público com a cidade, o estado a que foi relegado essa monumental obra. Agora, no entanto, fico feliz ao tomar conhecimento de que as obras de recuperação serão retomadas em breve.
CICLOVIA TIM MAIA FECHA POR 4 MESES PARA OBRAS
Obras de substituição das grades de proteção da Ciclovia Tim Maia foram iniciadas no fim de outubro. Mais precisamente, na manhã do dia 27 daquele mês. Orçada em R$ 4,1 milhões, a intervenção compreende o trecho entre o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca e o Mirante da Ciclovia, em São Conrado. A estrutura do guarda-corpo atual, de alumínio, será substituída por material sem valor comercial, para evitar os furtos frequentes do material, grande problema hoje.
Ao longo das obras, que têm duração prevista de quatro meses, a passagem ficará bloqueada. A reposição do gradil é reivindicação antiga dos ciclistas e moradores, uma vez que boa parte da ciclovia está sem proteção nas laterais em razão da pilhagem constante. Serão instalados 5.600 metros de guarda-corpos ao longo de 3 quilômetros de pista.
O secretário municipal de infraestrutura, Jorge Arraes, explica que o novo gradil é feito de polímero reforçado por fibra de vidro, material sem valor de revenda no mercado clandestino e que, assim como o alumínio, não sofre corrosão da maresia.
O material novo tem zero valor comercial e as mesmas segurança e resistência do anterior. É importante destacar também que, durante os quatro meses da obra, esse trecho ficará bloqueado com tapumes.
Fernando Mauro Ribeiro – Pesquisa Jornal Extra
BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR FAZ 109 ANOS
Um dos mais tradicionais cartões postais da cidade do Rio, completou no último dia 27, 109 anos, em clima de festa, com direito a shows e instalações artísticas.
Inaugurado em 27 de outubro de 1912, o Bondinho Pão de Açúcar recebeu o músico carioca Gláucio Cristelo, conhecido como Piano Rock, para uma apresentação repleta de clássicos do pop e rock.
Também foram inaugurados os painéis Fauna e Flora, do artista Bruno Big, que compõem mais de 750m² de paredes ao ar livre, pintadas. As artes foram realizadas em três das quatro estações de embarque e desembarque do teleférico, sendo duas no Morro da Urca e uma no Pão de Açúcar.
Comments