O4 – MORRE, LÔ BORGES, O FUNDADOR DO CLUBE DA ESQUINA
Fernando Mauro Ribeiro
4 de nov.
2 min de leitura
Por recomendação médica, o cantor Milton Nascimento ainda não sabe da morte do amigo Lô Borges, que ocorreu no dia dois de novembro e foi sepultado ontem, - 03 de novembro de 2025 – É uma coisa que vai abalar ele profundamente. O Lô era como o irmão caçula para ele, disse o filho de Milton Nascimento.
Deixa-nos esse talentoso mineiro, aos 73 anos. Aqui, ficamos nós, por mais algum tempo “da janela lateral, do quarto de dormir’, ouvindo suas canções. Lô Borges é de Minas, é do Brasil e do mundo, porque, “os sonhos não envelhecem”.
Visitei o Clube da Esquina em Belo Horizonte, em suas dependências vi parte da discografia, fotos, cartazes, li textos... onde conheci um pouco mais da história desse moço talentoso, sua arte, sua vasta obra.
Tenho alguns discos de vinil em minha Discoteca e, como é bom ouvir Lô Borges. Compositor compulsivo que produziu muito ao longo desses anos. Afinal, diz ele numa de suas músicas: “De tudo se faz canção”.
Fernando Mauro Ribeiro
SALOMÃO BORGES FILHO, O LÔ BORGES
Para os mais jovens, saibam que: Lô Borges foi um dos fundadores do Clube da Esquina, um grupo de artistas mineiros que marcou presença na música popular brasileira nas décadas de 1970 e 1980. É coautor, junto com Milton Nascimento, do disco Clube da Esquina, de 1972, um dos álbuns mais aclamados de todos os tempos.
Salomão Borges Filho, nasceu em Belo Horizonte, no dia 10 de janeiro de 1952, mais conhecido como Lô Borges.
Entre suas composições mais famosas destacam-se: “Feira Moderna”, “Manuel, o Audaz”, “Um girassol da cor do seu cabelo”, “Paisagem na janela”, “Para Lennon e McCartiney”, “Clube da Esquina Nº 2”, “) Trem Azul”, “Quem sabe isso quer dizer amor”, “Dois Rios”, entre outras. ´
É considerado um dos compositores mais influentes da música brasileira, tendo canções gravadas por Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, Nenhum de Nós, Ira, 14 Bis, Skank, Nando Reis, Os Paralamas do Sucesso, entre outras.
Comentários