07 - NOVEMBRO AZUL – VÁ AO MÉDICO. ESSE É O NOSSO TOQUE
Fernando Mauro Ribeiro
7 de nov. de 2021
2 min de leitura
Querido leitor Novo tempo, que Deus abençoe sua preciosa vida. Na edição passada, terminamos o mês rosa, quando publicamos aqui na Coluna “Quero mais saúde”, artigo dando destaque à importância da prevenção ao câncer de mama.
Agora, começamos o Novembro Azul, sinalizando a importância também das medidas preventivas contra o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) depois do câncer de pele, o de próstata é o segundo mais prevalente entre os homens. Além do alerta sobre esse tipo de câncer, a Campanha tem mobilizado e conscientizado a respeito da saúde geral do homem.
As campanhas de prevenção visam desmistificar o câncer de próstata, bem como os exames preventivos, tais como exame de sangue PSA, o de toque retal e, também a conscientização da população sobre a importância dos exames anuais a partir dos 50 anos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca foram a um urologista. Sabemos que é a esposa ou a mãe que “pegam no pé” do marido e do filho para a consulta médica. Infelizmente, pelo descuido, tabu ou preconceito, muitos chegam, nos consultórios com a doença já avançada.
Os fatores de risco para a doença são: a idade, histórico familiar, alimentação inadequada à base de gordura animal e deficiente em verduras, legumes e frutas e grãos; fumo, sedentarismo, obesidade e etc.
Os sintomas mais comuns são: frequente vontade e dificuldade para urinar, levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, insuficiência renal, dores fortes no corpo etc. É preciso conscientizar os homens da importância dos exames.
Não morra por ignorância e descuido. A vida é preciosa demais para ser encurtada por causa do preconceito, vergonha ou negligência. Vá ao médico. Esse é o nosso “toque”.
Fernando Mauro Ribeiro – Pesquisa Revista Brasil Cristão – baseado em artigo de Frei Rinaldo Stecanela, OSM
Comments