A manifestação aconteceu na tarde desse sábado com a carreata saindo de Muriaé, passando por algumas comunidades, distritos de Cachoeira Alegre, Silveira Carvalho, até Barão do Monte Alto. Por volta das 14:00 horas era grande o número de veículos que concentrara na rua Pedro Mazzine, bairro Santo Antônio, em Muriaé e logo teve início a carreata. Uma manifestação pacífica reivindicando melhorias na estrada Muriaé-Barão do Monte Alto.
Segundo o site silvanalves é uma iniciativa dos moradores do bairro Santo Antônio, usuários da importante estrada que liga três municípios e ainda de comunidades rurais ao longo da via. A estrada Muriaé-Barão tem cerca de 15 Km de extensão e pertence aos municípios de Muriaé, Patrocínio e Barão, uma média de 15 5 Km para cada.
Antes da saída, no bairro Santo Antônio, onde automóveis de grande e pequeno porte – carros de passeio, ônibus e caminhões e motocicletas - que tiveram como objetivo percorrer toda a estrada entre Muriaé e Cachoeira Alegre, algumas pessoas recolhiam assinaturas em um abaixo-assinado que pede a pavimentação total da estrada, seja de asfalto, calçamento ou concreto.
Uma viatura da Polícia Militar de Muriaé acompanhou a manifestação, a mídia também se fez presente através da Rádio Muriaé e seu comunicador Gilson Junior, O incansável Silvan Alves com o seu site que é líder de acesso e jornais da região para destacar esse movimento inédito da população, no sentido de se lutar pelos direitos.
Nossa reportagem conversou com alguns cachoeirenses que, se mostraram otimistas em relação ao que se pretende: “Acho que dessa vez, conseguiremos nosso objetivo. Sabe por que? Porque é o povo que acordou e vai em busca de seus direitos. Antes, eram falsas promessas, conversa fiada para ganhar votos, mentiras deslavadas dos políticos. Hoje, não! Estamos cientes de nossos direitos, estamos cobrando e queremos resultados antes das eleições”. (Maria José dos Santos)
“Cansamos de esperar a boa vontade dos políticos que vêm aqui buscar nossos votos em troca de promessas que não são cumpridas. Agora, queremos ação, queremos obra, queremos essa estrada pavimentada o quanto antes. Não tenho medo nenhum de falar, pode escrever aí: se isso não acontecer, pode ter certeza de que eles não levarão o nosso voto”. (José Maria de Souza).
Idelvan Rodrigues da Silva, um dos mentores da manifestação que participou da carreata, deu entrevistas ao site silvanalves e disse: a expectativa em relação à execução de obras de melhorias nas estradas, é grande, devido ao enorme envolvimento da população, em razão da grande participação popular.
Quem depende da estrada, quem vem enfrentando as dificuldades ao longo de todos esses anos, se engajou nessa iniciativa de cobrar dos prefeitos, deputados e vereadores os seus direitos. Estamos reivindicando melhorias para que tenhamos condições de trabalhar e cumprir nossos compromissos com dignidade. Agradecemos a presença de todos e aos prefeitos dos três municípios pela movimentação nos últimos quinze dias. Tomamos conhecimento de que estão se mobilizando, tomando decisões favoráveis com relação as nossas estradas. Acredito que vão cumprir com seus compromissos”, disse.
O leitor do portal Novo Tempo que nos acompanha, sabe da preocupação e do empenho desse informativo para que tenhamos melhores estradas. Noticiamos aqui, a verba que veio para o município de Barão do Monte Alto e acreditamos que com esses recursos, não se demoraria dar início às obras. A Prefeitura de Muriaé já encaminhou o projeto à Câmara de vereadores e aguarda a licitação para a execução da obra em seu território. O prefeito de Patrocínio do Muriaé, como noticiamos aqui, aposta na instalação de uma fábrica de blocos na Casa de Tábuas e pretende utilizar esse material no serviço de pavimentação de sua área.
É esse o desejo do povo. A população acordou e está atenta. Vigilantes, também nós, permaneceremos aqui, na missão de informar, de denunciar os erros e as omissões e aplaudir as iniciativas corretas, os acertos. Sejamos otimistas, sim. Mas não nos acomodemos, pois, o tempo passa e, todo um trabalho, todo nosso empenho pode cair no esquecimento.
Comments