O1 - SOMOS MISSIONÁRIOS DA ESPERANÇA, INCANSÁVEIS ENGENHEIROS DO REINO.
- Fernando Mauro Ribeiro
- 1 de jun. de 2023
- 4 min de leitura
Prezado leitor, chegamos ao sexto mês do ano. Tudo corre muito acelerado. Quase nem temos tido tempo para digerir bem um acontecimento e já somos sacudidos por outro de uma proporção maior. Em todas essas coisas o que não nos deve faltar é a esperança, que nasce de uma fé cultivada por meio de uma profunda espiritualidade.
Nós, que formamos a família Novo Tempo, queremos sublinhar na grandeza dos muitos acontecimentos litúrgicos que celebramos como Igreja Católica, o imenso amor de Jesus pelo Pai e por nós, que nos encoraja a sermos bem mais solidários.
Cremos em Deus. Para Ele direcionamos nossos atos, pensamentos e vida. Sua presença nos envolve. Quanto mais em Deus mergulhamos, mais clara é a nossa constatação: Deus é alguém muito acima de nossa Intelectualidade humana. Mistério é seu nome. Talvez seja um dos rostos de Deus: a força vital que há no íntimo de cada um de nós, o impulso inato que nos leva a fazer o bem, e a admirar o belo e o bom. Quem tem olhos para o coração, percebe rastos de Deus nas praias do mundo.
O mal nos cerca, o egoísmo é forte e facilmente sofremos seu contágio. Não é fácil viver o evangelho da bondade num mundo pagão, materializado, consumista onde tanta gente quer levar vantagem em tudo, nem que seja à custa de pisotear irmãos de jornada.
Deus é mistério, nos fala e orienta de mil jeitos. Sorri, agradecido sempre que nos colocamos o seu lado. A voz da consciência é Deus dentro de nós, no âmago do nosso existir. E deixa-nos livres, absolutamente livres. À mercê da nossa iniciativa pessoal. Deus não força, não constrange, não nos violenta jamais. A liberdade humana é a fraqueza da onipotência divina...
Deus respeita e ao mesmo tempo, nos impulsiona para acionarmos o que temos de melhor e mais sagrado, para trazermos à tona o anseio que temos de bem que mora em nosso íntimo. Nossos talentos e capacidades, nosso coração e cérebro são reflexos-extensão da sua obra, do seu ilimitado amor. Já foi dito, afirmado e escrito milhões de vezes: o homem é um ser social que não consegue viver e realizar-se sozinho, totalmente isolado. Eu preciso de você. Você precisa de mim.
Observe que, desde o nascimento à sepultura, o crescimento humano é tecido de solidariedade, de entreajuda, de auxílios recíprocos, de mil partilhas. “Amar não é encontrar alguém pronto, construído, mas construir alguém que nos é querido”.
Todos precisamos ser ajudados, complementados. Cai no abismo quem desejar fazer sua vida e seu destino sozinho. Com nossas virtudes e defeitos, qualidades e limitações, todos necessitamos de todos. E da força do Alto, acima de tudo. Mundo triste, rasteiro, insensato, vazio e sem luz... um mundo sem Deus.
Com o calor das mãos unidas, criamos vínculos, nos tornamos família, grupo humano, sociedade, povo em marcha. Missionários da esperança, incansáveis engenheiros do Reino. Mensageiros da paz, da justiça, da fraternidade, do amor. O Coração de Jesus, em sua essência trinitária, é Cristo por dentro, extensão do amor ao Pai na terra dos homens.
Com os povos em guerra – Rússia e Ucrânia se enfrentando, ceifando vidas, provocando dor e sofrimento - o apelo de nosso pontífice é compromisso, privilégio e desafio: “Sobre os escombros que o ódio, a guerra e a violência deixam por toda parte, cabe-nos plantar a civilização do Coração de Jesus”.
Caminhemos, pois, com Cristo, de quem recebemos força e alegria. Assim, celebramos a Semana Santa, a Páscoa do Senhor, vivemos a alegria de coroar Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra e, de mãos dadas, somando esforços, experimentamos a gratuidade dos encontros, quando recebemos irmãos de outras paróquias, formamos família e nos reunimos nas barraquinhas de leilões para uma grande confraternização.
E a solenidade de Pentecostes? Que festa bonita, não é mesmo? Aqui, na Igreja-matriz São Sebastião, Paróquia de Cachoeira Alegre, padre João Pedro celebrou com o entusiasmo de sempre. Sabemos que não há Igreja sem Pentecostes, por isso mesmo é que imploramos: “Vinde Espírito Santo, e renovai a face da terra! Renovar é dar novas forças, restaurar, melhorar em todos os aspectos. Você vai ver sobre isso no artigo do Pe. Antonio Clayton Sant’Anna.
Celebraremos nesse mês, a Festa de Corpus Christi, em que o Cristo, que, nos convida a caminhar com Ele, é quem caminha conosco, nas ruas ornamentadas de nossa Cachoeira com o belo tapete de serragem e flores.
Celebramos o Dia dos Namorados, veja a matéria “Cala a boca e me beija” e “Até onde ir no namoro” de Adriano Gonçalves.
Convido-o a nos acompanhar ao longo desse mês de junho, quando vamos pular fogueira e dançar quadrilha com as festas juninas das Escolas, Municipal e Estadual, da Creche Pequeno polegar, da Paróquia São Sebastião e outras...
Nesse mês que é consagrado ao Sagrado Coração de Jesus, você encontrará um substancioso “alimento espiritual” para seu crescimento na fé, na confiança e sobretudo no amor a Nosso Senhor. Fazer o homem acreditar em sua orfandade cósmica é enfraquece-lo para dominá-lo pela perda da esperança e da fé no sentido transcendental da vida. O poder terreno é assim mesmo, insano, infértil e inconsequente Não deixe de ler “Poéticas especulações sobre Deus” que fora escrita com muito carinho por Zeca Junqueira. Falaremos do dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente (05); Dia da Liberdade de Imprensa (07); Dia Nacional de Anchieta (09); Dia dos Namorados); Dia de Santo Antônio e São João; Dia da Mídia (20); Dia Nacional do Vôlei (27); Dia de São Pedro e São Paulo o padroeiro de Muriaé (29). Confira nossas colunas fixas e as notícias do Mundo do Futebol, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Libertadores e a Copa do Mundo de Futebol Feminino.
Lembre-se sempre que estamos unidos, mergulhados nesta imensa fonte de amor e graça, reservada a todos nós, neste mês pleno de bênçãos. Estas e outras importantes informações, notícias e orações estarão contidas nesse jornal eletrônico, que é feito com muito amor, respeito e carinho, especialmente para você, que nos ajuda a prosseguir evangelizando através dos meios de comunicação, para construirmos juntos um Novo Tempo.
Uma boa leitura e um santo mês do Sagrado Coração de Jesus.
Fernando M. Ribeiro
Comentários