Há cerca de três semanas me encontrei com alguns amigos carteiros na Festa de Confraternização que realizam todo final de ano. Como no mês de dezembro o trabalho desses profissionais é ainda maior, portanto, mais corrido, dificilmente se encontra uma data para se promover esse evento. Sendo assim, o encontro costuma acontecer em janeiro.
Como ex-funcionário sou sempre convidado a estar com eles e, tenho por todos eles um carinho e admiração muito grandes. Lá, tenho compadres, afilhados de casamento... verdadeiros amigos. Conversando com alguns deles, lembrei-me que gostaria de fazer uma entrevista com um carteiro. Mas eles são muitos e decidi indagar-lhes sobre o que é ser carteiro?
Penso que embora exerçam a mesma profissão, terei respostas distintas, pois cada um é um, é único, os olhares se diferem, os ângulos pelos quais olham podem ser diferentes. Acredito também que é bom aprendermos a observar a nós mesmos, avaliarmos e deixarmos extravasar o desejo de superação, lutar e nos tornarmos vencedores.
Nossa bandeira bem definiu: antes do progresso é necessário a ordem. Responsabilidade é fazer a nossa parte da melhor maneira e dentro do esperado. Pontualidade deve ser compromisso para melhor aproveitamento do tempo. Respeito é saber os limites para não invadir o limite alheio. Trabalho não é castigo, mas a condição maior de produzir para todos, recebendo em troca a valorização do viver.
“O talento é uma centelha, é necessário soprá-la para que se transforme em chama. Não se chega à arte maior sem disciplina, não há disciplina sem sacrifício”. E foi refletindo sobre, que me foi perguntando acerca do tema que conclui que: Ser carteiro...
“É uma função muito gratificante, porque me permite ser útil a um grande número de pessoas”.
“É um dos trabalhos (desde o princípio da história) mais nobres e gratificantes e ao mesmo tempo desgastante”.
“É relacionar com todo tipo de pessoas, de todas as classes sociais; levando e trazendo as correspondências que elas tanto esperam”.
“É ser o representante da Empresa mais próximo dos clientes e do público em geral”.
É uma profissão que exige muito esforço, uma atenção rígida, seriedade e respeito”.
“É ser um pivô que leva e traz informações, intercâmbio de correspondências sociais, comerciais e culturais”.
“É participar da intimidade das pessoas, das alegrias e das tristezas”.
“É desenvolver um trabalho em prol da imagem da Empresa. Mas é também um trabalho que nos possibilita fazer muitos amigos”.
“É trabalhar com alegria, pois todo trabalho dignifica o homem e o meu semelhante quer que eu seja alegre e paciente. O cliente não sabe e não tem culpa se estou ou não com problemas”.
Comentários