top of page

AS FESTAS JUNINAS ESTÃO CHEGANDO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 5 de jun. de 2024
  • 5 min de leitura

“Vamos pular a fogueira, dançar quadrilha, tomarmos um quentão, vamos enfeitar nossa rua de balão, vamos festejar Santo Antonio, São Pedro e São João, aqui, no Arraiá Novo Tempo é mais animação"!

A cada ano, quando maio vai se findando, nós trazemos para os nossos leitores uma extensa programação das festas juninas da região. Sabendo que as festas juninas são um patrimônio cultural brasileiro vamos apresentar-lhes um bom roteiro para aquele que desejar programar sua viagem para alguma cidade do Nordeste, onde, aguardado com ansiedade, pelo seu povo, os festejos juninos são uma grande festa, transformando o nosso país num gigantesco arraiá.

  Estive em visita a sete estados dessa região: Pernambuco, (Recife e Olinda); Paraíba, (João Pessoa e Campina Grande); Ceará (Fortaleza); Rio Grande do Norte, (Natal); Bahia, (Salvador, Porto Seguro); Alagoas, (Maceió); (Sergipe) Aracaju.

 

UM GIRO PELO NORDESTE E UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DOS FESTEJOS

  CAMPINA GRANDE – PARAÍBA: O ano era 1983 quando o então prefeito da cidade decidiu transformar o festejo em um evento de 30 dias. O objetivo era transformar campina grande – que até hoje disputa o título de maior do brasil com caruaru – no calendário turístico nacional. A ideia deu certo. Hoje, mais de 40 anos depois, o destino recebe milhares de visitantes que vão até ali para assistir aos shows, às quadrilhas, experimentar as delícias da culinária regional e conhecer um pouco mais da cultura local. 

 No Parque do povo por exemplo, concentram-se as barracas de comidas e bebidas típicas e os trios embalam os turistas com forró pé de serra. A festa deste ano será realizada entre 29 de maio e 30 de junho e terá atrações como Gustavo Lima, Alcymar Monteiro, Flávio José, Roberta Miranda, Santanna, Amazan e Ton Oliveira.

 

CARUARU – PERNAMBUCO: As festividades de São João em Caruaru começaram na década de 1970 quando famílias da região se juntaram para organizar o evento, ainda de pequeno porte. Naquela época, os moradores da cidade começaram a decorar suas ruas e realizar celebrações informais. No ano seguinte, eles buscaram patrocínio para realizar os festejos com bebidas e carro de som, que animou as típicas quadrilhas e cirandas. Desde então, a folia só fez crescer esse transformou numa das principais do país.

  Em 1993 a Prefeitura assumiu a organização e percebeu que as pequenas ruas não comportavam mais a enorme quantidade de visitantes e foliões, transferindo a celebração para diferentes áreas, até chegar ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Neste ano a festa será realizada entre 19 de abril e 29 de junho, totalizando 72 dias e terá atrações como Jorge de Altinho e Simone Mendes.

 

FORTALEZA – CEARÁ: As celebrações de São João no Ceará são marcadas por uma diversidade de festejos e tradições em todas as regiões, especialmente na capital. Entre as atrações estão as apresentações de quadrilhas juninas que levam às quadras e pracinhas uma explosão de cores e beleza. Cada ano traz novo tema apresentado pelas quadrilhas estilizadas como são conhecidos os grupos que trazem figurinos luxuosos, coreografia, trilha sonora própria, cenários e até alegorias para ajudar a contar uma história. A disputa de coreografias típicas é destaque também do Arraiá do Ceará, realizado no North Shopping Jóquei, com 14 grupos disputando o título de campeão. O arraiá também conta com cidade cenográfica, comidas típicas e brincadeiras temáticas.

 

NATAL – RIO GRANDE DO NORTE: A capital potiguar promove eventos juninos para diferentes gostos e estilos. A parte externa do estádio Arena das Dunas, por exemplo, abriga uma série de shows, além da feirinha gastronômica com comidas de rua e típicas da época. Tradição de mais de 30 anos na cidade, o0 Festival de Quadrilhas é outro destaque com figuras e personagens como a rainha, o marcador e o casal de noivos. O espaço Cultural Rui Pereira também está integrado à programação com apresentações musicais que agitam o tradicional ponto boêmio do Centro. Em toda a cidade, várias comunidades realizam suas festas juninas, reunindo vizinhos e amigos. São os tradicionais arraiás de rua, que acontecem também em Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

 

RIO GRANDE DO NORTE – MOSSORÓ: Música, culinária regional, dança e até cinema. O Mossoró Cidade Junina reúne uma enorme e variada lista de atrações, sendo conhecido como o São João mais cultural do País. A edição desse ano que será realizada de 1º a 29 de junho, terá apresentação de artistas como Leo Santana, Alok, Luan Santana e Mulo Huff. A ideia de reunir as festividades de bairro e criar um evento maior surgiu na década de 1990, quando Fundação Municipal de Cultura da cidade sugeriu concentrar os arraiás, que aconteciam de forma descentralizada em várias áreas de Mossoró, na Av. Rio Branco. Em 1997 foi lançada a primeira edição do Festival de Quadrilha, em um espaço montado dentro da Estação Ferroviária, que virou estação das Artes Elizeu Ventania. De lá para cá as atividades culturais foram crescendo e, ao longo dos anos, o espaço já recebeu artistas como Fagner, Elba Ramalho e Dominguinhos.


SALVADOR – BAHIA: O Parque de Exposições na Avenida Paralela, o bairro Paripe e o Terreiro de Jesus, no Pelourinho, são alguns espaços que concentram as festividades juninas na capital baiana. Um dos pontos mais visitados da cidade, o Centro Histórico ganha uma decoração especial para abrigar uma série de ações culturais e festas que tomam conta das ruas, largos e praças.

  Há duas participações diferentes: A “Pra lá de Bão” é gratuita e inclui apresentação de quadrilhas, feiras de artesanato, forró, e barracas com brincadeiras típicas, como argola, pescaria e boca de palhaço. Já a “Pra ficá Mió” tem ingressos a preços populares e reúnem bares e restaurantes que preparam menus temáticos, e instituições como Casa do Carnaval e Fundação Casa de Jorge Amado, que preparam programações especiais.

 

BAHIA - PORTO SEGURO: Um dos destinos mais procurados do País, a cidade baiana de Porto Seguro vive dias bastante animados, com festividades que concentram no Centro Histórico e na Passarela do Descobrimento. Cartão postal da região, a passarela passou por uma grande reforma, transformando-se em um lugar ideal para eventos de grandes portes e um dos pontos favoritos para quem quer fazer um passeio à beira-mar, graças ao enorme calçadão e à estrutura que inclui uma enorme ciclovia e deques. As atrações são variadas e vão desde o forró arrasta pé até o sertanejo universitário. Para a festa desse ano, a Prefeitura confirmou as apresentações de Eduardo Costa e Luan Santana que subirão no palco para interpretar sucessos como “Escreve aí, Meteoro e Cê Topa.

 

 ALAGOAS – MACEIÓ: Considerado o maior do litoral brasileiro, o São João Massayó oferece uma programação intensa, que inclui shows, apresentações de danças e atividades culturais. Para se ter uma ideia no ano passado o evento durou 30 dias e reuniu mais de 1.500 atrações, distribuídas em sete regiões diferentes da cidade. Os destaques são os concursos de quadrilha que reúnem grupos com figurinos coloridos e coreografias elaboradas e enredos temáticos contando a história da capital de Alagoas. Há, ainda, representações do folclore nacional com apresentação de coco de roda e bumba meu boi.

  Outra atração é o Vila Massayó, espaço instalado no Memorial da República, em Jaraguá, que reproduz um cenário típico das festividades juninas. Encontra-se ali, elementos como uma igrejinha para o tradicional casamento caipira, bandeiras, iluminação especial, fogueira gigante 3D em barraca de beijo, além de 21 quiosques de comida típicas e lojas de artesãos maceioenses.

 

 SERGIPE – ARACAJU: Conhecida como País do Forró, a capital do Sergipe leva a sério as celebrações de São João, com eventos grandiosos como o Arraiá do Povo, na Orla do Atalaia. São 30 dias de festa e uma estrutura enorme para receber milhares de visitantes, incluindo um palco principal e um espaço batizado como Vila do Forró, onde funcionam lojas de artesanato e uma praça de alimentação, além do Barracão do Sergipe, área dedicada à apresentações folclóricas. No Arraiá Mirim, o público infantil pode assistir a espetáculos teatrais, oficinas musicais, oficinas criativas, danças, quadrilhas juninas e contação de história. O calendário da cidade conta também com eventos na Rua de São João, no Complexo Cultural, no Centro de Criatividade Gonzagão e no 18 do Forte, além do Forró Caju, na Praça dos Mercados Centrais.

Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro

 



 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page