top of page

AO PADRE ADRIANO KETTI, NOSSA ETERNA GRATIDÃO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 24 de ago. de 2021
  • 4 min de leitura

Todo batizado tem a vocação, a missão de anunciar o Evangelho. Como cristãos, somos vocacionados do Pai e por isso Ele nos orienta a anuncia-lo em todo o tempo e em todo o lugar. E disse-lhes Jesus: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a Criatura”. Mc 16,15

Caro leitor, quero saudar a você neste mês todo inteiro de oração, reflexão e ação em nossa Paróquia em favor das diversas formas de vocação presentes na Igreja e na sociedade. Vocação para construir a Comunidade, edificar a sociedade e contribuir a fim de que o Reinos de Deus cresça entre nós. E quero falar de alguém que foi uma grande vocação e ajudou tantas outras vocações: o Padre Adriano Kett.

Como você deve saber, o Padre Adriano Kett exerceu o sacerdócio aqui em nossa Comunidade ao longo de 18 anos. Se dedicou com eficácia aos seus trabalhos, tanto na parte espiritual quanto na parte material. Era pároco também da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição no bairro da Barra, em Muriaé. Atendia a Comunidade do bairro Dornelas, construiu a Bela e confortável igreja e criou a Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração, naquele bairro. Com tantas atribuições, ainda reservava parte de seu tempo para celebrar e administrar também as obras materiais em nossa Comunidade.

É também do conhecimento de nossos paroquianos que um forte vendaval derrubou nossa antiga matriz. Ver o prédio no chão, imagens de santos e outras peças sacras em meio aos escombros, é uma cena que está ainda viva em minha memória. Com a determinação de sempre, nosso pároco se empenhou e fez renascer daqueles escombros uma construção de arquitetura moderna, a nossa belíssima Matriz São Sebastião de Cachoeira Alegre.

Uma comunidade com suas dificuldades financeiras, se viu em apuros, pois tinha o compromisso de reerguer a nova matriz. Padre Adriano e seus colaboradores, como o presidente da Comissão de Obras - Joaquim Ribeiro Gouveia - não mediram esforços para que a nova matriz fosse inaugurada em um curto período de quatro anos.

Também em sua administração foi construída as escadarias da Alameda Joaquim de Assis, que dá acesso à Matriz, O Jupter Clube (Salão Paroquial), Santo Cruzeiro, a construção de nossa Igreja-matriz, doou terreno do Patrimônio Paroquial para a abertura de ruas, e a em nome da Paróquia doou o terreno para a construção do novo prédio da Escola estadual Domiciano Cerqueira.

Outra obra que mudou o cenário daquela colina, com um projeto arrojado de construção de muros, escadaria, pavimentação do Pátio da Matriz, Jardinagem, iluminação e arborização; foi a Alameda Joaquim de Assis. O Cura, tinha uma predileção pelos pobres, os mais necessitados eram por ele vistos e acolhidos com muito carinho. E foi pensando nisso que, decidiu, junto com o presidente da Comissão de Obras que se fazia necessário dar a essa população carente, a possibilidade de construir sua casa própria, doando parte do patrimônio do santo padroeiro para a abertura de uma rua (Rua Nova, chamada a princípio) posteriormente inaugurada como avenida Antônio Fani. Sem dúvidas, com a abertura da rua, foi surgindo toda a infraestrutura necessária – água, iluminação pública, calçamento - para que os moradores tivessem um pouco mais de conforto.

Esse nosso irmão holandês, passou pelo mundo fazendo o bem. Muitos benfeitores da nossa Cachoeira, sacerdotes, prefeitos, paroquianos, amigos, hoje dão o testemunho da fé a partir dos ensinamentos e mensagens deixadas pelo Padre Adriano. Ele foi um instrumento para que muitos fossem alcançados por Cristo.

Padre Adriano tinha Cachoeira Alegre em seu coração. Disse-nos certa vez: “Quando estiver mais velho e perto de me aposentar, vou pedir ao senhor Bispo para vir morar aqui na casa paroquial e assumir novamente a Paróquia São Sebastião em Cachoeira Alegre. Quero estar aqui, no meio dos amigos, celebrando na matriz que ajudamos a edificar”, disse ele a um pequeno grupo de pessoas. Esse seu desejo não se concretizou, pois com a saúde debilitada, já distante de nossa comunidade, ele era pároco na cidade Contagem, que faz parte da grande BH, por lá permaneceu para melhor cuidar da saúde. Faleceu em ... - ... - .... e seu sepultamento se deu no Cemitério da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração em Juiz de Fora MG, onde estive em visita algumas vezes.

A passagem do Padre Adriano por essa vida foi plena. Ele soube acolher a voz do Pastor que também o fez pastor do seu rebanho, que ele cuidou com muito amor. E uma das obras que ele iniciou, cuidou e deixou como parte de seu legado, toca e irmana a todos nós, a Igreja-matriz São Sebastião. A dor da saudade e da separação humanamente fala bem forte. Mas sejamos agradecidos e devolvamos a Deus esse presente que Ele nos deu para nos tornarmos mais humanos e mais fraternos.

É dever nosso, de cristão, rezar pelas almas de nossos entes queridos, nossos sacerdotes, de modo particular, aqueles que passaram por aqui e ao longo dos anos ajudaram a escrever parte de nossa história. Mas também é importante que nos mantenhamos unidos à nossa Igreja, nossos padres, nossa Diocese, nosso Bispo, leigos, com seus muitos benfeitores, voluntários, missionários e todos os outros que “circulam” nessa ponte de amor que é a nossa Paróquia São Sebastião de Cachoeira.

Que as lágrimas, que são normais nos momentos de saudades, se transformem em hino de louvor e gratidão porque o Senhor fez maravilhas na vida desse nosso irmão e pastor: o Padre Adriano. E nós, aqui, continuamos a missão de dar continuidade às obras materiais e espirituais; que reguemos as sementes lançadas pelo nosso Cura em nossa paróquia. Obras pelas quais o padre Adriano acreditou e se doou.

Dar o nome de Padre Adriano a uma rua em nossa cidade é além de uma homenagem, uma forma de demonstrar a nossa gratidão a esse cidadão, agradecer a Deus por sua vocação e pelo coração generoso que colocou os dons recebidos de Deus a serviço de suas ovelhas, seu rebanho, fazendo sua doação de amor e uma maneira de perpetuar seu nome na história de nossa terra.

Fernando M. Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page