top of page

ANIVERSÁRIO DE CACHOEIRA: NO MEU PEITO BATUCA UMA CANÇÃO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 1 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

O HOMEM CONFIARÁ NO HOMEM, COMO A PALMEIRA CONFIA NO VENTO

Abertas estão as portas do meu coração para receber essa data em que vivemos e reviveremos momentos memoráveis. O dia está ainda na alvorada. Os pássaros, cantores de Deus, sabem que é um dia especial e a orquestra já se apresenta, despertando o cachoeirense. No peito batuca um samba que fala de saudade, a voz está a cantarolar o Hino de Cachoeira Alegre, os olhos contemplam os vales, os montes e campinas de minha terra, posso ouvir o badalar dos sinos; nos ares, ecoam o espocar dos fogos, a banda de música executa “Cisne Branco”, um dobrado que me leva a quatro décadas passadas. Primeiro de Novembro de 1979, o Dia do Cachoeirense.

E então, estava decretado: “A partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança” e que “O homem não precisará mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem, como a palmeira confia no vento; como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.

Nossa cidade se fez ainda mais linda, com a limpeza das ruas, a operação tapa-buracos (recapeamento asfáltico) a cal tingiu de branco os nossos muros e meios-fios, nosso coração se vestiu de amor, nossas almas respiram uma paz maior e um enorme desejo de estar juntos nos invadiu, um querer abraçar se agigantou em cada um de nós...

Não há uma programação por parte do município, mas, com certeza, muitos de nós se reunirão, seja em nossas casas, nos bares, nas ruas e praças, nas escolas, na Igreja-matriz, nos lares mais distantes onde pulsar um coração cachoeirense, todos estarão cantando parabéns para a terrinha querida.

Que o amor encha os nossos corações e que não falte paz onde estivermos, que, com uma dose dobrada de felicidade, com sorrisos mais largos e com o coração cheio de esperança possamos sonhar de novo, se reinventar, encher o coração de fé e a mente de sabedoria. Que também, nesse amanhecer sejamos iluminados pelo raio de sol da vida, que as bênçãos e vitórias sejam derramadas sobre todo cachoeirense e aqueles que nos visitam.

Que nossos encontros sejam de novas cores, sabores, experiências, aprendizados, risadas, abraços e histórias. Que esse dia chegue com muita luz e demore para ir embora! Que ele seja inesquecível pelo tanto de motivos que temos para celebrar. Vamos sonhar alto e lutar como nunca, para realizar cada um dos nossos sonhos e objetivos. Vamos diariamente acordar feliz e encontrar motivos para sorrir na simplicidade do dia a dia. Que este dia não termine antes de eu fazer alguém se sentir muito especial e importante. Meu desejo é que esse dia passe bem devagar e que possa nos encher de novidades de vida!

As flores da primavera estão aí, a enfeitar praças e jardins. Que riem os tolos de meus sonhos, da teimosia de meu ser em cultivar essa paixão e amor por minha terra. Mas sei onde posso chegar. Tenho ruas e atalhos. Estradas tão minhas por onde passar. Quero os pés descalços e alma lavada. O abraço, agasalho da paz.

Quero os campos da inocência. Da fruta madura ao alcance das mãos. E quando a noite chegar, quero amarrar com pedaços de fitas o luar. Atirar meu retrato nas águas do Córrego Rico, que, com as últimas chuvas, correm ligeiras, e ver boiar a minha vida, num doce velejar. Quero a liberdade de todos os beijos que dei, como folhas de outono que se soltam no ar.

Com as flores, quero enfeitar a minha santa tristeza. Porque, silenciosa como as sombras, é a dor que mora na alma. Dores de saudade que das distâncias infinitas trazem para dentro de mim, na introspecção do ser. Afinal, a vida é assim: riso e dor, tristezas e alegrias. Quero então, nesse “brincar de viver,” agradecer ao Senhor da Vida. Abraçar a minha saudade. E ornamentar com laços de fita o coração de todo cachoeirense!

Um abraço especial aos familiares que juntos, numa noite calma e serena entraram pela madrugada a embalar o sonho de se instituir o Dia do Cachoeirense. E esse sonho se concretizou, celebramos hoje, nosso 43º encontro. A ordem é: CONFRATERNIZAR!

Sejam todos bem vindos!

Feliz Dia do Cachoeirense!

Boa Leitura!

O Editor

 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page