A FESTA DE CORPUS CHRISTI, NA MATRIZ EM CACHOEIRA ALEGRE E OUTRAS PARÓQUIAS
Fernando Mauro Ribeiro
4 de jun. de 2021
3 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2021
Padre João Pedro celebrou na Igreja de N. S. de Lourdes, na Vila Vardiero, pela manhã, às 07:00 horas e celebrará na Igreja de N. S. Imaculada Conceição, às 19:00 horas. Ambas fazem parte da Paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre. Aqui na Igreja-matriz, a solenidade foi oficiada às 09:00 horas, para um número de fiéis, relativamente grande, já que em tempos de pandemia, de Decretos municipais que proíbem, dentre outras coisas, celebrações de Missas e Cultos; contamos com 87 participantes.
Uma celebração marcada pelo encontro do homem com Jesus Eucarístico. Do Divino com o humano. Como deve ser sempre em cada celebração Eucarística. Hoje, no entanto, além de participar do grande banquete, o povo de Deus, pode adorá-Lo no Santíssimo Sacramento, que vem até nós, num pequeno passeio pela Igreja, onde os tapetes foram confeccionados para recebe-Lo, mas, que, sobretudo, o nosso desejo maior é que Jesus visite e se instale no nosso coração.
Veja a Homilia de nosso Cura:
“Há na nossa Igreja, sinais. Sinais que a comunidade de Êxodos participava: o Sangue da Nova Aliança, que celebramos hoje, em Corpus Christi, festa que é também conhecida como Festa da Eucaristia, que nos faz entender o significado do sacrifício de Cristo. As três leituras, nos falam e a sequência que vimos à pouco, nos fala da volta à Aliança. O povo da Antiga aliança, percebeu que Deus quer voltar à Nova Aliança com Cristo, da qual nós participamos.
A primeira leitura é uma primícia, para entendermos o sentido da Eucaristia. O Salmo 115, diz: “Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor”. Este nome santo que foi imolado no altar e que nós celebrados em cada missa. Por isso que o altar é a mesa sagrada onde o Cordeiro foi imolado pela salvação de cada um de nós.
Na segunda leitura o autor sagrado nos fala de uma Nova Aliança que o sangue de Cristo vem selar. Uma aliança definitiva entre Deus e a humanidade; o divino e o humano. Jesus se fez semelhante ao homem, menos no pecado. Jesus Eucarístico está sempre conosco. Nós, é que com nossas faltas nos desviamos d’Ele. O Coração de Jesus transborda de amor, de misericórdia. Estamos passando por momentos difíceis. Momentos em que, as grandes autoridades da Igreja, nos pede, que unamos em oração.
Não entendo que, quando mais precisamos de oração, as autoridades civis, venham com Decretos que nos proíbem de celebrar a Eucaristia. Minha gente, temos aqui, na nossa paróquia todos os cuidados em relação ao protocolo da saúde: Utilizamos, máscaras, álcool em gel, os bancos estão demarcados, não há aglomeração, no momento das Ofertas e da Comunhão relembramos que se aguarde em seus lugares, que esperem que um faça a sua comunhão, para que depois o outro se aproxime do altar, ao encerrar a s celebrações, pedimos que utilizem as portas laterais para que se mantenha o distanciamento! Não entendo realmente, esses decretos.
Gente, o vírus não está aqui na igreja, não! Ele está, nos bares, nas praças, nas ruas, nos bailes de finais de semana, nas churrascadas, nas aglomerações, menos aqui, onde todos somos conscientes de nossos deveres. Isso é roubar a fé do povo. Não se pode fazer isso. Se o lugar onde o povo vai se abastecer tiver as portas fechadas, não sei o que será de nós! È de uma tamanha estupidez, é falta de fé, de discernimento, de cristianismo! Estamos diante de pessoas pagãs, de gente que não reza!
Estarei aqui, todos os domingos, assim como estarei de volta amanhã, que é primeira sexta feira, para celebrar. Jesus Sacramentado é fonte de vida, é presença real, que nos faz sentir pequenos, mas que toca no mais profundo de nossa existência. Eucaristia: O Senhor derrama e faz transbordar sua vida por amor de nós e para nossa salvação. Sejamos fiéis!
Louvado seja N. S. Jesus Cristo.
Padre João Pedro percorreu os corredores de nossa Igreja-matriz, São Sebastião, ministrando a Bênção do Santíssimo Sacramento. Reafirmou que estará, amanhã, nessa primeira sexta-feira de junho, rezando o Santo Rosário com a Comunidade, a partir das 17:00 horas e culminará com a celebração da Santa Missa, na matriz em cachoeira Alegre. Veja as fotos da celebração e os tapetes em nossa Matriz e outras Paróquias.
Comments