top of page

8 – UM PASSEIO PELA CASA DA MÃE APARECIDA QUE NOS ACOLHE COM CARINHO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 8 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

No dia 12 de outubro celebramos Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil. A imagem encontrada no rio Paraíba é da Imaculada Conceição de Maria, mãe de Jesus. Fiz uma viagem de turismo religioso com o pároco e um grupo de fiéis da Paróquia de São Marcelino de Champagnat situada no Condomínio Rio II, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Durante três dias, como hóspedes do Hotel Rainha do Brasil, fizemos um pacote de passeios pela cidade. Um pequeno passeio de barco non conduziu do Porto Paraguaçu até ao local onde foi encontrada a imagem. Essa imagem que vemos, foi feita para celebrar o grande privilégio espiritual concedido por Deus Pai a Maria de Nazaré, em preparação à sua maternidade divina. Nossa Senhora Aparecida é a Imaculada Conceição.

O culto de veneração a Nossa Senhora Conceição de Aparecida, difundiu-se por todo o Brasil. São muitas as Igrejas, capelas e oratórios dedicados a ela, sinal do carinho, do amor e da devoção do nosso povo à santa e imaculada Mãe de Jesus. Se perguntarmos por que esse culto público atrai milhões de peregrinos a Aparecida do Norte, e por que essa devoção popular está em centenas de milhares de lares brasileiros, as respostas podem ser múltiplas, das quais me atenho a duas:

- As inumeráveis graças e bênçãos que os devotos recebem. Verdadeiros milagres são frequentemente testemunhados pelas pessoas, realizados por Deus, pela intercessão de Virgem de Aparecida.

- O amor e o carinho que o brasileiro sempre teve para com a mãe de Jesus. O amor a Maria é algo tão presente na alma do católico brasileiro que já faz parte de sua vida. E manifestamos esse carinho por meio de uma oração decorada, da oração do Terço, de uma imagem da Virgem na carteira, ou um “tercinho” no bolso, ou colocando um decalque ou terço no nosso veículo.

As peregrinações acontecem durante o ano todo, mas, em outubro, o fluxo é reconhecidamente multiplicado. Não vou com tanta frequência, como fazem alguns, mas quando o faço, opto por outros meses, quando o número de fiéis é menor. Fomos com uma guia turística que nos acompanhou durante os passeios, numa caminhada pelo Caminho dos Devotos, quando nos é explicado em detalhes os vinte mistérios do Terço Mariano: Os Gozosos, os Dolorosos, os Gloriosos e os Luminosos.

A soma de todos eles, dá um total de vinte mistérios expressados através de esculturas que formam belíssimos cenários que, nos são explicados pela guia e o padre, - uma verdadeira aula de teologia, arte e cultura - à medida que vamos contemplando e seguimos rezando. O retorno desse tour, é feito num curto passeio no Trem dos Romeiros entre duas estações.

Visitamos o Morro do Presépio, o Museu de Cera, uma visita noturna ao Santuário – somente para os hóspedes desse hotel – o Museu da Torre, a Cúpula do Santuário, a Cruz vazada, as representações artísticas impressas nas paredes e altares do templo, onde um guia fala-nos de todo o complexo arquitetônico da Casa da Mãe Aparecida, desde o lançamento da pedra fundamental até os dias de hoje.

Os peregrinos, movidos pela fé e pela confiança na Mãe Maria, sabem “transfigurar”, “ir além das aparências” daquela imagem colocada na basílica. Nela sabem encontrar a Mãe viva, amorosa, carinhosa e bondosa, que os acolhe de braços abertos. Ali nos sentimos acolhidos por Ela, como na “casa da Mãe”. Ali abrimos os ouvidos do coração para “a voz da Mãe” que nos fala claramente, nos inspira, ilumina, fala ao coração, aconselhando-nos e até questionando-nos sobre os nossos pecados.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page