top of page

31 - SÁBADO SANTO: CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 31 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de abr. de 2024

As constantes chuvas que caíram na região, não tirou o brilho da celebração da Semana Santa na Paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre. É bem verdade que dificultou o ir e vir dos fiéis, mas ainda assim, eles compareceram em grande número. Hoje não foi diferente. Pouco antes da celebração do Sábado Santo, uma chuva forte parecia decretar que poucos paroquianos participariam da celebração. Porém, vencendo todas as adversidades os paroquianos lá estavam.

  A celebração teve início às exatas 20h30m.Em virtude da chuva, a Bênção do Fogo Novo foi realizada na porta principal da matriz, e não na Praça Olavo Carlos, como de costume. Pe. Márcio Nunes, que presidira a celebração se reúne com os ministros, a assembleia se aproxima, é saudada por ele que, dá a Bênção do Fogo Novo depois de preparar o Círio Pascal com palavras que fala da eternidade de Cristo.

 O celebrante traça em cima da cruz a letra Alfa, embaixo a letra Ômega, e entre os braços da cruz, os quatro algarismos que designam o ano em curso.

  Cristo, ontem e hoje – Princípio e Fim – Alfa e Ômega – A ele o tempo – e a eternidade -  glória e o poder – pelos séculos sem fim. Amém. Feita a incisão, nosso pároco aplicou no Círio os cinco grãos de incenso proferindo estas palavras: Por suas santas chagas – suas chagas gloriosas – o Cristo Senhor – nos proteja - e nos guarde. Amém!

  Na sequência ele acende o Círio Pascal com o Fogo Novo e proclama: “A luz do Cristo que ressuscita resplandecente dissipe as trevas de nosso coração e nossa mente. Ao adentrar o corredor central da matriz, inicia-se a Procissão do Círio Pascal. O sacerdote ergueu o Círio e proclamou três vezes: na entrada, no meio e diante do altar-mor: “Eis a luz de Cristo! Enquanto o povo responde: Demos graças a Deus!

  Na segunda proclamação, acendeu-se as velas no Círio Pascal. A igreja, antes às escuras, é iluminada pelas luzes das velas e as lâmpadas que são acesas e, a grande vela é colocada em um lugar de destaque.

 

A PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA

  Os fiéis permanecem de pé, com as velas acesas, enquanto o sacerdote proclama a Páscoa do Senhor. É um belo momento em que o celebrante canta o “exulte”, alternando com o povo: “Exulte o céu e os anjos triunfantes, mensageiros de Deus, desçam cantando; façam soar trombetas fulgurantes, a vitória de um Rei anunciado. – Alegre-se também a terra amiga, que em meio a tantas luzes resplandece; e, vendo dissipar-se a treva antiga, ao sol do eterno Rei brilha e se aquece. – Que a mãe Igreja alegre-se igualmente, erguendo as velas deste fogo novo, e escute reboando de repente, o júbilo cantado pelo povo...”

  Proclamadas as leituras e entoados os salmos, a assembleia cantou com júbilo e solenemente o Hino de Louvor, ao toque das sinetas e o repicar dos sinos. É uma manifestação de alegria dos cristãos, afinal, avida venceu a morte e foi coroada com a glória do Senhor. Nas suntuosas catedrais, matrizes, templos e singelas capelas ressoou por toda a terra o aleluia dos povos e nações, que se gloriam no Senhor. Hosanas, milhares e milhões de hosanas sem fim ao Deus da vida, ao Senhor dos senhores, ao Deus que nos amou com um amor sem fim. Aleluia! Aleluia! Aleluia!

 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO:

  Nosso Cordeiro Pascal, Cristo, já está imolado. Celebremos a festa, não com o velho fermento, mas com pães ázimos de pureza e de verdade, aleluia!

 

BÊNÇÃO SOLENE

 Depois de aspergir a assembleia com a Água Benta, se dirigir aos fiéis agradecendo pela fidelidade na participação ao longo desses dias em que celebramos a Semana das Dores e a Semana Santa, depois de dar os avisos; nosso pároco deu uma solene bênção e concluiu dizendo: Levai a todos a alegria do Senhor ressuscitado; ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Aleluia! Aleluia! No que todos responderam: Graças a Deus! Aleluia! Aleluia!

 

FELIZ PÁSCOA! VIDA NOVA, CHEIA DE PAZ NO CRISTO RESSUSCITADO!

Nós do Portal Novo Tempo, desejamos a você, amado leitor, e à sua Família, sua Comunidade, uma vida nova em Cristo, Senhor nosso ressuscitado! Feliz Páscoa! Aleluia!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page