31 – MISSAS NA MATRIZ, NO SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA
Fernando Mauro Ribeiro
31 de jul.
4 min de leitura
Atualizado: 7 de ago.
MISSA DOS AVÓS: Como já visto nessa edição, no dia 26 (sábado) Padre Márcio Nunes celebrou na Igreja-matriz em Cachoeira Alegre, Missa em honra aos avós de Jesus, São Joaquim e Sant’Ana: Com os avós de Jesus, celebramos a alegria de Ser Família! Registramos nossa prece especial por todos os vovôs e vovós, especialmente por aqueles que sofrem na solidão ou com alguma enfermidade e também aqueles que partiram para o encontro com Deus, mas que nos deixaram as lições de fé, amor, respeito, caráter, carinho e afeto.
17º DOMINGO DOTEMPO COMUM
Na celebração do dia 27 (domingo), aprendemos a dialogar com Deus e com a vida, quando nosso coração se enche de amor. Assim, experimentamos também as alegrias de partilhar a vida e os dons. Vimos que a misericórdia do Senhor não tem limites.
“Podemos colocar essa afirmação como tema para a reflexão da liturgia que celebramos neste dia. As leituras nos levam ao coração misericordioso de Deus, que ouve com atenção o patriarca Abraão e o tranquiliza mostrando a grandeza e a potência do amor que ele nutre pela humanidade. É um amor capaz de tolerar toda fragilidade humana no desejo de fortalecer e dignificar a vida de cada pessoa.
Esse Deus, amor-misericórdia, foi capaz de se fazer Homem, para pisar no chão, experimentar nossa dor, angustia, sofrimento e nos dar, uma vez por toda a Salvação, pois nele, tudo se refaz e se renova. Pela graça do batismo ressuscitamos com Ele, e ressuscitados nela, nos tornamos capazes de seguirmos em frente com sua missão.
O que fortalece a continuidade da missão de Jesus é sua paciência com o ser humano sempre necessitado de sua atenção. É por amor e misericórdia que Jesus se aproxima das pessoas, escolhe seus discípulos e nos convoca a sermos todos seus seguidores e continuadores.
O que fortalece nossa missão de continuar os caminhos de Jesus é nossa aceitação desse amor verdadeiro que nos preenche, nos envia e permanece conosco. E para nos sustentar nessa missão, Jesus nos ensinou a rezar.
O Pai Nosso revela o sonho de Deus de sermos uma única família na partilha do reino, da vida e do pão na fraternidade, solidários uns com os outros, sendo capazes de sentir a dor do outro e viver a graça de perdoar e ser perdoado. Ser família de Deus é receber e doar os valores que Ele nos oferece com seu amor misericordioso.
Depois de ensinar a rezar, sus explica, com alguns exemplos a força da oração lembrando que Deus está sempre atento às nossas necessidades e Ele realizará o melhor que for para cada um de nós. Deus é bom, precisamos confiar sempre! Que Ele nos ajude a sermos capazes de oferecer amor e misericórdia em tudo o que fizermos e em todos os nossos relacionamentos humanos, diz Padre Lucas Emanuel na coluna “A Palavra: Dos ouvidos ao coração”!
MISSA DAS ALMAS: No dia 28 (segunda-feira), às 19:00 horas, mais uma vez, Pe. Márcio Nunes celebrou Missa pelas Almas, na Matriz São Sebastião em Cachoeira Alegre. Um grande número de fiéis participou desse momento de fé e oração por todos os falecidos. Na ocasião, vimos que o Reino, como a semente da mostarda ou como o fermento, é a maneira de Jesus nos mostrar que seu Reino se constrói aos poucos e Ele nos chama a participar dessa construção com Ele.
“Apesar do ser humano, por muitas vezes, agir de maneira contraditória e ingrata, Deus nos continua a confiar e inspirar aqueles nos quais Ele encontra espaço para agir. É claro que a proposta do Reino continua aberta a todos. Ele tem paciência e espera nossa aceitação".
A Primeira Leitura do Livro do Êxodo revela ingratidão por parte do povo. Foram libertados e se esqueceram de Deus que os libertou. Mesmo assim serão reconstituídos para a reconciliação e para a maneira como Deus espera que se comportem. As tábuas da lei que Moisés recebeu no alto da Montanha, os organizarão novamente como povo. O Evangelho nos indica a maneira que Jesus usa para colocar no coração do povo sua proposta de amor, o seu Reino.
É através das Parábolas que o Mestre consegue colocar no coração humano sua lei de amor. Como a mostarda e o fermento, o Senhor espera que o tempo nos mostre a grandeza de seu Reino”.
Ao fim da celebração, como de costume, houve a Bênção das Velas e em procissão, com as velas acesas, cantando e rezando, os fiéis as conduziram até aos portões do Cemitério Bom Pastor.
SANTA MARTA, MARIA E LÁZARO: No dia 29 (terça-feira) a Igreja celebra os irmãos: Marta, Maria e Lázaro. Lembrando-nos que Deus é Amor! Esta é a verdade mais bonita do mundo porque é a verdade que nos salva. Deus tudo faz por amor, assim também devemos agir.
SÃOFÉLIX: No dia 30 (quarta-feira), Ao celebrar mais uma Eucaristia, a Santa Igreja nos mostra que, “descobrir o valor do Reino de Deus, é aquilo de que nós mais precisamos para termos uma vida digna e feliz, e respeitar esse direito de cada pessoa. Assim celebramos o Deus que confia em nós e coloca essa oportunidade em nossas mãos.
MISSA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA:
Nessa quinta-feira, dia 31, como de costume, exerço o meu ministério como Ministro Extraordinário da Palavra e Comunhão ma Capelania de Nossa Senhora do Divino Pranto, quando visitamos os enfermos, levando a ales uma palavra de conforto, fazemos orações e, para aqueles que estão preparados e desejam receber, a Sagrada Eucaristia. Depois de a equipe percorrer todo complexo hospitalar, visitando a cada um em seu leito, retornamos à Capela para a Santa Missa. Então, participamos da Santa Missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima na Fundação Cristiano Varela (FCV) Capelania de N. S. do Divino Pranto.
Padre Bernardo em sua homilia, hoje, falou da vida de Santo Inácio de Loyola. Que o exemplo de Santo Inácio nos faça praticantes dos valores preciosos do Evangelho e nos ajude a viver o Reino de Deus com dignidade.
E assim, chegamos ao fim de mais um mês e nos aproximamos também do final de mais uma edição do “Jornal da nossa terra”, do Portal Novo Tempo.
Comentários