31 - AS OBRAS DA ESTRADAS MURIAÉ X CACHOEIRA, A AUEMPB E SUAS CONQUISTAS
Fernando Mauro Ribeiro
31 de out. de 2023
5 min de leitura
A primeira manifestação que o Grupo promoveu – sempre pacífica – ocorreu em 22 de fevereiro de 2022. Eu estava no Rio de Janeiro e não pude participar, mas havia aceitado o convite, estava já inserido e noticiamos aqui o sucesso do evento, destacamos a dedicação das pessoas que se dispuseram a uma carreata que sairia de Muriaé, passaria pela Vila Vardiero, Cachoeira Alegre, Silveira Carvalho, Barão do Monte Alto e retornaria à Vila; em meio ao sol de janeiro, os buracos e a poeira da estrada. O Grupo denominado Protesto Pacífico, que havia sido idealizado por Idelvan Rodrigues, em 11 de janeiro de 2022, a partir daí, tomou maiores proporções, a adesão de novos integrantes e consequentemente mais notoriedade.
Um movimento, uma força que talvez nem mesmo seus membros imaginariam ter. Faço parte desse grupo de abnegados guerreiros que, acreditando que juntos se vai mais longe, que unidos se alcança seus objetivos e com extrema dedicação abriram mão de algum momento com a família, ou deixando de lado seu trabalho para abraçar definitivamente uma causa que é: a busca incessante através dos órgãos públicos para a melhoria de nossas estradas, mais especificamente, o trecho que compreende Muriaé x Cachoeira Alegre que se estende até Silveira Carvalho, Barão do Monte Alto, passando pelas comunidades que ficam no seu entorno e que também se beneficiariam.
Foram inúmeros os encontros com prefeitos e vereadores do município de Muriaé e posteriormente, com os poderes públicos municipais de Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto. Um grupo apartidário – pelo menos foi assim que ele surgiu – embora alguns membros insistam em postar notícias ou fatos políticos que em nada contribuem para o progresso de suas ações e, muitas vezes, até dificulta o seu processo, já que acaba dividindo opiniões, causando divergências e as consequências são o desânimo e afastamento de alguns.
Mas, ainda que enfrentando dificuldades de toda natureza, críticas e o descrédito por parte de muitos que diziam: “Isso é fogo de palha! Ah, isso não vai longe”, o que se sabe é que, os objetivos estão sendo alcançados. Quem trafega por essa estrada, pode perceber as conquistas que já se obteve com o município de Muriaé, que embora de forma lenta, vem solucionando o problema crucial daquele trecho que pertence ao município com pavimentação em bloquetes, calhas nas laterais, um trecho de passeio público (calçada) e também o concretamento de uma área considerável que compreende a rua Pedro Mazzine no bairro Santo Antonio em Muriaé, até à comunidade da Gameleira.
É inegável a luta do grupo para se atingir seus objetivos, da mesma forma, reconhecemos o empenho do município de Muriaé em atender nossas reivindicações, responder nossas solicitações e nos receber naquela Casa Legislativa.
Mas, o trabalho não para por aí. O objetivo do grupo, é solucionar de vez o problema, conseguindo que o município estenda a obra até a ponte da Barra Alegre onde se estabelece o limite dos dois municípios: Muriaé e Patrocínio do Muriaé. E ao que sabemos, novos trechos serão licitados e acreditamos sim, que obteremos mais essa vitória.
Infelizmente, não se pode dizer o mesmo dos municípios de Patrocínio e Barão, quando a morosidade em iniciar as obras para as quais já se tem a verba é inadmissível e gera desconfiança, dá margem para comentários dos mais diversos e causa revolta. Também os vereadores não se posicionam e o executivo vai arrastando e muitos já nem acreditam mais que elas sejam realizadas durante esse mandato. Mas isso é assunto para outra matéria.
Sigamos aqui, abordando as ações do grupo Protesto Pacífico e suas conquistas. Quero destacar a criação da AUEMPB Associação dos Usuários da Estrada Muriaé, Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto. Depois de várias reuniões com autoridades dos três municípios no intento de se resolver os problemas das estradas. Para ganhar mais força e legitimidade os integrantes do até então Protesto Pacífico tiveram a ideia de se transformar em uma Associação que terá como nome ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DA ESTRADA MURIAÉ, PATROCÍNIO DO MURIAÉ E BARÃO DO MONTE ALTO – AUEMPB, onde foi eleita a diretoria. Para dar mais visibilidade às ações foram criados perfis no Instagram e no Facebook, onde serão divulgadas as ações tomadas. Em um ofício de número 003/2023 enviado em 24-10-2023, ao prefeito Dr. Marcos Guarino de Oliveira a AUEMPB diz: “Em nome dos usuários e da Diretoria da AUEMPB agradecemos ao Excelentíssimo Prefeito, pois se solidarizou com a luta diária dos usuários e por enquanto só o município de Muriaé que tomou medida efetiva e deu início à pavimentação que se encontra en estado avançado de execução tendo início na rua Pedro Mazzine até a Vila Marciana.
É oportuno transcrever aqui outro ofício da AUEMPB encaminhado ao Prefeito de Muriaé. Ofício 004/2023:
Prezado Prefeito, após concluir a pavimentação da Estrada que liga Muriaé a Barão do Monte Alto (trecho pertencente a Muriaé) solicitamos também, as seguintes benfeitorias para garantias a segurança do usuário, bem como a trafegabilidade:
* Iluminação do trecho;
* Placas com indicação de velocidade de 40 Km/h
ALGUNS COMENTÁRIOS:
“É inegável que a criação da AUEMPB foi um divisor de águas para a execução das obras de nossa estrada e, igualmente perceptível o progresso que virá com outras ações da Associação. Parabéns aos idealizadores!” (Fernando)
“Muriaé reforçando seu compromisso em solidarizar com os usuários da Estrada”. (Silvio)
“De fato, somos gratos à Prefeitura de Muriaé, embora entenda como um dever do poder público, a verdade é que tantos prefeitos passaram e sequer acenaram com essa possibilidade. O prefeito Dr. Marcos Guarino entendeu as agruras pelas quais passavam os usuários dessa estrada e o resultado está aí. Uma área considerável, já pavimentada. É óbvio que esperamos mais, que desejamos mais, que acreditamos que as obras contemplarão a outros tantos outros moradores quando concluídas até o limite do município. Quando há boa vontade e empenho das partes interessadas, a vitória é só uma consequência”. (Fernando)
“Agora vamos nos empenhar e cobrar também de Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto”
“A melhor maneira de imaginar uma comunidade com forças para reivindicar suas necessidades junto aos órgãos públicos, é através das associações” (Wellington)
“Precisamos ser pacientes, quando há obras, é natural que que cause algum transtorno. Principalmente se há chuvas, porque elas interferem no andamento dos trabalhos” (Fernando)
“No início, muita ansiedade e incertezas, mas aos poucos, com as ações de todos e a legitimação da AUEMPB intensificou e fortaleceu a nossa luta. Ver parte da estrada pavimentada é maravilhoso, coisa que muitos achavam impossível, mas está acontecendo, talvez, não no tempo que gostaríamos, porém, tudo tem seu tempo” (Silvio)
“A Prefeitura de Muriaé, realmente está de parabéns pois se solidarizou com nossa causa. Barão do Monte Alto, ao que tudo indica, irá pavimentar do trevo da Guarita até a União, na divisa com Patrocínio. Já Patrocínio do Muriaé, é muito provável que nesta gestão nada aconteça, a exemplo das manilhas que estão próximo ao Bar do Leandro e que até hoje não foram colocadas, e a AUEMPB já oficiou pedindo prazo, fez contato com a secretaria de obras, mas nenhuma ação, nenhuma resposta”. (Silvio)
“Não há nada mais gratificante do que você ver as coisas acontecendo, evoluindo para um bem comum. A população deve ter em mente e saber usar a força que tem; saber cobrar na hora certa, a quem cobrar e como cobrar. A criação da Associação foi sem dúvidas o marco principal, para que tudo continue caminhando. Ainda há muito o que fazer, a população merece muito mais”! (Rodrigo)
Para maiores informações, acesse as redes sociais da AUEMPB. Sítio Jacaré – Casa de Tábuas – Zona Rural de Patrocínio do Muriaé – MG. E-mail: auemob01@gmail.com. Em nome do Portal Novo Tempo - portalnovotempo1.com.br – também como usuário da estrada, parabenizo o idealizador do Grupo e todos os seus membros por mais essa conquista. Aos integrantes da AUEMPB nossa gratidão, nosso aplauso!
Comentários