Setembro é o mês da Bíblia e foi escolhido pela Igreja porque dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo. São Jerônimo foi um grande biblista, apaixonado pela Palavra de Deus e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego), para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte. Ele nasceu na Dalmácia em 340 e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja.
Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura, às necessidades da época. A fama da cultura e sabedoria de São Jerônimo se espalhou e chegou até Roma. Por isso, o Papa Damaso o chamou e lhe deu a grandiosa missão de traduzir a Bíblia para o latim, a língua do povo. Por isso, sua tradução foi chamada de Vulgata, ou seja, popular.
O Papa queria uma tradução mais fiel possível do hebraico e do grego para o latim e que, ao mesmo tempo, o povo pudesse compreender. Este trabalho de São Jerônimo, durou muitos anos, pois ele procurava, em cada versículo, a tradução mais fiel possível, para que o povo conhecesse, profundamente, as riquezas da Palavra de Deus. Por causa disso, é que temos hoje, a Bíblia traduzida para o português e para vários outros idiomas. Essas traduções vieram da tradução popular de São Jerônimo.
Ele escreveu: “Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras, ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar a Cristo”. São Jerônimo morreu com quase 80 anos, no dia 30 de setembro de 420.
Comments