30 - SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR E ENCERRAMENTO DO MÊS DE MARIA
Fernando Mauro Ribeiro
29 de mai. de 2022
2 min de leitura
Nas Igrejas cristãs, católicas, celebrou-se nesse domingo a Solenidade da Ascensão do Senhor e o encerramento das festividade em louvor a Nossa Senhora. Na Matriz São Paulo, em Muriaé, houve três Missas ao longo do dia. Às 17:30 horas, aqui, pertinho de minha casa – Praça São Paulo – os fiéis se concentraram para celebrar um Momento Mariano, com orações, cânticos e a recitação do Santo Terço.
Depois, seguiu-se em procissão até a Igreja-matriz, onde foi celebrada Missa festiva, que culminou com a coroação de Nossa Senhora, pelas crianças. No pátio da Matriz uma queima de fogos, Barraquinhas da Pescaria, dos Doces e Salgados, do Jogo de Latas, Pipocas e Algodão Doce faziam a alegria da criançada. O salão de festas, todo tomado com os paroquianos disputando as prendas do Leilão, marcando suas cartelas de Bingos e se deliciando com as delícias da culinária típica desses dias frios de um outono que se despede, para acolher o inverno que faz com que corramos ao guarda roupa para apanhar nossos agasalhos.
A conclusão do Evangelho de Lucas, que ouvimos hoje, narra a despedida de Jesus dos seus discípulos e sua Ascensão aos Céus; quando, depois de uma vida entregue por amor e na fidelidade do Pai, Jesus sobe aos Céus. Esse caminho de doação e entrega, devemos também percorrer, encontrando assim a vida definitiva em comunhão com Deus. Os Apóstolos acolhem o Cristo que lhes enviará de junto do Pai, o Paráclito, o Defensor, o Advogado, o Espírito Santo que prometera. Em Cristo, a vida ganha seu sentido, e podemos olhar nossa história com esperança, continuando seu projeto.
“A ascensão de Jesus nos faz olhar para a comunidade-Igreja e avaliar nossas atitudes de fé. Certamente, temos sempre o que aprender! E hoje aprendemos a ter um olhar novo sobre o mundo e sobre nós mesmos. Adentramos esse processo de vida e de fé, que nos levará à Comunhão com Deus. Saibamos, pois, compreender os sinais dos tempos, para descobrirmos que o Senhor que elevar-nos ao céu, por causa de seu amor e de sua misericórdia”, concluiu sua homilia, o celebrante Padre Jean.
Comments