top of page

30 - SETEMBRO É O MÊS DA BÍBLIA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 30 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

A Bíblia continua sendo o livro mais vendido no mundo. Assim mesmo, milhões de pessoas não a conhecem, muitos a compram e ela fica esquecida, pegando poeira na estante, na biblioteca. Outros fazem da Bíblia um simples enfeite de sala, ao lado de um jarro de flores, junto à televisão. Nada mais que um livro decorativo. Lindamente encadernado e... sempre fechado. A Bíblia, livro dos livros, não é apenas a Palavra de Deus que a tradição nos legou. É o próprio Cristo, vivo e palpitante dentro de nossa casa, dentro da nossa vida. Na Bíblia, dois livros importantes e básicos: o Antigo e o Novo Testamento. O Novíssimo Testamento... somos nós que o escrevemos e vivemos, hoje, edição século XXI.

Para interpretar a Palavra de Deus, o cérebro é menos importante que o coração. É preciso ter um profundo olhar de contemplação para atingir a riqueza imensa contida na Sagrada Escritura. O olhar de contemplação reclama Fé, Esperança, Humildade. Alma simples. Abertura de Espírito. Coração de criança. O olhar de contemplação tem antenas mais poderosas que uma torre de rádio ou televisão. Capta sutilezas que um telescópio não atinge. Percebe gestos de misericórdia e amor onde o computador eletrônico, a ciência e a psicanálise não chegam.

O homem moderno vem perdendo gradativamente a sensibilidade espiritual. O olhar de contemplação se alimenta da prece, no silencio reflexivo, na vida sacramental. Supõem a graça divina e pede nossa colaboração. Colaboração humilde, generosa, alegre e perseverante. O Evangelho não é apenas um livro que lê e medita, mas é acima de tudo uma Pessoa que se descobre: Jesus Cristo, nosso amigo e redentor. Respeito e admiro muito os homens de um livro só, bem assimilado e vivido. A Bíblia, por exemplo, gostaria de sair pelo mundo, carregando um grande cartaz com esse letreiro: TIREMOS A BÍBLIA DA ESTANTE, DAS BIBLIOTECAS. E COLOQUEMOS JESUS EM NOSSOS LARES, EM NOSSA VIDA, NO FUNDO DO CORAÇÃO.

É isso aí, meu irmão, minha irmã: todos os belos pensamentos já foram escritos. O que falta é vive-los com generosidade, com entusiasmo e muito amor. Setembro é também o mês da Pátria. Que bom seria se a bíblia fosse presença real e palpitante em todas as famílias brasileiras. O futuro de uma nação depende um pouco de cada um de seus habitantes. Para construir o Brasil de hoje e de amanhã, cada cidadão deve colocar seu tijolinho de esforço e boa vontade no edifício em construção. A solidariedade é o caminho. E unidos seremos mais fortes em qualquer dificuldade.

Muitas vezes buscamos no imaginário o que a realidade nos nega. Temos sempre alguma esperança na reserva, algum sonho de plantão. A conquista de um título para o nosso time, a próxima Copa do Mundo, as Eleições. A publicação ou leitura de um livro... definitivamente, este é o combustível que nos move: a esperança de dias melhores, alguma ilusão. Precisamos ir além, colocar os pés no chão dos fatos concretos. O Brasil será a consequência, o fruto do que plantarmos hoje, de mãos dadas no trabalho, na busca de soluções urgentes, inadiáveis. Que Nossa Senhora Aparecida nos ajude e abençoe nessa ingente tarefa nacional

Pe. Roque Schneider, S.J.


 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page