top of page

30 - FLAMENGO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E IMATERIAL DO RIO DE JANEIRO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Exatamente. O Clube de Regatas do Flamengo foi declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A lei que oficializa esse reconhecimento foi sancionada pelo governador Cláudio Castro, após aprovação na Assembleia Legislativa (Alerj). A decisão reconhece o Flamengo não apenas como um clube esportivo, mas como um elemento fundamental da cultura e identidade do povo carioca.

   A Lei 10.888/2025, foi publicada no Diário Oficial no dia 17 de julho de 2025. O reconhecimento destaca a relevância do Flamengo não apenas no Futebol, mas também em outras modalidades esportivas.

    “O Flamengo é um grande clube, amado e respeitado não só no Rio de Janeiro, mas dentro e fora do Brasil. É reconhecido também não só pelo futebol, com sua torcida de 40 milhões de flamenguistas. É, acima de tudo, um clube responsável por lançar muitos destaques em diversas modalidades e por incentivar o esporte”, disse o governador.

 

O QUE MAIS ME IMPRESSIONOU FOI A SALA DE TROFÉUS

Visitei algumas vezes e mais recentemente – em 2024 -  sede do clube na Gávea, e como rubro-negro, me encantei com a estrutura do Flamengo, mas o que mais me impressionou foi a sala de troféus, claro.

A sede do clube na Gávea abriga a estrutura administrativa do Flamengo, além de salas de troféus, áreas de treinamentos e espaços destinados a modalidades como remo, natação, polo aquático, basquete, judô, futsal, ginástica olímpica e futebol profissional que treina no Estádio Bastos Padilha.

   Ídolos como Rebeca Andrade, campeão mundial e olímpica de ginástica artística, e Oscar Schmidt, lenda do basquete, passaram pelo clube que é considerado um dos principais centros formadores de atletas do Brasil. A nova lei impede a realização de reformas, obras ou benfeitorias no espaço da Gávea.

   Mas a grandeza do Flamengo se estendeu até Vargem Grande – RJ, onde está localizado o “Ninho do Urubu” estrutura moderna, comparada à dos grandes clubes europeus. Jogadores que são repatriados ou que atuavam na Europa, se surpreendem com o gigantismo do Clube.

   Não é à toa que o clube é considerado um símbolo de pertencimento e paixão para milhões de torcedores, e o reconhecimento como patrimônio, celebra sua importância para o Rio de Janeiro. O Flamengo é visto como parte da cultura e identidade do Rio de Janeiro, presente na música, na literatura e na vida cotidiana da população.

    Há um vídeo espetacular de Daniela Boaventura que diz: “O Flamengo é um clube que desperta paixão e orgulho em seus torcedores, sendo um símbolo de identidade e pertencimento para milhões de pessoas. O reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial celebra o papel do Flamengo na história e na cultura do Rio de Janeiro, e o clube se sente honrado com essa declaração.

 

OS ARCOS DA LAPA EM VERMELHO E PRETO, UM SHOW

    Na noite desta quarta-feira (30), os Arcos da Lapa, um dos cartões-postais mais emblemáticos do Rio de Janeiro foram iluminados com uma projeção especial em homenagem ao Flamengo. A ação marcou o lançamento da nova camisa III do clube, com o slogan “Patrimônio Original da Nação”.

   A iniciativa é fruto da parceria entre o Flamengo e a adidas Originais – linha lifestyle da marca alemã – e celebra as raízes rubro-negras, destacando a importância do clube não só no esporte, mas também na cultura brasileira. Essa é a primeira vezem décadas que a adidas Originais assina um uniforme esportivo no Brasil.

Venê Casagrande


ROYAL É APRESENTADO NO NINHO E DIZ: A ANSIEDADE ESTÁ A MIL

   O Flamengo apresentou ontem o lateral-direito Emerson Royal. Após ter sido anunciado no último sábado e aparecido diante da torcida no Maracanã no domingo, ele vestiu a camisa 22 oficialmente e deu entrevista coletiva no Ninho do Urubu, mostrando ansiedade pela estreia. Está desde janeiro sem jogar. “Preciso me preparar fisicamente para fazer um bom trabalho”, disse ele.

    Ao comentar sobre o primeiro contato com a torcida no final de semana, antes da vitória rubro-negra sobre o Atlético – MG, pelo Brasileirão, Royal disse ter descoberto a paixão pelo clube: “Sempre fui flamenguista e não sabia. O primeiro calor da torcida foi muito importante para mim. Quero agradecer ao Flamengo o esforço que fez para que eu chegasse aqui. Já joguei no Maracanã como adversário e é difícil pra caramba, As pernas tremem – elogiou o atleta comprado por R$ 58 milhões, de 26 anos.

Fernando Mauro Ribeiro

 

 

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page