30 - ESTAMOS DE VOLTA: ASSIM SE PASSARAM OS DIAS EM ARACAJU
Fernando Mauro Ribeiro
30 de set. de 2022
7 min de leitura
Vigésimo dia de setembro: Estamos no Galeão. Cafezinho, pão de queijo, sono e a expectativa do voo. Aracaju é o nosso destino.
Às 09:15 horas a aeronave tocou o solo de Aracaju, SE. Classic ...Hotel. Bagagem no apart e um city tour pela cidade. Agora é hora de experimentar a culinária aracajuana: Em restaurante Sal & Brasa, enquanto se esperava pelo delicioso almoço, sedentos, consumimos oito cerveja Stela Artoar. No almoço, por enquanto, nada de conhecer os pratos típicos sergipanos. No cardápio, optei por um prato simples: arroz, purê de batata e bife à parmegiana. Vamos ver o que se fará ainda hoje!
22 de setembro: Praia de Atalaia. Foi o programa de hoje.
Aracajú possui 22 km de praias de águas mornas e calmas, com uma faixa de areia plana e larga. Logo, já sei que temos que dar muitas pernadas para visitar esse paraíso. Então é aniversario da Aparecida Marques. Agora, no quarto do hotel, olhando as redes sociais é que vi. Mandei um áudio mais ou menos assim: “Oi Aparecida, Boa noite, Parabéns, parabéns, parabéns! Acabo de chegar de um restaurante onde comemos pizza. Que bolo bonito, mande um pedaço pra mim! Eu trocaria a pizza por um pedaço desse bolo que divide aí com os amigos e para estar na companhia agradável de todos os seus e meus amigos daí. Parabéns pra você, nessa data querida. Feliz Aniversário. Beijos!
23 de setembro: Praia da Âncora, é onde fomos hoje. Olhando as redes sociais, grupo da Família Ribeiro, vi então, que veio a óbito o Zé Francisco (Taco)? Soube, ainda aí, que havia sofrido uma queda. Foi o Cajú quem disse, lá na Padaria da Belinha. Que triste né! Dona Ana, a mãe, já velhinha, passando por mais um golpe. Quando retornar, farei a ela uma visita.
24 de fevereiro: Vamos Aracajuar: Segundo as agências de passeios, é sentir Aracaju. Viver as belezas que a cidade oferece aos turistas; relaxar e se dar o direito de ser feliz. Aracajuar é também o verbo que explica o sorriso no rosto e o brilho no olhar que todo aracajuano carrega e que ninguém precisa de aula para aprender a conjugar.
A cidade é conhecida como a princesinha do Nordeste. Hoje fomos a um lugar bastante aprazível, belo e sossegado. Ou seja: sem o barulho de música mecânica e a algazarra de vendedores ambulantes. É a Lagoa dos Tambaquis.
25 de fevereiro: E vamos nós a Aracajuar mais um dia, caminhando pelas praias ao som das ondas do mar, conhecer o patrimônio histórico e arquitetônico, a orla mais bonita do Nordeste – dizem eles – a cultura e a culinária, a badalação da Passarela do Caranguejo que fica de frente para a Praia de Atalaia, a calçada repleta de bares e restaurantes é o point mais badalado de Aracaju. E tudo isso, numa cidade bem cuidada, limpa, organizada e acolhedora!
26 de fevereiro: Bom dia gente boa do Grupo Aracaju aí vai! Nessa manhã, 08:56 horas, vamos ao panorama da capital sergipana: Temperatura de Aracaju – SE. 06:38 graus nesse momento.
Choveu ao amanhecer, (chuva fraca) pude ouvir o barulho da chuva. O asfalto está já seco, sem nem sinal de chuva no solo.
O céu está nublado, a temperatura pode elevar-se. Possibilidade de chuva fraquinha e passageira, não passará de 9 milímetros, agora pela manhã.
“Jesus é nosso Redentor e somente nele encontramos a vida em plenitude”. É o que nos ensina o Evangelho de hoje. Para quem gosta desse tipo de conhecimento, a Igreja Católica celebra hoje o dia de São Cosme e Damião. Dois irmãos médicos, atendiam a todos os enfermos e não cobravam nada pelas consultas, senão alguns minutos para falarem de Jesus. Foram perseguidos até à morte por defenderem a sua fé. Há em algumas cidades o hábito de se distribuir doces e balas para as crianças.
Essa conduta tem sua origem nas religiões de matrizes africanas como o Candomblé e a Umbanda e o dia dos santos é celebrado em 27; diferentemente do catolicismo que celebra hoje (26). Deixemos de lado as balas e os doces e coloquemo-nos de pé para iniciarmos mais um dia, com a graça de Deus e o nosso Café da Manhã. Bom dia para todos!
E FORAM TANTOS OUTROS PASSEIOS:
A cidade possui mais de 600 mil m² de área remanescente da Mata Atlântica, onde os caminhantes podem fazer caminhadas ou pedalar pelas trilhas, desfrutando de muito ar puro.
Mercado Municipal: Estivemos em visita ao Mercado Municipal que oferece a riqueza do artesanato local e especiarias da gastronomia regional e diversas manifestações populares. Lá, adquirimos, a boa farinha, pimenta, castanhas. Comprei na Feira de Artesanato uma toalha de renda e 12 pequenas peças de cerâmica. Não se pode abusar nas compras para não pagar excesso de peso na bagagem. Se exceder o peso, as empresas aéreas estão cobrando 140,00 R$ para despachar além do peso.
Museu da Gente Sergipana: Visitei esse Museu e, como me interesso muito pela história, a arte e a cultura dos povos, me encantei com tudo o que pude ver, lá. É um espaço que une tecnologia e tradição para conduzir o visitante em uma viagem pela cultura e pelo folclore dos sergipanos.
Palácio Museu Olímpio Campos: O palacete do século XIX abriga um importante acervo sobre a história política de Sergipe e uma grande maquete de Aracaju nos anos 40.
Largo da Gente Sergipana: Espaço às margens do Rio Sergipe em que imensas esculturas representam os 8 principais movimentos folclóricos daquele estado. Também fotografei.
Orla da Atalaia: Considerada uma das mais belas orlas do Nordeste e uma das mais bem estruturadas do país.
O Palácio dos Governadores é muito chique: Sim, a antiga residência dos governadores do estado, o Palácio do Governo, é realmente um palácio. São dois andares de uma enorme construção, muito bem conservada que se transformaram em Museu. No primeiro pavimento, várias salas abrigam Exposições de artistas plásticos e uma variedade de outras artes.
Par o segundo andar, tem acesso por uma escadaria de madeira torneada, com carpete vermelho, escultura de bronze que mostram todo o requinte da época. Foi mantida a residência dos governadores qual era antes, com os valiosos tapetes, quadros, mobiliário, peças do vestuário, prataria, louças, cristais, lustres, poltronas, mesas e cadeiras e outros tantos objetos distribuídos em seus devidos lugares como, quartos, salas, salões de festa, cozinha. Vale a pena uma visita.
O fervilhante Centro Comercial e a Catedral: Mesmo em reforma, pudemos ver parte dos altares da bela catedral sendo restaurados. O Centro comercial esconde surpresas como a Capela de São Salvador, fundada em 1857 – ano em que nasci – e declarada como patrimônio histórico e artístico de Sergipe.
O Paraíso dos Baixinhos: Local muito agradável, com excelente estrutura, boa culinária e bom atendimento. Fomos em dois dias a esse local.
Praia das Dunas: Local da elite, com a maioria das mesas reservadas. Paga-se dez reais por pessoa, só para se sentar à mesa, a cerveja um preço abusivo e até para pedir uma água mineral, deve-se acessar o QR code (ou código QR que significa resposta rápida, criado em 1994 e possui este nome porque dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas). O que para muitos é um conforto, a meu ver, é uma chatice, pois gosto de conversar, de interagir com os garçons, as pessoas.
Igreja de N. S. de Guadalupe. Fomos - Luzia, Rafael e eu - à Igreja consagrada à Nossa Senhora de Guadalupe. Uma construção de arquitetura moderna, muito ampla, arejada e bastante bonita.
HISTÓRIA, ARQUITETURA, CULTURA E TRADIÇÕES...
E tem ainda sol, praias, mangues e dunas, Festas Juninas, Procissões... Tudo isso é Sergipe e que como turista gosto de conhecer e de sentir bem de perto.
Praia do Saco: A Praia do Saco, a Ilha da Sogra e a Lagoa dos Tambaquis se destacam pelas opções de lazer que oferecem. Este roteiro desbrava a natureza paradisíaca com banhos de mar e rio, culinária à base de peixes e mariscos, além de mergulhos com os tambaquis.
Por que Praia do Saco? Perguntei ao guia, e ele me disse: “Porque nessa praia, há muitos anos, naufragou um navio. A embarcação estava carregada de sacos – um navio cargueiro, talvez – e os sacos ficaram espalhados por toda extensão do litoral. Daí, o local ficou conhecido com a Praia do Saco. Tem boa estrutura, cerveja bem gelada, um bom peixe e bom atendimento dos atenciosos garçons. Foi a praia que mais frequentamos, apesar de nosso hotel está situado de frente para a Praia de Atalaia.
Cânions do São Francisco: Você desfruta de restaurantes, passeios de catamarã e mergulho nas águas verdes esmeraldas do rio, que são um convite à prática de stand-up, paddle ou rapel. A programação inicial inclui a Hidrelétrica de Xingó, a Rota do Cangaço, o Vale dos Mestres, o Museu de Arqueologia e da Caatinga. É um passeio interessante, mas deveras cansativo, são oito horas de percurso ida e volta e o valor é de 270,00 R$ por pessoa. Perde-se muito tempo pelo caminho, mas a beleza compensa.
Crôa do Goré, Ilha de Mem de Sá e Ilha dos Namorados. “A Josélia (prima) disse ter feito esse passeio e que é muito bom”, disse aos amigos do grupo. O que me disse um guia daqui é que: “Banhada pelo rio Vaza-Barris e pelo Oceano Atlântico – são cenários perfeitos para os dias ensolarados. Lá, os visitantes podem usufruir de passeios de lancha, catamarã, praticar esportes e experimentar a culinária à base de frutos domar.
Ainda não fomos:
Serra da Itabaiana e Parque dos Falcões;
São Cristóvão (a quarta cidade mais antiga do Brasil e que já foi a capital de Sergipe).
Orla do Bairro Industrial;
Colina de Santo Antônio;
Parque da Sementeira;
Parque dos Cajueiros;
Calçadão da 13 de julho;
Orla do Pôr do Sol;
Orla Sul;
ESTOU NO AEROPORTO EM ARACAJU: Nosso voo está marcado para as 18:#0 horas. estamos no modesto aeroporto da capital sergipana desde as 16:00 horas. Nosso voo atrasou 55 minutos. Ou seja, só decolou às 19:55 horas. isso acabou por causar-nos alguns transtornos. O atendimento, os serviços da empresa aérea Gol, está uma vergonha.
Estou em Guarulhos. São 22:46 horas. Volto a dizer: A Gol está uma bagunça. Nosso voo era direto para o Rio, transferiram para São Paulo. O voo atrasou 55 minutos em Aracaju. Chegando ão Paulo, nos mandaram para o portão de embarque 206, depois para o 211 e finalmente nos disseram pelo serviço de som que só embarcaríamos às 23:30 horas. O rapaz da van que nos apanhará no Galeão, está nos aguardando e só sairemos de Guarulhos depois da zero hora. Estão de brincadeira!!!
Cheguei em casa: Finalmente, me sinto em casa (leia-se, na cama) muito cansado, só quero saber de dormir. Quero também assistir ao debate, (ou seria embate?) logo mais na TV Globo.
Comments