30 - ELE É FORTE MENTALMENTE. É UM GIGANTE.
- Fernando Mauro Ribeiro
- 30 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Em São Gonçalo – RJ, onde Vinícius Júnior nasceu e começou a despontar para o futebol – revelado pelo Flamengo – pessoas que conviveram com ele, se revoltaram com tudo o que aconteceu com ele na partida de domingo. No bairro de Mutuá, ao lado da vizinhança onde morava, o atacante do Real Madrid teve sua primeira experiência como jogador. Aos 6 anos, na Escola Flamengo de São Gonçalo, o menino se destacou com sua originalidade e não fugiu do olhar atento de Carlos Eduardo Beraldini, coordenador da Escolinha. Cacau, como é conhecido, acompanhou cada passo dele.
Vinícius é forte mentalmente e está preparado pra ajudar nessa luta contra o racismo. Ele é gigante, pois enfrenta um país racista praticamente sozinho, disse Cacau, que acrescentou: Desde criança Vini já carrega responsabilidade de homem.
Na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, onde estudou parte da infância, Vinícius era conhecido pela sua tranquilidade. Para a Professora Ana Cristina Pereira dos Santos, que teve o menino como aluno em 2010, ele era uma criança parceira, participativa e educada. A ponto de contar para a professora as besteiras que os outros alunos faziam.
Quando os meninos aprontavam no treino, ele sempre me contava. Ele não era de fazer bagunça e defendia o que era certo, nunca o erro- revelou. Por isso, que hoje, quando ele passa por discriminação racial, é gritante. Ele sempre foi humilde, e tenho certeza de que segue sendo.
O treinador Ivan Machado Júnior, também acompanhou toda a trajetória do menino quando ainda era um dos atletas da Escolinha. Anos depois, quando Vinícius tinha 13 anos, pôde ver de perto o talento do atacante. – A qualidade do Vinícius não é novidade para a gente. Cansamos de tirá-lo de campo para que não fizesse vários gols nos outros times de escolinha. Já chegamos a colocá-lo como zagueiro e ele driblou todo mundo. Agora, ele mostra para o mundo o que víamos aqui, contou o treinador.
Ele falava muito pouco, sempre falou com os pés. Ele é muito irreverente, não tem nada a esconder, ele é o que é. Quando me vi comemorando gols por ele e não pelo time, realmente entendi a dimensão do que é o Vinícius na vida da gente.
Giovana Durães – giovanaduraes@oglobo.com.br
Bình luận