30 – CACHOEIRA SE PREPARA PARA RECEBER SEUS FILHOS
Fernando Mauro Ribeiro
30 de out.
4 min de leitura
Após marchas e contramarchas, em relação às festividades do dia do cachoeirense, a fila andou e a Prefeitura arregaçou as mangas para dar novos ares à nossa terrinha. Funcionários municipais efetuaram a limpeza das ruas, com a capina, pintura de meio fio que teve início na Fábrica de Blocos do Gilberto, na entrada do bairro São Tomé, passando pelas ruas J.J. Paula Alves, Manoel Fernandes Nogueira, Praça Maria Archetti, Mário Ribeiro, em direção à BR 116, até à sede da Aproleica. Depois seguiu pela rua Padre Messias Passos, Praça Olavo Carlos dos Santos, Alves Pequeno que dá acesso ao Cemitério Bom Pastor, até ao Pátio da Matriz. A pintura teve sequência na rua Souza Aguiar, Francisco Luiz Soares, Antonio Teodoro da Silva, Padre Raimundo Nonato e outras.
“Cachoeira está mais bonita, não está”? Dizia uma criança que andava de bicicleta pela praça da Figueira. É perceptível quando uma rua, uma cidade é bem cuidada. A limpeza pública em nosso distrito é feita regularmente, com a varrição das ruas e a coleta de lixo. Penso que a cidade estaria permanentemente mais limpa se a prefeitura dispusesse latões para a coleta do lixo. Mas isso é algo que não se vê aqui, já há mais de uma década.
O Parque de Exposições Vicente Antonio Moreira fora decorado com bandeiras e franjas, um pequeno palco está sendo montado para as apresentações artísticas, o campo do Flamengo está sendo preparado partida entre Tupi e Flamengo, na disputa do Troféu “Garra Cachoeirense”, aguarda-se a chegada de barraqueiros, a equipe de som e, diante desse cenário, vai despertando o cachoeirense de que estaremos em festa nos dias primeiro e dois de novembro, como noticiamos aqui.
De fato, a demora na decisão de que se faria ou não o evento e sua programação, é sempre um empecilho para o bom êxito da festa, já que quase não há divulgação na mídia como rádios, jornais e nesse ano ainda não circulou nenhum veículo motorizado, aqui na área urbana e nem em Silveira Carvalho, Vila Vardiero e Barão do Monte Alto, como é de praxe.
PAPO COM DJ
Um DJ, amigo e que promove eventos na região, me mandou uma mensagem, perguntando se eu estaria na “festinha” de Cachoeira Alegre. Respondi positivamente e fiquei a imaginar: “o que em outros tempos, foram grandes eventos, hoje se tornou uma festinha”. Mas, é claro que esse cidadão que vos fala, apaixonado com Cachoeira Alegre, estará lá, se encontrando com os amigos.
CEMITÉRIO BOM PASTOR
Em tempo: Registro também que os funcionários da Prefeitura já efetuaram a limpeza dos túmulos e passeios nas seis quadras do Cemitério Bom Pastor, para receber aqueles que visitam o campo santo também nesse dia.
MISSA DE FINADOS
Para os leitores que nos seguem nas redes sociais, e que têm por hábito participarem da Santa Missa de Finados, em Cachoeira Alegre, informo que o Padre Márcio estará celebrando na Matriz São Sebastião, no dia 02-11-2025, na Matriz São Sebastião, às 09:00 horas e aqueles que desejarem colocar intenção a ser rezada pelos seus entes queridos, que cheguem um pouco mais cedo para efetuar as anotações.
ORAÇÃO A TODOS OS SANTOS
Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que os serviram ao longo de todos os tempos, todos os lugares, testemunhando a vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos n´s também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas.
Que os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.
PADRES, BARÕES, PROFESSORES, MÚSICOS...
Preparemos os nossos corações para celebrarmos o Dia de Todos os Santos, o Dia do Cachoeirense e o Dia de Finados.
É grande a expectativa do encontro para a troca de abraços. Uma prece a todos aqueles que já não mais se encontram entre nós, nossa gratidão a esses heróis que a santa Terra recebeu em seu seio: Padres, Barões, Professores, Músicos, Maestros, Escritores, Poetas e Trovadores, Médicos, Farmacêuticos, Advogados, Engenheiros, Arquitetos, Soldados, Prefeitos e Vereadores, Líderes políticos, Artistas da bola, cantores e compositores, Padeiros que preparam o pão, cuja produção foi desenvolvida há mais de 6.000 anos e ainda hoje é essencial na alimentação da população, Sapateiros, Comerciantes, Açougueiros, Lavradores, que fizeram o suado cultivo do chão, as lavadeiras, aos artesãos que teceram os fios e as costureiras que alinhavaram e costuraram nossas roupas, a todos estes que guardaram com zelo a raiz da cultura, da fé e dos costumes, dos valores desse nosso pequenino torrão, a todos eles, nosso Muito Obrigado!
Um abraço especial aos familiares que juntos, numa noite calma e serena de 1979, entraram pela madrugada a embalar o sonho de se instituir o Dia do Cachoeirense e, hoje, lá, dos altos azuis, muito provavelmente cantam: “Cachoeira, como me alegra, só em sabes que tu existes, tu és pra mim, a alegria de um sorriso, o paraíso de um mundo que vivi...”
Comentários