Estando aqui no condomínio – o Rio 2 - tenho a graça da comunhão diária, já, que há, aqui, a paróquia de São Marcelino Champagnat e nossos padres celebram todos os dias. Estamos vivendo ainda a celebração natalina. Hoje, 6º Dia na oitava do Natal. Já passamos pelo presépio, na noite de 24, quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio do seu curso, a vossa palavra onipotente, Senhor, desceu do céu, do vosso trono real e veio habitar entre nós, pude ver essa criança, envolta em faixas, em uma manjedoura.
Agora, posso contemplar a imagem de Maria, José e o filho, Deus-menino. É nessa criança de colo, que os pais levam ao templo que reconhecemos a luz do Espírito, o Messias que oferece a salvação aos que o acolhem na vida e na atitude.
Por amor a nós, Jesus se encarnou. Iguala-se tanto a nós que parecia ser apenas humano, desprovido da divindade. Foi preciso que Simeão, guiado pelo Espírito, naquele bebê de colo, visse e acolhesse o Salvador prometido. Sim, aquela criança era a decisiva causa de salvação ou de queda para a humanidade. Também, Ana, guiada em sua missão profética, lê e vê e proclama naquele menino a proclamação prometida ao Povo. A nós, abre-se o mesmo caminho naquele menino, conhecemos o Pai, somos fortes também pela Palavra que permanece em nós, vencemos o maligno. E nesse mundo que passa, decidindo-nos por Ele, permanecemos para sempre.
Sou apaixonado pela religião católica. Essa fé que recebi de meus pais e, que me move, me direciona e que dá sentido à minha vida. Em nossa Igreja, temos Jesus na Eucaristia através da Santa Missa, muito admiro sua rica liturgia. Nesse período, por exemplo, celebraremos essa festa do Nascimento de Jesus, passando ainda pelo 7º Dia da Oitava de Natal e chegaremos até a Festa de Nossa Senhora Santa mãe de Deus, iniciando um novo ano civil, em primeiro de janeiro de 2025.
Mas, até lá, ainda celebraremos no dia 31, a gratidão a Deus, pelo ano que termina. Que Ele nos capacite para construir um ano mais feliz, na paz. “Muitos anticristos já apareceram”, desviando para si, seguidores do Cristo-Caminho, que o Pai nos enviou. “Ninguém jamais viu” Deus. Mas, “o Unigênito de Deus”, que é Jesus, nos deu a conhece-Lo. E Jesus é a “Palavra” desse Deus que se encarnou e veio morar em nós. Seu coração, vida, sentimentos, atitudes, é o que Deus quis sempre nos dizer. Então, como filhos e filhas de Deus, em Jesus-Filho, e “peregrinos de esperança”, vamos levar ao mundo a proposta do Ano Jubilar: sermos mais de Deus, e com Ele construirmos um ano mais divino e assim mais humano, fraterno, pacífico, solidário.
O RIO É UM CALDEIRÃO EFERVECENTE
Como diz a turma do Axé: “Já pintou o verão, calor no coração, a festa vai começar...” eu diria que, a festa vai ter sequência, porque aqui, a festa é constante. As praias já repletas de turistas, os hotéis em Copacabana e aqui na orla da Barra, já esgotadas as reservas, navios aportam no Porto Maravilha abarrotados de turistas, aviões aterrissam nos aeroportos do Galeão e Santos Dummont trazendo turistas dos quatro cantos do Brasil e do mundo, dez balsas já estão prontas com um arsenal que proporcionará doze minutos de uma belíssima queima de fogos de artifício, espera-se como sempre, uma multidão nas areias de Copacabana para a festa da virada – o Réveillon mais badalado do planeta – aqui, a cerveja, o vinho, frutas, rabanadas, a bacalhoada... já estão garantidos e, não vejo a hora de assistir, daqui, da sacada, a queima de fogos de artifícios, estima-se em dois milhões e meio a três milhões o número de pessoas presente na orla carioca desde o Leme à Copacabana.
PRAIA DO RECREIO
Estivemos nessa semana, na Praia do Recreio – somos hóspedes da Mônica – nesses três dias. Praia, sol, - no Maracanã futebol com o Jogo da Estrela entre amigos do Zico e as lendas do futebol – cerveja, petiscos, sombrinhas para proteger-nos do sol, seis cadeiras e o bom papo entre Renato, Roseli, Leandro, Rhuam, Isabela e eu, entre uma ida e outra para banhar-se nas águas frias do litoral carioca.
SHOW DE XANDE DE PILARES NO BAR DO ZECA PAGODINHO
Uma noite excepcional no Bar do Zeca, na presença de irmão, cunhada, sobrinhas e sobrinhos, em uma brilhante apresentação de Xande de Pilares, para uma galera que dançou e cantos, durante mais de duas horas, ao som desse artista que trouxe para o palco a boa música brasileira. Um verdadeiro espetáculo. Combos de cerveja, um peixe frito para temperar a conversa e só deixamos o local, quando o relógio acusava 3h20m da madrugada.
Por aqui devo permanecer por mais alguns dias. Se vou a Copacabana para assistir à queima de fogos ou se vejo daqui, na TV, reunido com os amigos, à beira da piscina, ou mesmo na sacada do apartamento, entre uma Amstel, um espumante, uma bandeja de frios, e essas coisas gostosas que consumimos.
SHOU DE JORGE ARAGÃO E DIOGO NOGUEIRA
Se um é pouco e dois é bom. Três é melhor ainda! Em duas noites memoráveis. Três grandes shows. Depois de Xande de Pilares, (Bar do Zeca), Jorge Aragão e Diogo Nogueira, numa casa de espetáculos Ribalta. Momentos inesquecíveis com esse grupo familiar.
Jorge Aragão se apresentou dizendo que ali estava um compositor que canta. Que não esperássemos nada além disso. E nem precisa mesmo, pois o cara desfilou no palco apresentando seus maiores sucessos, numa apresentação maravilhosa. Um baita show, para quem prometera pouco.
Diogo Nogueira com sua superbanda e Grupo de Dança de Leandro Azevedo, trouxe para o show, além de seu repertório, grandes hits da MPB. Assim, cantamos e dançamos com Tim Maia, Jorge Benjor, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Benito de Paula, Gonzaguinha, Beth Carvalho...sambas enredos e a irreverência do carioca, filho do saudoso sambista João Nogueira que, registrou a presença do filho e da mulher – Paola Oliveira – que estava no camarim. A galera cantou e dançou até a madrugada. Dois Úberes nos levaram em casa, para um descanso de algumas horas e, bora para a praia do Recreio.
Já estou na contagem regressiva para ouvir o tilintar das taças e ver os fogos subirem colorindo o céu carioca para saudar o Novo Ano. Calma aí, seu repórter-novotempo.com.br; hoje é dia 30. Temos ainda, um dia inteirinho de 2024!
Comments