29 - RÁDIO MURIAÉ CELEBRA SEUS 80 ANOS E SEU DIRETOR FALA DESSE FEITO NA MATRIZ SÃO PAULO
Fernando Mauro Ribeiro
29 de out. de 2023
5 min de leitura
“Quem busca a Deus, a ele confia a sua vida e nele espera; quando O encontra, se exulta de alegria e cantando diz: sua face é tudo o que eu queria”!
Ao despertar-me hoje, pela manhã, disse para mim mesmo: preciso escrever um artigo para a página do Portal Novo Tempo. Depois de fazer minhas orações matinais, rezei ao meu Anjo da Guarda, pedindo que me acompanhasse em mais esse dia, lembrando-lhe que foi a ele quem me confiou a piedade divina e, conclui clamando que sempre me rege, governe e ilumina. Sentei-me diante do computador e escrevi esse pensamento acima em destaque. Com o tema para a matéria ainda indefinido, deixei as ideias de lado, imaginando que esse pensamento é apenas uma premissa do que hoje virá. Vamos, pois, à missa, e depois, tudo se resolverá.
E não foi diferente. Voltei da missa com esse canto nos lábios: “Eu canto com alegria, pois sei que está aqui o Filho de Maria; que me oferece a paz e alimento se faz, na Santa Eucaristia”. Uma canção do meu primeiro CD. Jesus é fonte perene de amor a jorrar. E o seu ensinamento sobre o amor é fundamental, pois amar a Deus e ao próximo, tem a mesma face. Ama a Deus, quem ama o irmão; ama o irmão quem ama a Deus... toda relação humana se deve realizar no amor, e nosso coração humano deve ser banhado continuamente por esse amor, carregado de solidariedade, de partilha, de serviço, de compaixão. Portanto, é o amor o centro de toda experiência cristã e foi o que Cristo realizou entre nós. O caminho do amor nos conduz à eternidade, à salvação.
Padre Jean celebrou na matriz São Paulo, a primeira das quatro missas que normalmente acontecem aos domingos, com o entusiasmo de sempre e falou da importância da Rádio Muriaé na nossa cidade, cumprimentando o seu diretor Paulo Roberto pelos serviços prestados ao longo de todo esse período, seja informando, divertindo, denunciando, proporcionando entretenimento, mas sobretudo, no processo de se comunicar o amor de Cristo, através de sua grade em que vários programas são levados ao ar com o objetivo de evangelizar. E esse objetivo foi alcançado graças ao desprendimento do proprietário da Rádio que se comprometeu desde que assumiu a direção da emissora, adquirindo as cotas dos antigos fundadores.
Sou um aficionado pelo rádio. É um veículo que nos faz companhia e que ao contrario de outros veículos de informação, atinge a todas as camadas da sociedade. Gosto dessa área da comunicação, e não a toa faço, um jornal que completou em setembro desse ano – 2023 – seu vigésimo nono aniversário. É fruto de muita dedicação, amor e paixão pela arte de informar, divertir e evangelizar; pois, o jornal tem essa linha desde sua primeira edição em setembro de 1995. Por isso, talvez, entenda a luta diária que é se fazer rádio com uma programação bem elaborada, séria e divertida, comprometida com a verdade, atualizada com os fatos que, nesse tempo de um mundo informatizado correm com a velocidade da luz.
A palavra é luz que nos faz distinguir as atitudes de amor que edificam a vida, as pessoas e a sociedade. Daí, compromisso com o que se vai ao ar, o cuidado que os apresentadores, os radialistas têm que ter com a Palavra. Visitei em algumas ocasiões as rádios da cidade: a já extinta Atividade, a Rádio Muriaé algumas vezes nos programas dos saudosos Júlio Soares e Evil Mendonça, e a Rádio Catedral, quando concedi entrevista no programa matinal do Elias Muratori. É um universo fantástico.
Ao celebrar os 80 anos da Rádio Muriaé, seu diretor falou desse feito na matriz São Paulo e recebeu o carinho de todos que reconhecidamente o aplaudiu por entender a importância da Rádio para a cidade. Findada a celebração na Matriz, Pe. Jean convidou o diretor da Radio Muriaé para dizer umas palavras, não somente para os presentes, como também para os rádios-ouvintes, quando milhares deles estão sintonizados na emissora durante a transmissão da Santa Missa de todos os domingos, às 7h30m. Cumprimentei o “Paulinho da Rádio” como carinhosamente o tratamos, falei da minha admiração pelo rádio, do seu desempenho à frente da emissora que revolucionou o rádio do interior, o alcance que tem a rádio em todo o Brasil e depois com o advento da internet, no Brasil e no mundo. Recebi dele, um convite para visitar a rádio, disse ele: “Vá. Vai ser um prazer recebe-lo lá”!
Com essa matéria, torno pública a minha paixão pelo rádio e cumprimento a todos os comunicadores que compõem a emissora que, nesse dia – 29-10-2023 – está celebrando seus 80 anos de existência. A todos os profissionais da Comunicação, em nome da equipe do Portal Novo Tempo, nosso aplauso, nossa gratidão! Veja o discurso de seu diretor Paulo Roberto:
Fernando Mauro Ribeiro
DISCURSO DO PROPRIETARIO DA RADIO MURIAE EM SEUS 80 ANOS
Bom dia a todos, bom dia aos nossos ouvintes. Bom dia Padre Jean a quem eu agradeço por ter acolhido ao nosso pedido para celebração dessa missa pelos 80 anos da nossa Rádio Muriaé. Um pequeno histórico da nossa emissora: Um dado interessante, o rádio no Brasil teve início em 1923, quando Roquete Pinto conseguiu desenvolver um transmissor que transmitiu no centro do Rio de Janeiro num raio de 300 a 500 metros, ali começa o rádio no Brasil.
Vejam vocês, daí há 20 anos em 29 de outubro de 1743 foi inaugurada a Rádio Muriaé, uma das primeiras emissoras do interior de Minas Gerais, deixando registrado na história da cidade a visão, e pioneirismo, movidos pela coragem dos inovadores e fundadores José Theodoro Pires Júnior, Dr. Olavo Tostes, Dr. Geraldo Starling e Murilo Andrade.
São muitas histórias e grandes conquistas da nossa emissora desde a sua sede na Praça João Pinheiro. Posso dizer que a história da Rádio Muriaé se entrelaça com a Igreja Católica, em especial a Paróquia São Paulo. Entrei na rádio para trabalhar em 1964, com 14 anos, como operador de áudio. Em 1977, com o falecimento do Sr. José Pires, adquiri as cotas da família, e a partir daí, fiz grandes transformações, criando novos programas com mais comunicadores, com programações ao vivo e jornalismo, dando atenção aos fatos da cidade e região.
Também uma das primeiras iniciativas que tive foi fazer uma visita aos Padres Holandeses aqui na Matriz e convidá-los a participarem da programação da Rádio, quando tive a ideia de transmitir a missa aos domingos, neste horário das sete e meia da manhã, com o título de: A Santa Missa em sua casa”, que permanece até os dias de hoje, e o convite ao Padre Carlos Sellem a participar do momento A Hora do Ângelus, às 18:00 horas, com ele rezando a introdução do Santo Terço e a seguir refletindo sobre o Evangelho do dia, apresentação que continua na nossa emissora.
Também uma apresentação marcante que continua até os dias de hoje em nossa programação é a Consagração a Nossa Senhora Aparecida, que transmitimos há 40 anos, todos os dias, às 15:00 horas, direto da Basílica em Aparecida, e a presença nas celebrações litúrgicas de nossa Igreja como a Semana Santa.
Neste momento, quero agradecer ao Pe. Jean por estar conosco todos os dias, às 9h30m, apresentando Palavras de Fé, refletindo sobre o Evangelho do dia.
Nesses dias em que estamos celebrando os 80 anos da Rádio, refletindo sobre este acontecimento de grande relevância para nós. Só tenho a agradecer a Deus e às pessoas que foram decisivas na construção de nossa história. Posso dizer que somos uma realização pessoal-profissional. Obrigado, um bom dia a todos, um bom domingo!
Comentários