29 - O TESTEMUNHO DO DISCÍPULO AMADO
- Fernando Mauro Ribeiro
- 29 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
O Apóstolo João demonstra especial zelo ao redigir seu Evangelho. Escreve-o enquanto testemunha ocular, para pessoas que não tiveram contato com Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado, o que constitui um privilégio dos Onze, das Santas Mulheres e dos discípulos. Estes últimos somavam mais de quinhentos, que O encontraram quiçá na Galileia (cf, 1Cor, 15,6) e é provável que tenham presenciado a sua subida aos Céus, em Betânia (cf, Lc, 25, 50-51.
Neste sentido, declara São Pedro em sua carta extraído dos Atos dos Apóstolos: “Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-Lhe, manifestar-Se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos”. Com efeito, Nosso Senhor teve a delicadeza de tomar alimento na companhia deles para perderem qualquer receio de que fosse um fantasma. Eles viram, acreditara, e alguns até puderam n’Ele tocar, outros, em contrapartida, serão chamados a crer, sem ver, vivendo da fé dos primeiros.
Fé tão robusta, firme e inabalável, que os levou a propagar a notícia da Ressurreição do Senhor por toda a parte, dispostos a sofrer o martírio se preciso fosse, em defesa desta verdade que haviam constatado. Assim, os apóstolos enfrentaram ufanos as perseguições mais terríveis, e acabaram dando testemunho desse extraordinário episódio com a própria vida.
Desta forma, a Fé Católica se espalhou pelo mundo inteiro, a ponto de Tertuliano afirmar dos cristãos que se multiplicavam no Império Romano: “Nós somos de ontem; todavia, enchemos vossas cidades, ilhas, fortes, vilas, conselhos, bem como os campos, tribos, decúrias, o palácio, o senado, o foro; apenas vos deixamos os vossos templos [...] “Nós poderíamos migrar e vos deixar em situação de vergonha e desolação”.
Santo Agostinho, muito atila e inteligente, chegou a dizer aos incrédulos de sua época que ao negarem a Ressurreição demonstravam grande estultice, pois se Nosso Senhor não tivesse ressuscitado, então havia feito um milagre bem maior: a difusão da Igreja Católica por todo o orbe sem ter ressurgido dos mortos. Analisemos nessa perspectiva, o trecho escolhido pela Liturgia para o Domingo da Páscoa, conjugado com os relatos dos outros evangelistas.
Mons. João Scognamiglio Clá Dias
Comments