Hoje, a Igreja católica celebra o Dia do Papa e unidos pela coroa do Martírio; Pedro e Paulo. Cristo deseja que seu Evangelho seja plenamente anunciado e chegue a todos os povos. Porém, sua Palavra é revolucionária: incomoda, propõe justiça, fraternidade e não aceita iniquidade, nem injustiças.
Os anunciadores do Evangelho de ontem de hoje, enfrentam adversidades, e às vezes, são até perseguidos. Mas, a fé em Cristo não os deixa desanimar. E Deus os protege e dá-lhes o necessário para que permaneçam firmes e fiéis. Nesse sentido São Pedro e São Paulo, essas duas colunas da Igreja, muito contribuíram com o projeto de Deus. Celebremos, pois com fervor esses dois Apóstolos.
O padroeiro da cidade de Muriaé é São Paulo, por isso a Paróquia São Paulo, no centro, preparou uma programação para reunir os fiéis em torno desse evento. Além da novena em honra ao padroeiro, que vem atraindo muitos fiéis à Igreja-matriz, houve a tradicional carreata percorrendo ruas e bairros da cidade e retornando ao pátio da matriz, com uma grande queima de fogos.
Às 09:00 horas, já era grande o número de fiéis que se concentraram na Praça São Paulo, para sair, logo depois, em procissão até a Igreja-matriz. Foi uma caminhada muito bonita, tendo à frente, a Cruz de Cristo, o andor com a imagem de São Paulo, as bandeiras do Brasil, do estado de Minas Gerais e do município de Muriaé, os Ministros Extraordinários da Comunhão, o pároco Padre Daniel, Coroinhas, Acólitos e uma multidão de devotos que percorreram as ruas São Pedro, Dr. Silveira Brum. Contornando a Praça João Pinheiro – no coração da cidade – e a Barão do Monte Alto; cantando até à matriz.
Os fiéis receberam com entusiasmo a chegada da imagem do padroeiro, acenando bandeirinhas nas cores verde, vermelho e branco, ao som do belíssimo Hino: “Aos céus louvamos, com hinos de fé, a ele imploramos, por ti, Muriaé. São Paulo...”
No presbitério, vasos de flores ornavam os altares, na Procissão de Entrada, os padres Daniel, Fernando, Egberto, Fábio e Eucione adentraram a Igreja, e se dirigiram à Mesa da Celebração. A Missa solene, concelebrada para uma igreja repleta de fiéis. Ao final da celebração, como de costume, a Paróquia São Paulo prestou homenagem com a Comenda São Paulo – um diploma e uma medalha – a cidadãos e cidadãs – em retribuição àqueles que prestaram serviço à cidade. Assim, nos vimos representados na área da Saúde, Educação, Segurança, Comunicação, Religiosa, Autoridades Civis, Militares e o Poder Público. Presentes à solenidade, estiveram Deputado Estadual, Prefeito, Presidente da Câmara Legislativa, Vereadores, Empresários, Diretores das Rádios Muriaé e Catedral, Diretora do Colégio Santa Marcelina e outros. Os homenageados foram:
Prefeito Municipal: Dr. Marcos Guarino
Deputado Estadual: Grego Gramaticopoulos
Pres. Da Câmara de Vereadores: Evandro Cheiroso
Ex-deputado e Empresário: Bráulio Brás
Do 17º Batalhão da Polícia Militar de Muriaé: Cel. Wesley
Do 2º pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé: Tenente...
Diretor da Radio Muriaé: Paulo Roberto da Silva
Diretor da Rádio Catedral: Eriki da Silva
Jornalista: Silvan Alves
Diretora do Colégio Santa Marcelina: Irmã Alenita Nora
Ao final da celebração, Padre Daniel, que presidiu a Santa Missa, agradeceu a presença de todos, a contribuição das equipes de pastorais, os padres que concelebraram; dizendo que nada disso teria acontecido sem o empenho e colaboração de todos e, que a IGREJA
TEM O ROSTO DOS FIÉIS!
No Salão do CEPASPE, a festa teve sequência com o encontro de grande confraternização, onde foi servida uma suculenta feijoada. A tradicional Feijoada de São Paulo, que foi servida no Salão do Cepaspe.
Às 19h, outra Missa foi celebrada na Matriz São Paulo e após a celebração todos se concentraram no pátio da Matriz, onde houve o movimento de barraquinhas, bingos, leilões e a boa gastronomia da culinária mineira.
Comentários