29 - COROAÇÃO A NOSSA SENHORA, NA CAPELA DO HOSPITAL
Fernando Mauro Ribeiro
29 de mai. de 2022
3 min de leitura
Ao final da Santa Missa, houve a Coroação de Nossa Senhora. Um belo e significativo gesto dos católicos, a meu ver. Porque coroar nossa Senhora é reconhece-la como Mãe, presença e exemplo de vida, respeito, tolerância e amor em uma sociedade que tanto necessita desse cuidado! E hoje, de modo muito especial, coroamos Nossa Senhora como forma de gratidão. Maria, a Rainha do Céu, é modelo de caridade e solicitude, tornou-se discípula e missionária do Filho amado, sem, contudo, perder o que de mais belo e único, o Senhor lhe proporcionou: ouvir o próprio Deus feito homem chama-la de Mãe.
Sempre viva e cheia da graça do Espírito, Maria, um dia, adormeceu no Senhor e foi elevada aos céus pelos anjos, porque o Filho não quis ficar distante da Mãe e desejou que o corpo glorioso dela se unisse ao seu nos altos Céus.
A festa estava plena no Céu: a Senhora, cujo coração fora transpassado por uma espada, tinha agora a cabeça anelada por uma coroa cintilante, sinal de vitória e merecimento. Por isso, te coroamos Nossa Senhora, vestimos suas imagens com trajes e atributos da realeza e invocamos Maria como “Rainha”.
Somos gratos por celebrar os 95 anos do Hospital São Paulo. Por isso te coroamos, retribuindo ao seu Sim, que tornou possível recebermos a salvação de Deus. Reconhecemos também, nossa pequenez e necessidade, pedimos que interceda para que possamos ser instrumentos na vida de todos que por aqui passam. Por isso, Nossa Senhora, te coroamos e pedimos:
Flores: Te ofertamos ó Mãe, através da flores, a alegria da fé, a alegria de sermos seus filhos, a alegria da confiança de que nunca estaremos sós, mesmo nesses tempos difíceis. Pedimos mãezinha que nos ajude a manter viva, essa chama do cristão e da Igreja que é cada um de nós e que, a qualquer tempo, celebremos a bênção da vida.
O Terço: Te ofertamos ó Mãe este Terço, símbolo da nossa confiança e entrega. Que nossas orações cheguem até Deus, e que nossas fé não seja abalada. Não deixe a fraqueza tomar conta de nossos dias de lutas e sim a coragem e perseverança para fazermos a nossa parte e vencer todos os obstáculos.
EPIs: Te ofertamos ó Mãe, estes equipamentos de proteção, importantes para nossa saúde. Pedimos, ó Mãe do Amor Divino que mantenha nossas vidas com saúde e abundância e nossa mente centrada naquilo que é bom e correto. Te pedimos ainda que olhai por todos nós, profissionais de saúde, que ausentes de nossas famílias, nos doamos para doar vidas.
Chave da Casa: Te ofertamos ó Mãe, as chaves da nossa casa e do nosso coração que têm experimentado angústia e medo. Mas, que mesmo temerosos, precisamos de vir todos os dias para cumprir com o nosso dever, realizar o nosso trabalho para o bem das pessoas. Te pedimos Mãezinha, abençoai, protegei, defendei e guardai como coisa vossa, nossas famílias, cada um de nossos lares, habite-os com sua paz e faça morada em nosso coração, com seu amor, nos dando força para cuidar do outro, na certeza de que a senhora está cuidando dos nossos.
Foto do Hospital: Te ofertamos, Mãe, uma foto do Hospital, que representa a esperança da humanidade em vencer essa provação, essa pandemia. Pedimos a vós Mãezinha do Céu, “Esperança dos desesperados”, intercede por nós e nos permita novamente, abraçar nossos irmãos, conviver em harmonia e ser presença viva de Seu amor, na vida de cada um que por aqui passar.
Coroa: Nós, vossos filhos, te ofertamos, Rainha da Paz, esta coroa, símbolo da realeza. E diante de vós, pedimos: faça-nos fortes na paciência, avessos à discórdia e firmes e confiantes na Divina Providência!
Texto gentilmente cedido pela Coordenadora da Equipe de Liturgia da Capela do Hospital São Paulo.
Comments