28 - UMA FESTA A CELEBRAÇÃO NA CATEDRAL METROPOLITANA DE JUIZ DE FORA
Fernando Mauro Ribeiro
28 de out. de 2023
4 min de leitura
ORDENAÇÃO DIACONAL DE DOIS JOVENS: GABRIEL E PAULO CÉSAR
A Ordenação Diaconal desses dois jovens; o primeiro, filho de Marlene e Gabriel, da comunidade do Macuco, em Muriaé – sobrinho de Conceição, logo, também meu sobrinho – No Seminário é Gabriel, para nós, seus amigos e familiares, é o Juninho. O segundo, Paulo César, é juizforano e também, estava rodeado dos familiares e amigos. Ambos pertenciam à Comunidade Resgate em Juiz de Fora, onde estive algumas vezes participando de eventos religiosos. Orgulhosos estavam lá seus fundadores Natalino e Cristina, e foi com alegria que receberam os agradecimentos de Dom Gil Antonio Moreira, o Bispo arquidiocesano, por acolherem e contribuírem na formação de ambos. Também estavam seus pais, a família; fiéis de muitas paróquias por onde eles passaram e seus amigos, para rezar por eles, celebrar com eles, e abraçá-los nesse dia tão especial em que se dá a Ordenação Diaconal.
Às 09h20m, numa manhã de clima agradável, com uma chuvinha mansa – que é comum, na grande Juiz de Fora - teve início, na Catedral Metropolitana, a cerimônia, em que se fizeram presentes 33 sacerdotes, alguns diáconos, outros tantos seminaristas e religiosos e religiosas, além dos inúmeros fiéis que oriundos de outras cidades e paróquias, conduzidos pelo Bispo Arquidiocesano Dom Gil. Já na Procissão de Entrada, a cena era belíssima: o Pastor conduzindo seu rebanho ao aprisco.
No presbitério – cenário rico em artes diversas, como as imagens em seus painéis decorativos, os altares, o altar-mor, a mesa da Palavra e todo o seu entorno, com lindos arranjos florais; Dom Gil acolheu a todos e presidiu a solene celebração. Depois de incensar o altar, a fumaça do incenso depositado no turibulo, espalhou-se por toda a Catedral, perfumando e subindo aos céus, levando até a Deus os nossos pedidos, nossos louvores, nossa gratidão.
Costumo dizer que a Liturgia de nossa Igreja é riquíssima e, não vou me aprofundar nesse sentido, pois as fotos deixarão evidentes, cada um dos momentos que marcaram esse dia. Um coral afinadíssimo, nos proporcionou também, momentos de grande enlevo. Ao final da celebração, uma fila enorme se formou para abraçar os novos diáconos e registrar em fotografias esse momento.
Nos avisos finais, Dom Gil disse que em fevereiro de 2024, a Diocese estará completando cem anos, e uma grande programação está sendo preparada para celebrar com júbilo o seu centenário. Nessa ocasião se dará a Ordenação Sacerdotal de Gabriel Arcanjo Ferreira Júnior e Paulo César Rodrigues Júnior, quando novamente, nos faremos presentes, para agradecer a Deus pelo “sim” desses dois jovens em favor da Fé, e tomar parte na festa em que nossa Igreja recebe os dois néos sacerdotes.
Dom Gil, disse ainda do encerramento do Sínodo do Ano Mariano, e exortou os fiéis que rezassem todos a Oração Sinodal do Ano Mariano – Ano Jubilar Arquidiocesano:
ORAÇÃO SINODAL DO ANO MARIANO – ANO JUBILAR ARQUIDIOCESANO
Espírito Santo de Deus, Vós que fecundastes o seio virginal de Maria, para que dela nos viesse o Salvador, iluminai-nos neste ano jubilar e vocacional rumo ao centenário diocesano.
Com os olhos fixos em Jesus (Hb 12,2) queremos dedicar todo o nosso tempo e todas as nossas atividades à Vossa Santíssima Esposa, modelo de vocação e resposta, contemplando sua vida marcada pela fé inabalável, pela esperança que não morre e pela caridade que não termina.
Olhando-a com amor, a ela rogamos: Ó Maria, que ouvistes do Anho que éreis toda pura e imaculada, plena de graça (Lc 1,28), alcançai para nós, o dom da perseverança nos caminhos da santidade, ouvindo a Palavra de Jesus: “sede santos, como vosso Pai Celeste é santo” (Mt 5,48)
Ó Maria, a quem o mesmo Anjo afirmou que “para Deus, nada é impossível” (Lc 1,37), atendei-nos nas horas difíceis e alcançai a solução de todos os nossos problemas.
Ó Maria, que proclamastes: “fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5), alcançai para nós a graça de escutar e praticar sempre a Palavra de Deus.
Ó Maria, Mãe do meu Senhor, vós que sois “feliz porque acreditastes” (Lc 1,45), aumentai sempre a nossa fé e o nosso amor a Deus e ao próximo, sobretudo aos mais necessitados.
Ó Maria, que aos pés da Cruz, ouvistes dos lábios de Jesus: “Mãe, eis aí, teu filho; Filho, eis aí a tua Mãe” (Jo 19,26-27), acolhei-nos e amparai-nos comum vosso manto protetor, contra todo mal e toda pecado, durante este ano mariano e vocacional rumo ao centenário diocesano e por toda a nossa vida.
Todos: Ó Maria, Mãe da Igreja, Padroeira de nossa Província Eclesiástica, inspiradora de todas as vocações, alcançai de Deus para nós, a graça de edificar uma Igreja sempre em missão, movidos por autêntico espírito sinodal que nos mantenha cada vez mais unidos e alegres neste peregrinar rumo à Casa do Pai. Amém!
Quando se encerrava a celebração, o céu da cidade já trazia um sol gostoso a iluminar o Parque Halfeld, dei uma “passadinha” pela charmosa rua Halfeld, onde os bares e restaurantes abriam suas portar, mas a agitada rua, estava silenciosa e quase vazia, como que a dizer-nos: é cedo ainda e, lembra-te de que hoje é sábado, e que daqui a pouco centenas de pessoas estarão passando por mim”!
Uma equipe de jovens voluntários recebeu a todos no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio para mais uma grande confraternização, onde foi servido um delicioso almoço.
Comentários