28 - MINISTRA CÁRMEN LÚCIA APRESENTA AS DIRETRIZES PARA A JUSTIÇA ELEITORA NO 84º COPTREL
Fernando Mauro Ribeiro
28 de abr. de 2024
2 min de leitura
No início desse mês, os desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país reuniram-se com a vice-presidente do Supremo Tribunal Eleitora (STE) Cármen Lúcia que apresentou as diretrizes e expectativas da Justiça Eleitoral para as Eleições 2024.
A reunião ocorreu durante o 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) realizado em Belo Horizonte – MG.
Ressaltando a importância desse encontro de presidentes de TREs, faltando seis meses para as eleições municipais de 2024, a ministra que presidirá o TSE nas eleições de 2024, foi enfática ao mencionar o compromisso da Justiça Eleitoral com a confiabilidade, lisura e segurança de todo o processo eleitoral.
Falou acerca da segurança em vários aspectos, desde a segurança dos cidadãos ao realizarem o voto, como dos servidores, juízes eleitorais e de todos que trabalham em prol da democracia, assim como da segurança das decisões da Justiça Eleitoral e sobretudo, da incontestável segurança das urnas eletrônicas, afirmando que “as urnas eletrônicas são seguras, confiáveis e transparentes”.
Defendeu o banco de teses a ser adotado por todos os tribunais a fim de se evitar recursos cujas teses já estejam consolidadas no TSE, como ocorre com a fraude à cota de gêneros, a qual está sendo muito combatida pela Corte Superior, levando às constantes perdas de mandatos.
“Esperamos receber mais de meio milhão de candidatos e candidatas e o Brasil inteiro estará olhando para a Justiça Eleitoral”, disse a ministra ao destacar o volume de trabalho esperado para essas eleições.
Concluindo sua apresentação, colocou-se à disposição de todos os magistrados e pediu o constante diálogo entre as instâncias da Justiça. Temos que estar preparados para esse intenso trabalho e os desafios que se apresentam notadamente nessas eleições municipais garantindo a segurança constitucional, física de juízes, servidores, eleitores e demais envolvidos, e de equipamentos e recursos tecnológicos, neste imenso processo democrático” afirmou.
تعليقات