top of page

28 - LIÇÕES DE SANTO AGOSTINHO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 28 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

No dia 28 de agosto celebramos a vida deste grande bispo e doutor da Igreja. Santo Agostinho é modelo de cristão para todos nós. Dotado de uma enorme sabedoria, nos deixou muitos ensinamentos. Vejamos alguns deles:

- Procura que tua infância seja inocente, tua meninice respeitosa, tua adolescência paciente, tua juventude virtuosa, tua maturidade carregada de méritos e tua velhice sábia.


- Se és ouro, a tribulação te purifica de tua escória. Se és palha, a tribulação te reduz a cinzas.


- Não há lugar nessa mesa para quem gosta de criticar os outros. (Instruções no refeitório de Santo Agostinho).


- A perversidade dos homens é tal que às vezes o mal se converte em norma de moralidade pública. Com isso, os mais fracos sentem vergonha de ser bons.


- Deus precisou de apenas uma palavra para criar-nos, mas de seu sangue para redimir-nos. Se às vezes te sentes frustrado por tuas misérias, recorda quanto custastes.


- É melhor andar mancando pelo caminho que correr fora deles.


- Quando um marido presenteia a esposa com um anel, deseja que ela o ame no anel. Se a esposa ama o anel em referência ao marido, seu amor torna-se adúltero. Assim também, quando Deus nos dá as coisas deste mundo, quer que nós o amemos nelas. Mas se amamos, se amamos o mundo sem referência a Deus, nosso amor se torna um amor adúltero.

- As boas obras não se definem pela quantidade, mas pela qualidade. Não por seu peso, mas por sua delicadeza. Não por si mesmas, mas por suas motivações.

- Ser cristão não é conquistar Cristo, mas deixar-se conquistar por Ele. Deixe que Ele conquiste em ti, que Ele conquiste para ti, que Ele te conquiste.

- Quem são os verdadeiros pobres de espírito? Os que, quando fazem alguma boa obra, dão graças a Deus e, quando agem mal, assumem a responsabilidade.

Fonte: Jornal do Evangelizador


SANTA MÔNICA PADROEIRA DAS MÃES E DAS ESPOSAS CATÓLICAS  

A história de vida de Santa Mônica, foi marcada pela busca incansável para que seu filho Agostinho, aceitasse Deus e vivesse para Ele. Foram mais de 30 anos rezando dia e noite.

       O sofrimento deste exemplo de amor de mãe pelo filho é narrado pelo próprio Agostinho em sua autobiografia. “Minha mãe, tua fiel serva, chorava-me diante de ti muito mais do que as outras mães costumam chorar sobre o cadáver dos filhos, pois via a morte de minha alma com a fé e o espírito que havia recebido de ti”. “Tuas mãos, meu Deus, no segredo de Tua providência não abandonavam minha alma; e minha mãe, dia e noite, não deixavam de oferecer em sacrifício por mim o sangue de seu coração, em forma de suas lágrimas

      Levado pela sua mãe a ouvir os célebres sermões de Santo Ambrósio, Bispo de Milão, e nutrido com a leitura da Sagrada Escritura e da vida dos santos, Agostinho converteu-se realmente, recebeu o batismo aos 33 anos e dedicou-se a uma vida de estudos e oração.

       Essa confiança de Santa Mônica no poder da oração deve contagiar a todos nós. Santa Mônica é padroeira da mães e esposas católicas. Celebramos o seu dia em 27 de agosto.

Fonte: Jornal O Evangelizador

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page