top of page

28: CARREATA DE SÃO CRISTÓVÃO, PELAS RUAS DE CACHOEIRA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 28 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

 É uma tradição da Igreja Católica celebrar São Cristóvão no dia 25 de julho. Na Paróquia de São Sebastião, no entanto, as comemorações aconteceram no dia 28, pois no domingo o povo tem mais disponibilidade para participar das celebrações em honra ao Santo Padroeiro dos Motoristas. Ele é considerado também o padroeiro dos viajantes e peregrinos, homenagens são feitas pelo mundo todo, em que muitos pedem sua proteção.

         Padre Márcio fez menção ao Santo, na celebração da Santa Missa, às 07:30 horas, na comunidade da Vila Vardiero e também na Igreja São José, em Silveira Carvalho. Da mesma forma, o Padroeiro dos motoristas foi lembrado na Igreja-matriz São Sebastião em Cachoeira Alegre e na Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Barão do Monte Alto, onde aconteceram as carreatas.

         “Hoje, vossa família se reúne para escutar vossa Palavra e repartir o Pão da Eucaristia, celebra a memória do Senhor ressuscitado, enquanto a humanidade inteira espera o domingo sem ocaso para entrar no vosso repouso. Então contemplaremos a vossa face e louvaremos para sempre a vossa misericórdia. Nesta alegre esperança, unidos a uma só voz, com os Anjos e Santos para entoar o nosso hino: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo...” Esse belíssimo trecho da Oração Eucarística de hoje, evidencia a unidade e a riqueza litúrgica de nossa Igreja.

         Liturgia que nos faz ver que Jesus estava sempre junto do povo. Não frequentava palácios, nem rodas de amigos ricos. Estava ao lado dos pobres, dos menosprezados. Sabia o que era ter fome e, por isso, teve compaixão da multidão tão faminta e necessitada. Foi ao encontro daquele povo e não fugiu dele jamais. Jesus estava caminhando para a sua Páscoa. Foi também ensinando aos apóstolos como deveriam se depois dele. É na solidariedade do amor que vencemos as dificuldades, por maiores que sejam.

         Cristo multiplicou os pães naquele dia. Agora, na Igreja, é multiplicada sua Palavra, pois somos e devemos ser o livro das Escrituras para o nosso próximo. Deus, nosso Pai, nos concede muitos dons. Lembremo-nos de partilhá-los com a Comunidade, pois é na unidade e na solidariedade que construímos a vida.

         Após a Santa Missa, os veículos saíram do pátio e arredores da Igreja-matriz São Sebastião, formando uma carreata que percorreu as principais ruas de Cachoeira Alegre. À frende, em carro aberto, a bela imagem de São Cristóvão, e o nosso pároco a abençoar-nos. Seguindo o carro de som, outros 43 veículos e algumas motos, passaram pela rua Mário Ribeiro, Praça da Figueira e rua Padre Messias Passos, até alcançar a Praça Olavo Carlos dos Santos, onde carros e motoristas receberam a bênção sacerdotal.

Fernando Mauro Ribeiro


APRENDENDO COM SÃO CRISTÓVÃO



 


 

O NOME CRISTÓVÃO:

25 de julho é Dia de São Cristóvão, cujo nome não era o de batismo. Diz a história que quando ele estava ajudando uma criança a sair do rio, ela foi ficando cada vez mais pesada em seus braços. E então a criança revelou ser Cristo, daí veio o nome Cristóvão, aquele que carrega Cristo.

 

 

CHEGADA A MORTE DE CRISTÓVÃO:       

Cristóvão buscou espalhar o cristianismo, mas sua atitude não agradou ao Imperador Décio, que ordenou sua prisão. Muitos soldados, no entanto, ao conhecê-lo, se converteram. Décio, portanto, decidiu matar Cristóvão, golpeando-o de diversas formas e, por fim, decapitando-o. 25 de julho é dia dele. Que possamos aprender com sua fé e força.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page