Estou de volta ao Rio de Janeiro. Ontem, na Novo Rio, o movimento de gente que chega e gente que sai, já era intenso. Pegar um Huber ali no prédio que é uma extensão da rodoviária, o antigo Edifício Garagem - inaugurado em primeiro de maio de 1973 no governo Chagas Freitas – foi um enorme desafio.
Vi, em um telejornal, que pela ponte Rio-Niterói circularão um milhão e setecentos mil veículos de hoje (28-02) sexta-feira, arte a quarta-feira de Cinzas. Trecho da avenida Presidente Vargas e o entorno do Sambódromo já está interditado; os trens da CBTU assim como o metrô estarão circulando 24 horas para atender a demanda dos usuários. Não há vaga nos hotéis que estão cem por cento tomados.
O ESQUEMA DE SEGURANÇA
O esquema de segurança contará com 26 mil agentes entre policiais civis e militares, agentes do Segurança Presente e bombeiros. Além disso serão utilizados drones e videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial e identificação de placas. A informação foi divulgada pelo governo do estado durante o anúncio do esquema de segurança para o Carnaval 2025.
REFORÇO NO POLICIAMENTO E TECNOLOGIA COMO UMA ALIADA
As câmeras de reconhecimento facial ficarão em locais estratégicos, como grandes blocos, orla e estações de transporte. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e para os carros de comando instalados nos megaeventos. As rodovias também serão patrulhadas com o auxílio de aeronaves do Grupamento Aeromóvel.
Pelo menos 3 estações de metrô da Zona Sul terão revistas com detector de metais. São elas: Copacabana, Ipanema e Leblon. Para reforçar a segurança do Centro, em razão dos megablocos, também haverá pontos de interceptação e revista com detectores de metais.
O Sambódromo terá seis torres de observação da Polícia Militar, além de 51 viaturas e drones. O local também contará com o apoio de CICC móvel de 51 viaturas.
Os bombeiros contarão com 2.100 guarda-vidas para reforçar a segurança de foliões e turistas nas praias do estado. No Sambódromo serão 500 para atender concentração, passarela e regiões próximas.
LEI SECA NA AVENIDA
Todos os motoristas de carros alegóricos farão exame de bafômetro 30 minutos antes de desfilarem. Duas equipes vão fazer as testagens na concentração.
CORRIDA POR INGRESSOS GRATUÍTOS
Sob céu escaldante, o RJ TV mostrou que mais de 200 pessoas davam voltas nas grades da Marquês de Sapucaí no fim da manhã de ontem. Os portões foram abertos para a distribuição de 1.800 ingressos. Além de combater a atuação de cambistas, já que cada beneficiário precisou fazer o reconhecimento facial, a distribuição feita ontem, garante a participação popular, assegura João Drumond, diretor financeiro da Liesa.
A gente está fazendo com que esse ingresso chegue nas pessoas que amam o carnaval. Não é distribuir por distribuir.
PULSEIRA VIRTUAL PARA ACHAR CRIANÇA PERDIDA
A Polícia Militar criou uma nova funcionalidade no aplicativo 190RJ para ajudar a localizar crianças e adolescentes perdidos no carnaval. Por meio de formulário no app, pais e responsáveis podem inserir dados e fotos do desaparecido para que seja achado pela polícia.
As informações são enviadas ao banco de dados da PM e usadas pelo sistema de reconhecimento facial, que tem mais de 150 câmeras espalhadas pelo Rio, na orla e nas áreas de desfile de blocos. A PM recomenda que responsáveis que desejam levar menores para a folia, façam o cadastro antes.
Dessa forma, caso a criança se perca durante o desfile de um bloco, sua localização será agilizada pelo sistema. O novo serviço passará a ser utilizado rotineiramente para localizar pessoas perdidas em praias, shows, estádios esportivos e outros eventos.
Fernando Mauro Ribeiro - Baseado em artigo de extra.globo.com
Comments