28 - A IGREJA CELEBRA SÃO JUDAS TADEU, O PADROEIRO DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO
Fernando Mauro Ribeiro
28 de out.
4 min de leitura
Hoje, 28 de outubro, dia do aniversário do Clube de Regatas do Flamengo, o rubro-negro carioca, e quando a Igreja celebra São Judas Tadeu e São Simão, - sendo o primeiro, padroeiro do Flamengo – quero enfatizar que: no seu amor inabalável, o Senhor escolheu como apóstolos Simão e Judas Tadeu e lhes deu uma glória eterna. Há, certamente, dezenas de Igrejas que celebram São Judas Tadeu, aqui em Muriaé, por exemplo, na pequenina Capela consagrada ao santo, a comunidade do Recanto Verde realiza com entusiasmo a Novena em honra ao seu padroeiro.
Recebi o convite de um amigo – Anderson Gomes – para tomar parte nas festividades do referido bairro. Não pude comparecer, em razão de um compromisso assumido anteriormente na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. Mas fica aqui o registro de que a fé nos é oferecida todos os dias. Somos herdeiros da fé proclamada e vivida pelos apóstolos.
Assim, celebrando São Simão e São Judas Tadeu, aprendemos deles a contemplar o Deus da vida, em Cristo Jesus. Eles viveram, anunciaram e testemunharam com o martírio a opção por Jesus Cristo e seu Reino. Os apóstolos são, pois, esses pilares importantes do Reino e nos chamam para sermos também, dedicados na verdade de Cristo.
Tenho, particularmente, um carinho por São Judas Tadeus. No Museu de Arte Sacra de Cachoeira Alegre, temos uma bela imagem do Santo. Ela ficava em lugar de destaque no segundo pavimento do prédio. Em função da reforma e adequação pelas quais passaram aquela casa, as imagens foram retiradas e guardadas em uma sala da Casa Paroquial.
Tão logo, as obras sejam concluídas, o santo das causas impossíveis, o padroeiro do meu Flamengo, a imagem de São Judas Tadeu deve tomar o seu lugar aquele espaço, já que no coração dos fiéis, ele permanece.
Vejaum pouco mais da história de São Judas Tadeu:
HISTÓRIA DE SÃO JUDAS TADEU
Era natural de Caná da Galileia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de São José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.
Apesar do nome semelhante, o santo das causas perdidas não é o mesmo que Judas Iscariotes, que traiu Cristo e, posteriormente, se suicidou. Inclusive há quem diga que por ter o mesmo nome, Judas Tadeu se tornou vítima de preconceito daqueles que o confundiam com Iscariotes.
O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE SÃO JUDAS TADEU
“No Evangelho de João, São Judas Tadeu é mencionado como ‘Judas, não o Iscariotes’. Essa diferenciação é mesmo uma forma de exorcizar a memória do que vendeu Jesus por 30 moedas”. Há quem defenda que a alcunha Tadeu teria sido criada justamente para diferenciar um Judas do outro.
Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus, no tanque, como é relatado em João capítulo 9, de Siloé
O QUE SIGNIFICA A IMAGEM DE SÃO JUDAS TADEU?
A túnica verde de São Judas Tadeu representa a vitória da vida sobre a morte. No simbolismo cristão, a cor verde representa a vida que vence a morte. Assim, a imagem de São Judas nos conta que apesar de ter sido morto de maneira trágica, ele venceu a morte em Jesus Cristo e está na glória do céu.
Nas Escrituras, João Evangelista relata que na última ceia, São Judas perguntou ao seu mestre: “Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo? Jesus lhe responde afirmando que teriam manifestações dele todos os que guardassem suas palavras e permanecessem fiéis ao seu amor”.
São Judas Tadeu foi um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús no dia da ressurreição. São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos citados nominalmente por Mateus e Marcos em seus evangelhos e um dos mais fervorosos do grupo.
INÍCIO DAS PREGAÇÕES
Depois da ascensão de Jesus, quando os apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, iniciou a pregação de sua fé, no meio dos maiores sofrimentos e perseguições, pela Galileia. Depois viajou para Samaria e outras populações judaicas divulgando o Evangelho.
Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém e em seguida passou evangelizando sobre a Mesopotâmea, atual Pérsia, Edessa, Arábia e Síria. Destacou-se principalmente na Armênia. Síria e Norte da Pérsia.
Na Mesopotâmea ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, o Zelota, segundo relata São Jerônimo, ambos foram martirizados cruelmente quando estavam na Pérsia, foram mortos a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusarem a prestar culto à deusa Diana.
É invocado como advogado das causas desesperadas e dos supremos momentos de angústia. Essa devoção surgiu na França e na Alemanha no fim do século XVIII. No Brasil a devoção a esse santo é muito popular e surgiu no início do século XX.
Devido à forma como foi martirizado, sempre é representado em suas imagens segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, instrumento de seu martírio.
Suas relíquias são veneradas atualmente, na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se em 28 de outubro, a provável data de sua morte.
São Simão é representado com uma serra porque seu martírio se deu, sua morte se deu quando foi cortado com uma serra. Os dois santos são celebrados no mesmo dia. Alguns estudiosos chegam a cogitar na possibilidade de São Simão, ser o noivo do casamento em Caná da Galileia, onde Jesus operou seu primeiro milagre, transformando a água em vinho.
PADROEIRO DO FLAMENGO
O Santo é padroeiro do Flamengo e os torcedores do rubro-negro carioca recorrem a ele, nas horas difíceis, nos momentos de angústia. O santo foi apontado como responsável pela conquista do tricampeonato estadual de 1953, 1954 e 1955, após o pároco da Igreja de São Judas Tadeu, ir até a Gávea, local da sede do clube, e rezar uma missa, pedir fé aos jogadores e aconselhar que fossem até à Igreja e acendessem uma vela ao Santo.
Comentários