top of page

27 - MISSA DOS AVÓS, NA MATRIZ SÃO SEBASTIÃO, EM CACHOEIRA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 27 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

MISSA DOS AVÓS, DIA DE SÃO JOAQUIM E SANT'ANA.

         “Os avós são a sabedoria que aconselha, as mãos suaves que afagam e consolam, o amor que envolve e companhia que cura qualquer mal”.

Vejo dessa forma, a figura dos avós. Não conheci meus avós maternos e, por parte de meu pai, apenas minha avó. Mas é observando essas doces criaturas, é através da convivência com tantos deles, que criei esse conceito. Depois. Muito depois, me tornei também avô. Mas, antes, bem antes, eu já via os avós com esses olhos.

       Ah, como conforta o espírito, a satisfação íntima de ser útil ao semelhante. Como revigora a alma ter desprendimento e espontaneidade nas ações voltadas para o bem comum. Tais procedimentos não faltam aos seres humanos que têm a exata noção  do cumprimento do dever, não faltam, portanto aos que abraçam o Cristo e a fé como filosofia de vida.

       Uma missa linda, marcou o dia de ontem, com dezenas de avós rezando na Igreja-matriz São Sebastião de Cachoeira Alegre. Em sua homilia, padre Márcio Nunes, falou do Casal Ana e Joaquim; pais de Maria e avós de Jesus. Disse ele: “Quando já não havia perspectiva alguma de Ana ser mãe, Deus então concedeu-lhe a graça de ela ser mãe, da Mãe do Salvador. O livro do Eclesiastes diz: Vamos fazer o elogio de nossos antepassados através das gerações. Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. Seus próprios netos são sua melhor herança”.

Confrontados com uma sociedade tão materialista, essa leitura nos leva à uma reflexão: o que temos feito de bom que ficará para as futuras gerações? Diante dessa pergunta, muitos dirão: Deixo uma bela casa, fazendas, terras, veículos, boa conta bancária... tenho que exortar àqueles que pensam que agindo assim, serão lembrados para sempre, que estão completamente enganados, porque a conta bancária, terras, casas, carros, tudo isso, um dia torna-se nada.

E dentro do contexto da celebração de hoje, dia de Sant'Ana e São Joaquim, se eu perguntar: o que vocês lembram de vovô e sua vovó. Tenho a certeza de que ouvirei: minha avó era uma pessoa especial, uma mulher de fé. Não sabia ler, nem escrever, entoava o Ofício de Nossa Senhora, maravilhosamente, sabia rezar o Terço e me ensinou a rezar. E é isso que ficou marcado, não uma casa ou uma roupa bonita ou outro tipo de bem material”.

Jesus é o cumprimento de todas as promessas divinas e de todas as esperanças humanas. Se olharmos para a humanidade, temos que nos alegrar admirando as transformações causadas pela presença do Filho de Deus entre nós. É uma felicidade ver, apesar de tudo, como a justiça e a verdade vão avançando. Desanimar seria mostrar falta de confiança no poder e na bondade de Deus.

Ao final da celebração todos os avós, atendendo ao convide de nosso pároco, subiram ao presbitério, pera receber uma bênção sacerdotal e uma lembrancinha: Carinho e o doce afeto em forma de bala. Dona Geralda foi sorteada com um kit da Natura.

Avós são realmente um presente maravilhoso Sinônimo de amor que passa de geração em geração. Parabéns queridos avós! Esses são os votos da Família Novo Tempo.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page