top of page

27 - MARIA DE TODAS AS VIRTUDES

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 27 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

O Concílio Vaticano II ressalta a santidade iminente de Maria que refulge para toda a comunidade dos eleitos como exemplos de virtudes. (Lumen Gentium n. 65). Porém, nós podemos nos perguntar qual a maior virtude de Maria? Se nela brilha de maneira fulgurante todas as virtudes em especial a fé, a esperança e a caridade que são virtudes teologais, qual seria a maior?

A maior virtude de Maria, sem dúvidas, foi o desprendimento e a total disponibilidade de Deus. “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc. 1,38). E ainda, quando ela agradece ao Senhor, vai exclamar: “...olhou para a humilhação de sua escrava” (Lc 1,48).

Este desprendimento e total disponibilidade a que Maria chama de “humilhação’ e que, em muitos ugares vem traduzido como humildade, é a expressão de quem está com a terra (húmus), em total disponibilidade para que sobre ela tudo se faça. Através de seu gesto, de entrega total, de esvaziamento total de si, confiando de maneira absoluta na palavra e no amor do Pai. Maria se converte no receptáculo dos dons do Espírito Santo.

Sem esse esvaziamento, esse abaixar-se e colocar-se totalmente disponível a Deus, nada poderia ter sido feito. Na medida em que saímos de todas as coisas, nesta medida, Deus entra em nós, com tudo que Ele é e tem. A oração de Maria, portanto, foi sempre essa: “Senhor, não me dês nada, senão aquilo que tu queres, faze Senhor em minha vida, em cada momento, o que tu queres e como Tu queres”.

A maior virtude de Maria foi essa perfeita simplicidade, este desprendimento total e essa disponibilidade perfeita à graça de Deus. Podemos nos perguntar: como Maria pode viver nessa virtude tão elevada, que constitui a busca dos maiores místicos, tanto do ocidente quanto do oriente. E como Maria atingiu tão grande virtude? Foi sem dúvida a graça de Deus que a dotou especialmente para que pudesse cumprir sua vocação singular.

Deus lhe deu uma graça especial: sua imaculada conceição. A nós todos o pecado torna difícil nossa entrega total a Deus, ficamos presos no egoísmo. Maria ao invés, teve a força necessária para estar totalmente disponível a Deus em um grau elevadíssimo, total.

Nisso devemos imitar Maria. Ela é o sinal da fidelidade e da disponibilidade total a Deus. Nesta imitação de Maria, em nossa caminhada para Deus, podemos estar unidos, todos, protestantes, ortodoxos e católicos. Ela é um grande sinal (Ap. 12) que Deus nos dá para mostrar o seu poder de fazer grandes coisas nos pequenos e humildes. Quem se humilha será exaltado dirá Jesus. Quem se esvazia será planificado.

Deus está totalmente disponível por toda a eternidade aos que foram disponíveis a Ele durante a curta peregrinação terrena. Que Maria, repleta do Espírito Santo, mulher de todas as virtudes nos ajude a obtermos esta que é a fonte de todas as virtudes: Humildade, desprendimento e total disponibilidade.

Nós sabemos o quanto o materialismo tomou conta dos corações. A pessoa hoje, é tomada pelo desejo. A sede de prazer embota corações e mentes. A agitação e a inquietação compõem a música de fundo de nossa sociedade competitiva e violenta. Não há paz nem alegria. Pois bem, a força do Espírito Santo que envolveu Maria conferiu-lhe todas as virtudes.

E isto foi possível porque ela primeiro esvaziou-se totalmente, vivenciando a grande virtude do desprendimento, ou seja, da total disponibilidade a Deus. Assim, ela pode ser convidada pelo anjo a alegrar-se (Lc. 1,28), pois a ela que se esvaziou completamente, será entregue por primeiro o maior dom: Jesus Cristo.

Cônego Dr. Pedro Carlos Cipolini – Professor da Puc-Campinas e membro da Academia Maria de Aparecida

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page