27 - E O PALMEIRAS É CAMPEÃO DA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.
Fernando Mauro Ribeiro
27 de nov. de 2021
3 min de leitura
O que se viu de falso palmeirense por aqui, não foi brincadeira: Palmeirenses vestidos de vascaíno (ou seria vascaído)? Tricolores, botafoguenses, atleticanos e, pasmem: são-paulinos e corintianos... ah, eram tantas as cores que mais parecia um bloco de carnaval. Mas convenhamos: O Palmeiras é o autêntico campeão! Mereceu o título!
Mas a torcida multicor também. Coitada, como sofre essa torcida! O seu clube de coração não lhe proporciona alegrias. Penso até que conhecem tão pouco de seus clubes, preocupados que estão continuamente em torcer contra o Mais Querido do Brasil. Talvez saibam mais do Flamengo do que de seus próprios clubes.
Estive visitando a sede do Flamengo, na Gávea. São tantas as conquistas que, a sala de troféus não comporta mais e está sendo ampliada. Basta uma passadinha por lá, para entender o sofrimento dos rivais. Vivem à espera de uma derrapada do Mengão, para se sentirem campeões, não importa o escudo, nem as cores. Então, aí está um presente do Flamengo para os invejosos, com as bênçãos da Nação Rubro-negra. Comemorem, vistam-se de verde. A cor é o que menos importa. A hora é essa! Grite, sem importar-se com as cores que trazes: Palmeiras Campeão!
Pela manhã, eu andava meio sem rumo, e até postei que não sabia onde me esconderia durante o jogo, já que, por questões de saúde, me proibi de assistir a jogos e não os assisto mesmo, desde 2009. Permaneci aqui, no um apartamento, estava inclusive escrevendo um artigo para esse informativo, me concentrei na pesquisa e não me preocupei com o jogo.
Estou amadurecendo – e já não é sem tempo, né – pois não houve tensão, nem me angustiei como em outras ocasiões. É óbvio que eu queria mais uma conquista do meu time. Se não sofri, não quer dizer que eu seja indiferente ao resultado. Só quem vive essa paixão sabe: “Uma vez Flamengo sempre Flamengo... vencer, vencer, vencer, uma vez Flamengo, Flamengo até morrer”! O placar estava em 1 a 1 e fui à Missa na Matriz São Paulo.
Quem me conhece sabe que participo da missa diária. “Participar da Eucaristia é estar diante de Jesus realmente presente”, já dizia o jovem Carlo Acutis e, o verdadeiro cristão deve ter essa consciência, penso eu. Ao final da celebração, quando saio, vejo uma torcida muito colorida e bastante eufórica a gritar: É Campeão! Disse para mim mesmo: Que torcida “desorganizada” essa do Palmeiras? Logo entendi: é o bloco dos “Sem clube, sem títulos, que frequentam as séries B e C do futebol Brasileiro! Que felicidade o Flamengo proporciona a esse país, até mesmo quando é derrotado. Incrível esse Flamengo, incontestável sua importância no cenário nacional! Por um momento, fiquei feliz por eles. Depois senti pena!
PARABÉNS AOS VERDADEIROS PALMEIRENSES
Nas redes sociais e no grupo da família, parabenizei amigos palmeirenses... poucos, na verdade. Não que eu os evite. É que eles são poucos mesmo. Mas em São Paulo, onde a torcida é grande, fizeram uma bela festa. Pude ver pela TV a recepção, na chegada dos jogadores vitoriosos com a Taça na mão e a galera transbordando de alegria com mais uma conquista. Isso é legal, faz parte do futebol... há provocações de ambos os lados e é normal. Caramba, o que a torcida do Flamengo zoou os palmeirenses, não é brinquedo. Agora, é vez dos campeões, fazerem suas piadas, retribuírem o “carinho”.
Comments