27 - ATENTADO TERRORISTA BOTA EM DÚVIDA DESFILE EM CARRO ABERTO
Fernando Mauro Ribeiro
27 de dez. de 2022
3 min de leitura
Parte do entorno de Lula vê como alto risco de presidente eleito ser ferido. A menos de uma semana da posse, uma etapa emblemática da cerimônia do inicio do novo governo segue indefinida: o desfile de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Esplanada dos Ministérios. A equipe de segurança do presidente, defende que ele não trafegue em carro aberto, mas o entorno mais próximo de Lula, diz que ele resiste à ideia de percorrer o trajeto em carro blindado, no domingo.
Ontem, a Polícia Civil do Distrito Federal descobriu o segundo suspeito de participar do ataque a bomba em Brasília, na véspera do Natal. Alan Diego dos Santos Rodrigues, que teria ficado responsavel por levar o dispositivo para detonação. Ele está sendo procurado.
Lula estaria disposto a manter a tradição de desfilar em carro aberto,mas, para policiais da equipe de segurança, a bomba encontrada no aeroporto de Brasília, no sábado, influencia neste planejamento, que é dinâmico e se molda conforme o cenário. A informação é de que com o cenário de hoje, Lula deve usar o carro blindado.
Caberá ao presidente eleito decidir. Policiais preparam análises técnicas para apresentar as duas possibilidades a Lula: os riscos de fazer o trajeto com o aberto e a possibilidade de fazer o percurso em carro blindado. Se for feito com carro aberto, o trajeto na Esplanada terá início na Catedral de Brasília, chegando ao Congresso, e de lá seguirá até o Palácio do Planalto.
O entorno de Lula acredita que, mesmo com a recomendação da PF, Lula não aceitará desfilar de carro blindado pelo perfil popular da festa e pelo desejo do próprio presidente de percorrer o trajeto próximo às pessoas que estarão na Esplanada.
TERRORISTA CONFESSO JÁ ESTÁ NA PAPUDA
O bolsonarista George Washington de Oliveira Souza, 54 anos, preso após ter confessar ter armado um artefato explosivo perto do aeroporto de Brasília, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, no domingo. Desde sábado, quando foi detido, ele estava na carceragem da Polícia Civil do DF.
George Washington foi autuado em flagrante, por terrorismo e também por posse e porte ilegal de armas de fogo de uso permitido e de uso restrito. Com ele, a polícia encontrou um arsenal de armamento pesado. Em depoimento aos policiais, o homem disse que o ato foi planejado por integrantes de atos em favor do presidente Jsir Bolsonaro (PL), que ocorrem no quartel-general do Exército, em Brasília.
Informou ainda que a instalação da bomba tinha como objetivo “dar início ao caos” e que pretendia alcançar a decretação do estado de sítio no país – quando há restriçoes dos direitos e à atuação de Legislativo e Judiciário.
Ontem o ministro do Suplemo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou à Policia Federal a prisão do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Alvo de investigação por atos antidemocráticos, Eustáquio vinha fazendo ataques ao processo eleitoral e apoiando manifestações no quarte-general do Exército.
MAIS EXPLOSIVOS SÃO ENCONTRADOS
A Polícia Federal desarmor cerca de 40 quilos de artefatos explosivos encontrados em uma área de mata nos arredores do Gama, na noite de domingo. O material foi localizado no encontro da estrada vicinal 383 com a DF-290. Além dos artefatos, 13 coletes à prova de balas e cinco capas de coletes foram achados durante a operação e encaminhados ao Instituto de Criminalística da Polícia Civil, onde serão passados por perícia.
Os policiais chegaram ao local depois de receberem uma denúncia . após a constatação da existência de objetos suspeitos, o esquadrão do Bope confirmou que o material era explosivo. Por volta das 22:30 horas, o esquadrão conseguiu neutralizar os explosivos e fez uma detonação controlada do material.
A polícia ainda não confirmou se há uma conexão entre o material encontrado e o atentado planejado pelo bolsonarista que colocou a bomba num caminhão tanque. Será investigado se seria usado em um atentado terrorista por radicais ou em algum outro crime comum.
Comments