top of page

26 - VIRADA NA PRAIA; TURISTAS LOTAM HOTÉIS NO BRASIL

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 26 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Pesquisa aponta que, além do Rio, 14 cidades do estado têm ocupação acima de 90%. Os olhos do mundo estarão voltados para Copacabana, mas a virada do ano no Brasil, vai muito além da maior festa de reveillon do planeta. Vejamos por exemplo no estado do Rio de Janeiro, uma espécie de porta de entrada do Brasil para os turistas. Uma pesquisa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio (Hotéis-Rio), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio (ABHIH-RJ), mostra que em 14 cidades do interior do estado a taxa média de ocupação de hotéis e pousadas já superou a casa de 90%.

O arrefecimento da pandemia, aliado ao trabalho de promoção ao longo do ano, levou à retomada do turismo no estado, comprovada por este ótimo desempenho dos municípios do interior, analisa Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ.

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o local mais procurado fora da Região Metropolitana até agora, com 98,4% de ocupação. A cidade prepara uma queima de fogos de 13 minutos em três pontos: na Praia Grande, uma das mais famosas; na Avenida Por do Sol do Monte Alto; e na Praça da Figueira. As festas terão ainda música a cargo de DJs.

Em segunda, vêm Itatiaia e Penedo, no Sul Fluminense, com 97,2% de ocupação da rede hoteleira. Completam a lista Cabo Frio (94,7%), Armação dos Búzios (94,5%), Paraty (94,3%), Miguel Pereira (94%), Angra dos Reis (93,5%) e Teresópolis (90,4), todas de forte apelo turístico, passando pela região dos Lagos, pela Costa Verde e pela Serra.

BÚZIOS À ESPERA DE 300 MIL TURISTAS

Em Búzios, a prefeitura espera receber 300 mil visitantes do Brasil e do exterior. A Orla Bardor, um dos pontos mais conhecidos do balneário, contará com um espetáculo de fogos para marcar a chegada do novo ano. Haverá show pirotécnico em mais tres pontos da cidade: Geribá, Praia Rosa e Manguinhos. Os organizadores prometem dez minutos de queima de fogos com efeitos inéditos, mas baixo estampido.

A vizinha Cabo Frio terá palcos montados na Praia do Forte e no Portal de Santo Antonio com apresentações de nomes como Tierry e Fundo de Quintal. Angra dos Reis antecipou a festa que começará na sexta feira que terá shows com Xande de Pilares, Ferrugem e Luiza Possi, entre outros, até a virada.

Já Paraty, conhecida como patrimônio mundial pela Unesco, terá a primeira comemoração oficial de Ano Novo desde 2020, quando a festa foi cancelada devido à pandemia. Haverá atrações musicais e queima de fogos na Praça da Matriz e em mais seis pontos.


GAL, ELZA SOARES E ERASMO VÃO EMBALAR O REVEILLON

A virada do ano será de celebração. Mas também um momento para homenagear artistas da MPB que morreram neste ano. O tributo será feito durante a queima de fogos na Praia dr Copacabana, que deverá iluminar o mar durante 12 minutos. Os cantores serão relembrados na trilha musical criada para embalar o espetáculo. O repertório terá versões adaptadas de canções de Gal Costa, Elza Soares e Erasmo Carlos.

Teremos homenagens, não posso dizer os nomes para não estragar a surpresa, o público saberá na hora – faz mistério o produtor musical Daniel Lopes, que assina a produção musical pela quarta vez: - o que adianto é que, mais ou menos nomeio da queima de fogos, teremos um dos momentos mais emocionantes do show. Resgatamos uma gravação feita em estádio de futebol em que um dos homenageados cantou em coro com o público. Não serão apenas nomes da MPB. Também relembraremos uma estrela internacional.

Ao todo, o espetáculo terá cerca de 20 canções, a maioria remixadas para incluir sons de orquestras. O ritmo da trilha sonora vai ajudar a reproduzir em música aquilo que será visto no céu. O objetivo, claro, é emocionar – explicou Lopes.

O produtor acrescentou que discutiu o repertório com o empresário Marcelo Kokote, responsável por produzir a queima de fogos. Sem antecipar as canções que serão apresentadas, ele disse que o critério foi evitar músicas tocadas em edições passadas:

- Quis fugir do óbvio. Mas só no fim do show não teve como escapar: o fim da queima será em ritmo de samba, afinal, é Rio de Janeiro.

Luiz Ernesto Magalhães – luiz.magalhas@oglobo.com.br

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page