top of page

26 - UM DIA DE PASSEIOS INTERESSANTES, COMO CONHECER O PÓRTICO DE GRAMADO; O LAGO NEGRO; MINI MUNDO; FÁBRICA DE CHOCOLATES, FÁBRICA DE CRISTAIS, LOJA E MUSEU VIVO DOS CRISTAIS E NATIVITATEN.

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 26 de nov. de 2023
  • 6 min de leitura

Um dia de passeios interessantes, como conhecer o Pórtico Ge gramado; o Lago Negro; o Mini Mundo; Fábrica de chocolates, Fábrica de cristais, Loja e museu vivo dos cristais e Nativitaten. Sim, à noite: Nativitaten, um desfile e apresentação de momentos natalinos; um espetáculo cheio de magia, em um local coberto, com acomodações em arquibancadas, onde o lago, palco deste espetáculo, se transforma em um cenário encantador que flutua sob as águas, numa dança de efeitos pirotécnicos e cheio da mais pura emoção Natalina.

PÓRTICO DE GRAMADO:

No Portal de Entrada da cidade de Gramado está a inscrição: “Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado”, cuja frase foi a vencedora de um Concurso Escolar, justamente para ser fixada ali. Um belíssimo Portal que, de tão belo, tornou-se um Postal da cidade.

O LAGO NEGRO

Este é outro ponto turístico de encher os olhos, a vegetação, extensa área gramada, as araucárias, as centenas de flores a colorir os canteiros, o lago com seus pedalinhos a nos proporcionar um passeio gostoso contemplando o entorno, as mãos humanas também sabem criar. A história nos revela que um grande incêndio aconteceu naquele local, há muitos anos, quando a tecnologia não dispunha de nenhuma ajuda, não havia o trabalho eficiente do Corpo de Bombeiros e o fogo ia devastando tudo. Quando um senhor convocou seus vizinhos e de enxadas e pás nas mãos, abriram uma enorme vala para conter o fogo, evitando que ele não se alastrasse e destruísse ainda mais. A tentativa foi bem sucedida, o fogo cessou. Mas durante anos permaneceu ali aquele lugar inóspito, sem vegetação, onde formou u lago.

  A mão que modela, esculpe, afaga, castiga e apedreja, é a mesma mão que toca um violino, que tece um casaco de lã, são as mesmas mãos que se juntam num momento supremo, formam uma corrente e tudo se transforma. Nesse local surgiu o Lago Negro, com toda essa exuberância já descrita.

O MINI MUNDO:

  Sempre gostei de observar maquetes. Essas representações completas em escala reduzida de um determinado cenário, ambiente, ou estrutura de engenharia, engenharia, coisas desse tipo. Fico um tempão observando a riqueza de cada detalhe, a paciência do artista impregnada ali na perfeição de sua obra. Tenho muita vontade encontrar alguém que faça uma maquete do Museu de Arte Sacra e da antiga Matriz de Cachoeira Alegre.

  UMA VIAGEM PELO BRASIL E O MUNDO

Não imaginava que eu faria uma viagem pelo Brasil e o mundo através desse trabalho tão encantador e ao mesmo tempo revelador. Mas foi o que aconteceu comigo ao visitar a cidade miniatura do Mini Mundo aqui em Gramado. De posse do Jornal Mini Mundo, que faz chegar até aos seus leitores a notícia nos mínimos detalhes e que está no Ano 13 – Edição 27, segundo semestre de 2023, eu poderia falar aqui de cada um dos pontos da cidade. Mas não. Há coisas que são indizíveis, inexprimíveis, só mesmo vendo com os próprios olhos. O jornal impresso relata tudo o que está acontecendo nas ruas da cidade em miniatura.

 Fiz minha longa viagem, fui à Europa, vi o Palácio dos Príncipes de Mônaco; aqui mais perto da gente, desembarquei no aeroporto de Bariloche e vi parte das Cordilheiras dos Andes na Argentina, e dei uma passadinha em Curitiba para rever o Jardim Botânico que continua lindo; Fui a São Paulo visitar o Museu do Ipiranga e me vi diante do Elevador Lacerda, subi e dei um pulinho nas ladeiras do Pelourinho onde crianças desciam em seus carrinhos de rolimã;  ah, como não passar pela Igreja de São Francisco de Assis em Outo Preto para fazer uma prece, e correr até a Estação Ferroviária de São João del Rey; no palco, ao lado da Usina do Gasômetro, assisti a um show  de uma das maiores bandas do Brasil. Com um setlist recheado de clássicos, a Banda “Nenhum de Nós” reuniu um grande público e eu estava lá para cantar junto do início ao fim do espetáculo.

  Mas vi também que a vida na cidade em miniatura também é super agitada, túneis, pontes, trens, rodovias, carros, incêndio num prédio, chaminé de uma fábrica emitindo fumaça; esses acontecimentos mexem com a rotina dos moradores. Mas, quando ia já me despedindo da cidade, passei por uma fazendinha, ouvi bois mugindo, galo cantando, galinha juntando seus filhotes debaixo das asas... Então respirei fundo e disse: “Tá na hora de voltar pra minha Cachoeira Alegre”!

O jornal ainda me informa em sua página 6, que o Mini Mundo expõe réplica no Aeroporto Salgado Filho. Vou dar uma conferida, quando retornar a Porto Alegre. Segundo o informativo, o Mini Mundo está com um espaço de ativação no Aeroporto Salgado Filho, posicionado de forma estratégica ao lado do desembarque doméstico. No local, transitam diariamente milhares de pessoas que desembarcam na capital gaúcha. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a promoção da marca, atrair visitantes e fortalecer o posicionamento no mercado gaúcho.

  Inicialmente o Mini Mundo apresenta no espaço uma réplica do Jardim Botânico de Curitiba, no sentido de valorizar os pontos turísticos, prédios históricos e outras belezas em miniaturas representadas em seus mínimos detalhes durante a experiência de visita ao Parque. Outras réplicas serão apresentadas de forma lúdica e itinerante no espaço do aeroporto nos próximos meses.

 

MUSEU VIVO DOS CRISTAIS

Para aqueles que vivem em busca de descobertas e novas experiências. Aos curiosos que viajam para aprender e reconhecem o valor da história e da arte:

 Há mais de duas décadas nossa família mantém viva a técnica milenar do cristal artístico. acreditamos que não há melhor forma, do que mostrar às pessoas e, literalmente, abrir os portões e mostrar como produzimos verdadeiras obras de arte.

 O que nos move é mostrar ao mundo nossa arte, é manter viva a chama do cristal Artístico. Afinal, existem segredos que o mundo merece descobrir!

Penso que foram mais ou menos essas as palavras do solícito rapaz que nos recebeu e nos introduziu na Fábrica em que a magia acontece: os fornos super aquecidos, o material incandescente, os funcionários a operarem ali, diante de nossos olhos e, ao final, nos apresentar a bela obra de arte, única – porque manual – não é máquina que faz em série. É uma transformação a olhos nus, o material bruto, tomas forma, e se transformar em uma peça.

 A produção do vidro artístico iniciou efetivamente no século XII, em Veneza, na Itália. Aqui no Brasil é uma empresa familiar, mantendo viva a técnica milenar do cristal artístico.


UM INGRESSO DOURADO – PARABÉNS!

 Nele estava escrito: Parabéns! Nós da Cristais Gramados, acreditamos em recompensar aqueles que valorizam a beleza e o brilho autêntico. É por isso que estamos empolgados em revelar o segredo encantado deste bilhete dourado: O incrível Cash Cristal! Esse valor poderá ser utilizado na compra de qualquer peça do nosso showroom ou joalheria. Basta apresentar no caixa e receber a sua recompensa. Prepare-se para viver momentos deslumbrantes e colecionar memórias brilhantes.


CRISTAIS DE GRAMADO

Já na primeira sala, algumas peças me encheram os olhos. A começar por um enorme lustre que desce do teto e quase toca o chão. Belíssimo! Um vaso de cristal encomendado pela Mis Brasil - ela concorreu e conquistou o sexto lugar como Mis Universo – para presentear, está exposto nessa sala. Uma espada de cristal que encerra uma ‘historinha’ bastante interessante, - mas, longa para eu registrar aqui – também se encontra nessa sala. Da mesma forma o Kikito, cobiçado, desejado e festejado troféu – maior prêmio do cinema brasileiro que acontece no Festival de Cinema de Gramado, é fabricado aqui, e há uma réplica dele no Museu dos Cristais. Uma observação: Em sua 51ª edição do tradicional evento na Serra Gaúcha que aconteceu no dia 19 desse mês, “Mussum, o filmis”, de Sílvio Guindane, foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2023 ao levar para casa o Kikito de melhor filme na cerimônia realizada no Palácio dos Festivais.

 O Kikito é também conhecido como Oscarito – uma espécie de filho do Oscar – e popularmente conhecido como Prêmio Grande Otelo, o mais importante, outorgado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema.

UM DESLUMBRAMENTO TOTAL

É de fato, um grande deslumbramento quando uma segunda porta se abre e nos leva a grande Loja de Cristais onde há 18 mil itens. Únicos, belíssimos, reluzentes. Andei por toda a Loja a admirar a variedade de peças de cores e formatos diversos. Não adquiri nenhuma delas, mas meus olhos ficaram maravilhados com o que vira lá.

 Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page