26 – PROJETO MINHA CASA, MINHA VIDA, NOVAMENTE EM CACHOEIRA?
Fernando Mauro Ribeiro
26 de mar. de 2024
3 min de leitura
Seria muito bom se um vereador fizesse contato - solicitando - e conseguisse junto à Câmara Legislativa do estado de Minas Gerais, no sentido de se conseguir outra etapa do Projeto Minha Casa, minha vida, em Cachoeira Alegre.
Fomos contemplados com a construção de 45 casas populares na administração do prefeito Dr. João Batista Abreu, no governo federal de Dilma Roussef; e quantas famílias foram beneficiadas! O bairro Bela Vista foi entregue na administração do ex-prefeito Alexandre Moreira – Bijú – com toda infra- estrutura: ruas pavimentadas, galerias de águas pluviais, iluminação elétrica da energisa, água tratada da Copasa...
Depois de 4 anos de estagnação, o projeto está de volta e o presidente da República, comunica que 40 mil obras estão sendo retomadas. Daí, acho que seja um momento oportuno para se reivindicar tal benefício, uma vez que a Paróquia de Cachoeira dispõe de uma extensa área que compõe o patrimônio de São Sebastião, e está sendo invadida por forasteiros, aventureiros que, sem nenhum constrangimento cercam uma área e dela tomam posse.
Não seria o caso, de o poder público, redesenhar as ruas então traçadas em 1981 pela própria Paróquia São Sebastião, numa parceria com a prefeitura Municipal de Barão do Monte Alto e destinar essa área para mais um projeto do Minha casa, minha vida”? As ruas seriam uma extensão das já existentes no bairro Bela Vista e, que ligariam ao bairro Pe. Adriano Ketti, - loteamento particular do Chiquito Raposo – Assim, solucionaria o problema da invasão e ajudaria aqueles que não têm casa própria.
Pelo fato de tratar-se de uma área que pertence ao patrimônio de São Sebastião, a paróquia doaria o terreno ao município. Um projeto para a construção das casas populares trazia também em seu bojo, uma área para a construção de uma capela e uma quadra esportiva que atenderia as necessidades religiosa e social dos seus moradores.
MINHA CASA, MINHA VIDA: 40 MIL OBRAS SERÃO RETOMADAS
O governo anunciou nessa semana a retomada de 37,8 mil obras do Minha casa, Minha vida para as famílias na faixa 1 (com renda até 2,640) que praticamente ganham a casa. São unidades paralisadas em todo o país. Em entrevista ao $Extra, o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que o número vais chegar a 40 mil, pois incluirá empreendimentos invadidos e com problemas de documentação como alvarás, por exemplo. Para isso, será feito um diálogo com as prefeituras.
O prazo de entrega das casas depende do andamento do projeto, de acordo com o ministro. Do total de empreendimentos 4.958 estão no estado do Rio, que concentra a maior parte das obras que serão retomadas. O ministro fará o anúncio da retomada em um evento no Pará, seu estado, com a presença de vários prefeitos. Podemos até ir além, mas esses 40 mil é um número que temos bastante segurança de retomada das obras e entrega das unidades – disse Jader.
As obras que foram invadidas vão necessitar de uma parceria com as prefeituras para acelerar os processos que estão na justiça. A estratégia é que os governos locais também entrem com contrapartidas, como construir a parte da infraestrutura.
Segundo o ministro, somando os recursos que sobraram do ano passado, foram repassados ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), cerca de 14 bilhões do orçamento da União para retomar as obras paralisadas do programa.
Comentários