26 – MISSA E BELA ENCENAÇÃO NA MATRIZ, NESSE SÁBADO
Fernando Mauro Ribeiro
26 de jul.
2 min de leitura
Atendendo ao convite do Padre Márcio Nunes, na manhã de sábado (26) um grande número de fiéis compareceu à Igreja-matriz São Sebastião em Cachoeira Alegre, para participar da Santa Missa em honra a São Joaquim e Sant’Ana – os pais da Virgem Maria, logo, avós de Jesus. Festejamos São Joaquim e Sant”Ana, pais da Virgem Maria, pois Deus lhes concedeu a bênção de todas as nações”, diz a Antífona da Entrada.
Com os avós de Jesus, celebramos a alegria de Ser Família! Registramos nossa prece especial por todos os vovôs e vovós, especialmente por aqueles que sofrem na solidão ou com alguma enfermidade e também aqueles que partiram para o encontro com Deus, mas que nos deixaram as lições de fé, amor, respeito, caráter, carinho e afeto.
Unindo nossos corações de netos também saudosos, com nosso amor e prece, lembrando que, o livro do Eclesiástico elogia quem viveu com dignidade e, que Jesus completa mostrando-nos que são felizes os que veem as maravilhas do Senhor - iniciamos o Dia dos Avós com o coral entoando o Canto de Entrada.
A ALEGRIA DE SER FAMÍLIA
Celebramos então a alegria de Ser Família. Olhar para os avós de Jesus é perceber o quanto o Projeto Salvador de Deus inclui a Família. Ele mesmo quis ser Família. Buscou abrigo em Maria e José e nos tornar a grande família do Céu.
O livro do Eclesiástico nos lembrou também que a presença de nossos avós fica marcada em nossas vidas, pois os gestos de amor e bondade jamais serão esquecidos e se tornam herança verdadeira, que encontrando lugar nos corações, se multiplicará e poderá gerar mais frutos ainda. Portanto, por intermédio dos avós, a Aliança que Deus fez com a humanidade pode se fortalecer nos laços familiares e se perpetuar, iluminando o caminho de filhos e netos.
AS CRIANÇAS ENCENARAM A VIDA DE SANT’ANA
A organização da Missa – a parte litúrgica – ficou a cargo da Pastoral da Catequese que, convocou o grupo de Teatro, escreveu, ensaiou e as crianças encenaram lindamente a vida de Sant”Ana. Parabéns à equipe da Catequese, ao grupo de Teatro – tive oportunidade de cumprimentar alguns dos atores e atrizes – e obrigado ao nosso pároco por celebrar com nossa comunidade uma data tão significativa.
Após a missa, no Pátio da Matriz, próximo ao Museu de Arte Sacra, foi montada uma extensa mesa com as delícias que todos trouxeram para um “Café partilhado”. E como é lindo, ver o povo de Deus celebrar também esse momento social, se confraternizar em torno de uma mesa farta.
Comentários