26 - ENTREVISTA COM PEDRINHO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BARÃO
Fernando Mauro Ribeiro
26 de abr.
4 min de leitura
Nesse sábado (26 de abril) nós conversamos com Pedro Rosa Mendes, mais conhecido como Pedrinho. Ele é o presidente da Câmara Municipal de Barão do Monte Alto pela terceira vez, está em seu sexto mandato como vereador e, vai nos falar de sua trajetória na política, ao longo desse tempo, de seus projetos e da expectativa em relação ao novo governo, que está iniciando seu primeiro mandato e, que parece bastante determinado em trabalhar para atender os anseios do povo.
O atual presidente da Casa Legislativa disse ter um bom relacionamento com o executivo e acredita numa administração que venha abrir portas para atrair novos investidores para o município e proporcionar ao jovem mais opção de trabalho, tornando o nosso município como referência.
Novo Tempo: Há mais de duas décadas na política, muito provavelmente, tem muita história para contar. O que é para você estar inserido nesse processo. O que é a Política?
Pedrinho: A política é “a arte de bem governar”. Então, quando entrei na política foi com essa intenção: ser um legítimo representante do povo.
Novo Tempo: A arte de governar em benefício da população. Com esse olhar, você poderia mencionar alguns de seus projetos, ainda que nesse início de 2025?
Pedrinho: Você tem razão. É uma nova administração, estamos nos reunindo com os colegas vereadores para propor algum trabalho.
Novo Tempo: A Horta Comunitária é uma bela iniciativa sua. Como surgiu essa ideia?
Pedrinho: É uma área grande – vamos até lá, para você ver – mas que pertence à Câmara e usá-la dessa forma é um meio de fazer a terra produzir. Tomamos posse em primeiro de janeiro, no dia seguinte vim aqui e vi que, o mato estava muito alto. Aí pensei que poderia ser diferente e tomei essa decisão.
Novo Tempo: É um funcionário da Prefeitura ou é remunerado pela Câmara?
Pedrinho: Ele ´´e contratado da Câmara. É uma pessoa que gosta do que faz e se dedica bastante.
Novo Tempo: “Nesse país, tudo o que se planta, dá”. Frase atribuída a Monteiro Lobato, se referindo ao Brasil, em seu livro “Urupês”, e muito popular entre nós. Em tão pouco tempo, já mudou o cenário. Vejo hortaliças, frutas...
Pedrinho: É sim. Como você está vendo, além de mangueira, de bananeiras, temos já plantadas cenoura, batata doce, beterraba, quiabo, alface, almeirão, couve, cebolinha...
Novo Tempo: Uma área inóspita que em razão do abandono poderia atrair insetos, roedores e, agora, totalmente modificada.
Pedrinho: Ainda há esse trecho com entulho que vou retirar, para aumentar o espaço. Como te falei, o rapaz, semeia, rega, capina e na semana que vem já vamos colher os frutos desse trabalho, que será destinado às creches do município.
Novo Tempo: Quero te cumprimentar pela atuação como vereador em seu sexto mandato. Embora esteja ainda no início dessa atual gestão, você já encaminhou outros projetos?
Pedrinho: Tá ainda muito no início. Mas pedi para passar a máquina nas estradas, fiz algumas indicações como nomes de ruas. Há ainda essa área descoberta, entre a horta comunitária e o prédio da Câmara, que tem acesso independente, onde pretendo construir um salão para servir à Comunidade. Vou reunir os colegas vereadores o Sindicato, o secretariado para discutir isso. Outra coisa que estou tentando é um painel eletrônico para a Câmara. Estou esperando a administração alavancar mais, e vejo que o prefeito está muito bem-intencionado.
Novo Tempo: A Câmara Legislativa que antes se reunia no prédio da Prefeitura, tem, já há algum tempo, sua própria sede. É uma conquista dos bravos vereadores. Um presente também para a população, porque essa deve ser a Casa do Povo. E ela recebeu o nome de um cachoeirense, o saudoso ex-vereador José Olímpio. Fale-nos desse período.
Pedrinho: Eu falei outro dia, que eu já trabalhei com prefeitos e muitos vereadores, mas que é difícil encontrar uma vereadora lutadora como a Viviane. Agora eu falo do ex-vereador José Olímpio: ele era também um trabalhador. Como ele contribuiu para a construção de nossa sede. Ele deixou um legado.
Novo Tempo: A família e o cachoeirense de um modo geral se orgulha de ver o nome de um de seus filhos na fachada dessa desse prédio, em uma justa homenagem. O que dizes?
Pedrinho: É uma conquista do ex-vereador pelos serviços prestados ao município e uma homenagem merecida. No interior dessa Casa, há uma placa com o nome dos vereadores que compunham a Câmara naquele período. Mas o node do Zé Olímpio se destaca na fachada. E como eu disse: ele deixou um legado!
Novo Tempo: O deputado federal Patrus Ananias, visitou Cachoeira Alegre em companhia da vereadora Viviane para se inteirar de alguns projetos para aquele distrito e já está a caminho. Qual é a expectativa em virtude da visita do ilustre deputado?
Pedrinho: Quero dizer que o nosso município vai caminhar bem, pela estrutura que tem e, que está em festa pela visita do deputado à nossa cidade. Esse deputado já tem deito algumas emendas atendendo a pedidos da vereadora Viviane e tem nos ajudado muito. Ela é uma lutadora, já conseguiu com o Patrus, um carro para a Secretaria de Saúde, outro para o Conselho Tutelar e liberação de verbas importantes para a Educação e outras áreas.
Novo Tempo: Mas é uma atribuição, um dever, de todo vereador reivindicar com os seus representantes nas esferas estadual e federal esses recursos, não é mesmo?
Pedrinho: A Viviane é muito atuante – até usei essa palavra para falar com ela um dia desses – e também nós, vereadores, precisamos ir em busca de recursos para o nosso município. Antigamente, falavam que nem adianta ir, que não se conseguia nada. Hoje, com a nova tecnologia podemos ‘correr atrás’ dos deputados estaduais e federais que nos representam.
Novo Tempo: Você está ocupando uma cadeira na Câmara pela sexta vez consecutiva, através do voto popular. Isso não é por acaso. É fruto de seu trabalho, creio! Gostaria de deixar uma mensagem para a população?
Pedrinho: Sim. Quero agradecer àqueles que me confiaram seu voto. Agradecer também a todo montealtense e a todo o município que confia no nosso trabalho. Quero dizer ainda que, assim como eu, o prefeito Celmar está determinado a trabalhar para o crescimento de nosso município.
Komen