26 - A IGREJA É CONVOCADA EM SÍNODO: CAMINHAR JUNTOS
Fernando Mauro Ribeiro
26 de nov. de 2021
3 min de leitura
Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. A Igreja de Deus, é convocada em Sínodo, que em grego – synodos - quer dizer: “caminhar juntos”. O caminho, intitulado “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, iniciou-se solenemente nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, em Roma, e em 17 de outubro em cada uma das igrejas particulares. Uma etapa fundamental será a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do sínodo dos bispos, em outubro de 2023.
Todo Sínodo é precedido por um documento preparatório e a primeira etapa para a sua elaboração consiste em ouvir todo o povo de Deus. Em visita a algumas Paróquias no Rio de Janeiro: a Igreja-matriz de São Marcelino Champagnat, em Jacarepaguá, no Condomínio Rio II; no Santuário de Fátima, Recreio dos Bandeirantes; na Igreja-matriz Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana; na Igreja-matriz de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema onde fiz minhas orações, na manhã de 22 de novembro, conversei com um antigo paroquiano que me contou algumas curiosidades sobre a referida paróquia e, dentre elas, a que lhes falo a seguir: “A Igreja de Nossa Senhora da Paz, é centenária, foi construída no final da Segunda Guerra Mundial, em honra à Virgem, para agradecer pelo fim da guerra e celebrar a Paz Mundial. Posteriormente, tornou-se paróquia e tem enorme importância no cenário religioso da Arquidiocese do Rio, nos contextos histórico e cultural da cidade. Paróquia Nossa Senhora da Paz – Ipanema 1921-2021
Acessei o site faleconosco@nsp.org.br para algumas informações e encontrei um artigo interessante que transcrevo para o nosso Portal: “A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, preparou diretrizes para a fase arquidiocesana, em se tratando do parágrafo acima mencionado, quando diz que todo povo de Deus deve ser ouvido.
Após a missa de abertura, no dia 17, foi distribuído o material preparado aos representantes paroquiais. Cada Paróquia se organizará para rezar, ouvir a Palavra de Deus, conhecer o processo do Sínodo e responder o questionário até o dia 26 de novembro.
De 28 de novembro a 31 de dezembro de 2021 será elaborada a síntese vicarial.
Em 02 de fevereiro de 2022, a síntese da Arquidiocese do Rio será entregue pelo Arcebispo à CNBB, concluindo a fase diocesana.
Iluminados pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus, serão respondidas as perguntas da questão fundamental e dos dez núcleos temáticos que expomos a seguir:
A Questão Fundamental (Anunciando o Evangelho, uma Igreja Sinodal “caminha em conjunto”): como é este “caminhar juntos”? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?
AS QUESTÕES TEMÁTICAS SÃO:
Os companheiros de viagem: Na igreja e na sociedade, estamos no mesmo caminho, lado a lado.
Ouvir: A escuta é o primeiro passo, mas requer que a mente e o coração estejam abertos, sem preconceitos.
Tomar a Palavra: Todos estão convidados a falar com coragem e parrésia, ou seja, integrando liberdade, verdade e caridade.
Celebrar: “Caminhar juntos”, só é possível se nos basearmos na escuta comunitária da Palavra e na celebração da Eucaristia.
Corresponsáveis na missão: A sinodalidade está ao serviço da missão da Igreja, na qual todos os seus membros são chamados a participar.
Dialogar na Igreja e na Sociedade: o diálogo é um caminho de perseverança, que inclui também silêncios e sofrimentos, mas é capaz de recolher a experiência das pessoas e dos povos.
Com as outras confissões cristãs: O diálogo entre cristãos de diferentes confissões, unidos por um único Batismo, ocupa um caminho particular no caminho sinodal.
Autoridade e participação: Uma Igreja sinodal é uma Igreja participativa e corresponsável.
Discernir e decidir: Num estilo sinodal, decide-se por discernimento, com base num consenso que dimana na obediência comum ao Espírito.
Formar-se na sinodalidade: A espiritualidade do caminhar juntos é chamada a tornar-se princípio educativo para a formação da pessoa humana e do cristão, das famílias e das comunidades.
DOCUMENTOS RECOMENDADOS PARA ESTUDO E APROFUNDAMENTO:
A) Documento Preparatório
b) Vademecum do Sínodo
c) A sinodalidade na vida e na missão da Igreja – Comissão Teológica Internacional – 2018.
d) Comemoração do Cinquentenário da instituição do Sínodo dos Bispos – Discurso do Papa Francisco - 2015.
Comentários