25 - SANTA MARIA MADALENA, A PRIMEIRA A VER JESUS RESSUSCITADO
Fernando Mauro Ribeiro
25 de abr. de 2022
2 min de leitura
Santa Maria Madalena, foi discípula de Jesus Cristo e uma das pessoas mais importantes da história do cristianismo. Sua festa é celebrada em 22 de julho, mas é muito lembrada na Semana Santa em virtude de sua fidelidade Àquele de quem se fez amiga. Vamos conhecer um pouco mais de Madalena.
O nome de Maria (Mirian em hebraico) é comum nos Evangelhos. Por ser originária da cidade de Magdala, ela recebeu o apelido de Madalena. O povoado de Magdala, de fato, era , naquele tempo, um importante e próspero centro de indústria pesqueira. Lá moravam os pescadores e até havia fábrica de barcos e de peixes em conserva, bem como fabricantes de lã e tintureiros.
ANUNCIADORA DA RESSURREIÇÃO
Pelo que é mostrado através dos Evangelhos, ela fez parte do grupo de mulheres que seguiram Jesus desde a Galileia até a Judeia. Segundo alguns estudiosos, ela teria, com suas posses, hospedado e ajudado a Jesus e seus discípulos durante a atividade desenvolvida naquela região onde a Boa Nova do Evangelho começou a ser anunciada.
Grande foi sua admiração pelo Mestre, porque, na hora do sofrimento e do sacrifício no Calvário ela estava aos pés da cruz (João 19. 25) Não abandonou o Mestre em quem havia depositado todo o seu amor. Tendo acorrido ao sepulcro na manhã da Páscoa, fora a primeira a ver Jesus Ressuscitado, disfarçado de jardineiro (João 20.15). Recebeu a ordem de anunciar aos apóstolos a ressurreição.
A partir desse momento, os livros sagrados silenciam sobre Maria Madalena. Por uma tradição antiga, ela teria permanecido junto de Nossa Senhora e São João Evangelista, em Éfeso, na atual Turquia. Seu papel destacado na vida do Senhor, acabou criando muitas lendas exploradas por romances e filmes sobre seu relacionamento e envolvimento até afetivo com Jesus. No entanto, ela é considerada modelo de seguidora devotada ao Mestre a toda prova.
Por desejo do Papa Francisco, a Congregação para o Culto Divino estabeleceu, em 2016, que para a Igreja Católica, o dia de Santa Maria Madalena não seja apenas celebrado como memória, mas sim, como festa. Nesse mesmo decreto consta o título de “Apóstola dos Apóstolos” dado a Maria Madalena de acordo com a expressão de São Tomás de Aquino.
Santa Maria Madalena representa a grande contribuição que ela, como mulher deu e que muitíssimas mulheres dão, ao longo da história do Cristianismo, à causa da evangelização. Ela é com justiça merecedora de nossa admiração! Santa Maria Madalena, rogai a Deus por nós!
Comments