top of page

25 - E O NATAL CHEGOU, ESTOU NO RIO, PARÓQUIA SÃO MARCELINO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 25 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

O amor “exagerado” de Deus, se atualiza em atitudes espontâneas, de quem não se fecha; antes, se deixa tocar pela dor, pelo sofrimento de seus semelhantes, e se transforma, como disse, certa vez, Pe. Jonas, em “olhos e coração de Deus”. Hoje, o Pai nos oferece o Natal de seu Filho, mas também espera que sejamos seus missionários a levar essa salvação até os “confins do universo”, demos essa alegria ao Pai.

    Às 17:30, assentados em cadeiras, já estávamos, a namorada e eu, em companhia de um numeroso grupo de pessoas, sob tendas, montadas no pátio da Igreja-matriz de São Marcelino Champagnat, pois o templo, já superlotado, não comportava mais nenhum paroquiano ou visitante – fiéis -  que vieram para a segunda missa de Natal. A primeira, fora celebrada na parte da manhã e a terceira missa, aconteceria às 19:00 horas. Creio que em torno de trezentas pessoas, participaram da Santa Missa, na parte externa, apesar de a matriz ter dimensões enormes. Isso, de alguma forma, me deixa bastante contente, pois, é o povo, em busca do Deus-Menino, são os filhos, à procura da Cada do Pai.

     Padre Yuri, proclamou a Antífona da Entrada: “Nasceu para nós um menino, foi nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro Admirável.

     O coral entoou, lindamente: “Nasceu-nos hoje um menino e um Filho nos foi doado. Grande é este pequenino, Rei da Paz será chamado... cantai, cantai ao Senhor, um canto novo, um louvor... uma celebração belíssima, com os corações transbordando de alegria, os fiéis deixavam as dependências da matriz e as cadeiras das tendas, se confraternizando, para retornarem aos seus lares, provavelmente, com o objetivo de se reunirem, para a Ceia em família; quando centenas de fiéis, já adentravam o pátio da matriz, os veículos já ocupavam todo o estacionamento do Colégio Marista, anexo à Igreja-matriz.

     Algum tempo depois, não mais que dez minutos – pois, moramos muito próximos da matriz – já em casa, me deparei com esse texto de Pe. Domingo Sávio, que transcrevo a seguir:

         

   A PALAVRA DE DEUS: DOS OUVIDOS AO CORAÇÃO

    Ao nos criar, Deus nos quis imagem e semelhança suas, o que acontece por excelência na filiação: alguém ser a cara do pai! Apesar de todas as nossas recusas, o Pai jamais desistiu de nos ter como filhos e filhas seus. É o que Ele sempre nos propôs, principalmente, por meio dos profetas.

            “Nasceu para nós um menino, foi nos dado um filho”, foi o sonho de Isaías que, porém, não viu realizado. Mas, a Igreja, com as palavras dele, vive e proclama a plena realização daquele sonho divino, com o Natal de Jesus. Nele, Deus se fez menino: seu eterno-divino Filho fez-se também e plenamente seu Filho humano, o Primogênito e inaugurador da sonhada humanidade: plenamente humana e já aqui participante da natureza divina. De Jesus, seu Eterno Filho, também em sua experiência humana, encarnada, Deus diz: “Eu serei para Ele um Pai e ele será para mim um Filho”.

    Nos nossos dias, o Senhor quer despertar no coração de seu povo o desejo ardente e a graça de experimentar algo dessa vida nova. Muito se fala dos sinais que acompanham essa experiência espiritual: carismas, ministérios, poder da oração e pregação do Evangelho, contudo, não se deve nunca ignorar que essas manifestações são apenas um sinal de algo mais profundo que Deus está fazendo. Ele está derramando seu Espírito Santo sobre aqueles que o desejam sinceramente e cria neles o coração novo que lhes possibilita, pelo poder de sua graça, experimentar uma nova maneira de amar e servir a Deus.

     Com uma bela encenação pelas crianças, o celebrante conduziu o menino-Jesus até ao presépio. “Vinde cristãos, vinde à porfia, vinde com Ele a Belém, vinde com Ele, pressurosos, o Salvador, enfim, nos vem...” o canto do Glória encheu de alegria os nossos corações, o padre Yuri ministrou a bênção cm as seguintes palavras: “Aquele que, pela encarnação de seu Filho, uniu a terra e o céu, vos cumule com os dons da sua paz e da sua benevolência e vos torne participantes da Igreja celeste.

     O canto de Noite Feliz ecoou pelos cantos, chegou aos jardins do condomínio, as estrelas, as cortinas de luzes da decoração que se entende pelos prédios, árvores e postes, parecem mais brilhantes, as pessoas, trazem consigo a paz, explícita com um sorriso nos lábios, o Papai Noel saiu, para a sua tarefa de distribuir presentes, o Menino Jesus repousa, agora na manjedoura dos corações, o céu se encheu de amor, e em todos os lares os anjos entoam: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”!

Fernando Mauro Ribeiro.

 

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page