Nessa festa em que celebramos Jesus Cristo e Maria Santíssima, é a solenidade da Anunciação do Senhor, que acontece no dia 25 de março, exatamente nove meses antes do Natal. Jesus Cristo e Maria Santíssima: “do verbo que se torna filho de Maria, e da Virgem que se torna Mãe de Deus”. (Marialis cultus 6, Papa Paulo VI). É interessante notar que a Anunciação e a Encarnação aconteceram praticamente ao mesmo tempo. São dois grandes mistérios da nossa fé.
E, por eu Deus quis a Encarnação de seu Filho no tempo? A resposta pode parecer simples, mas não é: para a restauração e salvação do ser humano. A Anunciação do Senhor celebra esse momento, a restauração do ser humano que volta à amizade com Deus Pai através de Jesus Cristo e, a restauração da harmonia de todo o universo que também deixou de brilhar por causa da queda de Adão e Eva. A Anunciação é a comemoração do dia em que a Criação passou a brilhar novamente com um brilho divino, Jesus Cristo, Filho de Deus, Filho de Maria Santíssima.
Jesus Cristo é a Palavra viva de Deus Pai e, por Ele, o ser humano começa a ser libertado do poder do pecado e do poder do maligno que o oprimem. Na Anunciação do Senhor, o ser humano é colocado novamente em comunhão com Deus, pelas palavras do Anjo Gabriel, dirigidas a José: “Ela (Maria) dará à luz um filho, a quem porás o Nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo de seus pecados”. (Mateus 1, 20-21).
E tudo isso, graças à humildade e ao SIM de Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lucas 1,38). Ela que, antes desses acontecimentos, por conhecer a Palavra de Deus, já devia interceder pela humanidade com suas orações, depois da Anunciação torna-se corredentora de toda a humanidade.
Comments