top of page

24 - TEM INÍCIO A SEMANA SANTA NA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO – CACHOEIRA ALEGRE.

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 24 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

  Queridos leitores e leitoras, amados irmãos e irmãs, iniciamos hoje, a celebração da Semana Santa na Paróquia de São Sebastião, em Cachoeira Alegre. Depois de passarem os 40 dias da quaresma, celebrarmos a Semana da Dores, refletindo sobre as Sete Dores de Nossa Senhora e deu-se início à Semana Santa, também nas Igrejas e capelas auxiliares.

 Vamos, pois, vivenciar dias de profunda oração, nos preparando, para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para este momento, devemos nos preparar bem, ter no coração a certeza de que fizemos uma caminhada quaresmal frutuosa, plena da presença de Deus.

 O Papa Francisco, propôs para nós, que este ano deve ser vivenciado, voltando a nossa vida para a experiência da oração. Santa Faustina nos ensina no seu diário, que a oração deve ser praticada sempre. “É pela oração que a alma se arma para toda espécie de combate. Em qualquer estado em que se encontre, a alma deve rezar. – Tem que rezar a alma pura e bela. Porque de outra forma perderia sua beleza.

 Deve rezar a alma que está buscando essa pureza, porque de outra forma não atingiria; deve rezar a alma recém convertida, porque de outra forma cairia novamente; deve rezar a alma pecadora, atolada em pecados, para que possa levantar. E não existe uma alma que não tenha a obrigação de rezar, porque toda graça provém da oração” (Diário).

  Durante as cinco semanas da Quaresma preparamos o nosso coração pela penitência e obras de caridade. Na certeza de que o nosso coração estará em Deus, caminhemos esses dias, firmes em nossa fé, fiéis na oração, acompanhando as procissões, penitenciando-nos de nossas faltas, participando da Santa Eucaristia, semeando a paz e a concórdia, jejuando conforme a Igreja nos pede, para celebrarmos uma Santa Semana Santa.


 BÊNÇÃO DOS RAMOS NO CENTRO DE VIVÊNCIA SÃO SEBASTIÃO

  E foi assim, com esse propósito que os fiéis se reuniram, no Centro de Vivência São Sebastião, à rua Pe. Messias Passos, em Cachoeira Alegre, e iniciaram, com toda a Igreja, a celebração do mistério pascal de Nosso Senhor, sua morte e ressurreição. Para consumá-lo, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Por isso, celebrando com fé e piedade a memória dessa entrada, “os filhos dos hebreus – filhos de Deus onipotente, o cachoeirense, com seus ramos e palmas entoaram um canto: Hosana ao Filho de Davi! Rei de Israel, hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor!

  Padre Márcio Nunes, que presidira a celebração, saudou a assembleia reunida para a bênção dos Ramos, com a seguinte exortação: “Contemplemos o Senhor que veio ao nosso encontro e partilhou de nossa humanidade. Fez-se o Servo de todos, para que toda maldade, todo egoísmo e pecado fossem vencidos. A cruz é a lição suprema de seu amor para conosco, de sua entrega amorosa, sem medida. Quem pode nos amar assim, a ponto de dar sua própria vida? Quem ama sabe doar-se inteiramente”.

 Ditas estas palavras, o povo de Deus seguiu em procissão, em direção à Igreja-matriz, ora rezando, ora cantando, acenando com seus ramos de palmeiras, saudando o Filho de Deus em sua entrada triunfal em Cachoeira, - nossa Jerusalém no dia de hoje – com o canto: Hosana ao rei. Ele é o santo é o unificador, é hosana nas alturas, é hosana no amor. Santo é o seu nome, é o Senhor Deus do universo, glória a Deus de Israel, nosso rei e salvador...”  Na matriz São Sebastião, nosso pároco, celebrou Missa solene.

Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page